Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 104 - Título: Emissão de Boletos de Bancos

Menu de acesso:a partir da tela principal, clique em "Contas -> Gerenciamento de Boletos -> Emissão - Bancos" ou teclas de atalho: CTRL+W.

Descrição: neste módulo é possível gerar boletos de carterias COM e SEM registro, bem como imprimir/reimprimir e/ou enviar os boletos por e-mail.
Obs.: o GFIL gera/controla boletos de carteiras específicas. Não são todos os bancos/carteiras que estão contempladas no sistema. Para conferir quais as carteiras estão contempladas, acesse este módulo de geração de boletos e selecione o seu banco e conta. Após isso o GFIL listará as carteiras que já estão implementadas no campo "Tipo de Cobrança / Carteira" dessa mesma tela.
Se o tipo da carteira que sua empresa trabalha não estiver na lista do GFIL, entre em contato com o canal de sugestões e sugira a inclusão.

Antes de prosseguir com a ajuda sobre a parte operacional do módulo de emissão de boletos, é preciso que você compreenda que um boleto não é um registro isolado no sistema GFIL. Ele é apenas um documento vinculado a uma conta a receber do sistema. Veja mais sobre contas a receber no tópico 110 do manual de ajuda. Essas contas a receber podem ter sido originadas em uma venda, uma ordem de serviço, um contrato de manutenção, uma locação ou ainda lançadas manualmente no módulo de lançamentos de contas a receber.
Outra coisa importante que você precisa ter em mente, é que o GFIL apenas imprime os boletos, mas a cobrança é um produto bancário e pelo banco é que será processada. Então, antes de qualquer procedimento no GFIL, você precisará firmar um convênio de cobrança com seu banco.

Entendido isso, podemos acessar a tela de geraçao dos boletos. Ali você encontrará diversas opções de seleção das contas a receber, da quais quererá emitir ou reemitir os boletos.
A listagem na tela (de acordo com as opções de seleção escolhidas), será sempre e somente daquele banco/conta/carteira selecionados.

Importante

  • Antes de gerar boletos nesta tela, você deve completar os dados da aba "Cobrança" do cadastro da conta bancária à qual sua cobrança está vinculada junto ao seu banco. Tenha certeza de que o campo "Último Boleto" dessa aba está correto. Alguns bancos recomendam que esse número seja reiniciado (zerado) a cada novo ano. O sistema não fará esse reinício automaticamente. Se for o caso, altere essa informação. Essa aba de dados de cobrança do cadastro da conta bancária tem ainda outros campos. A obrigatoriedade de preencher cada um deles dependerá muito de qual banco/carteira se pretende emitir os boletos. Veja com o gerente de sua agência quais desses campos (convênio, cedente, etc.) sua cobrança precisará ter;

  • Efetue pelo menos três testes, emitindo boletos de valores pequenos e efetuando o pagamento no mesmo banco de sua cobrança, em lotérica e em banco diferente e confira a baixa no dia seguinte, inclusive fazendo a baixa pelo módulo próprio para leitura do arquivo de retorno do banco;

  • Após gerar o boleto - tanto na opção de impressão, como na de envio por e-mail - o sistema alterará a conta a receber, atribuindo-lhe valor no campo "Nº Boleto";

  • Algumas informações, como se é ou não para cobrar juros de mora e/ou multa por atraso, as linhas de instruções, etc., o sistema vai "guardar" e trazer habilitadas ou não no próximo acesso a essa tela, dependendo de como estava quando você a fechou no último acesso. Essa gravação será em arquivo local. Então, se você acessar esse módulo em micros diferentes (rede), essas configurações poderão ser diferentes de um micro para outro. Tudo vai depender de como as opções ficaram (preenchidas/habilitadas ou não) no último acesso na mesma máquina;

  • O percentual a ser utilizado no cálculo dos juros de mora, bem como o percentual de multa, o sistema utilizará aqueles percentuais que você informou no módulo de parâmetros da empresa;

  • Se o percentual de multa for igual a zero, a linha de instruções informando para cobrar multa não será impressa no boleto.

Envio dos boletos por e-mail - Notas importantes

  • Você pode selecionar uma ou várias contas a receber e depois clicar no botão para enviar o boleto por e-mail. Se as contas forem de um único cliente, será enviado um único e-mail com todos os boletos anexados. Se forem vários clientes, serão vários envios;

  • Qual será o remetente desses e-mails? O GFIL utilizará o e-mail que você tiver cadastrado e marcada a opção "Usar este e-mail para outros envios" no módulo de configuração de SMTPs;

  • Qual será o e-mail de destino dos envios? No cadastro de clientes há três (geral, financeiro e comercial) campos de para se informar e-mails. Nesta tela de emissão de boletos, no campo "Ao enviar e-mail, enviar para e-mail XXX do cliente", você deve indicar para qual e-mail do cliente deve ser o envio.



Atenção: para carteira COM registro, após gerar os boletos nesta tela, você deverá gerar o arquivo remessa e transmiti-lo ao banco. Veja mais informações no tópico 167 do manual de ajuda.
Obs.: se desejar, você também pode já gerar o arquivo remessa dos títulos por esta tela de geração de boletos. Para isso basta marcar a opção "Também gerar arquivo remessa".

Para cancelar um boleto no GFIL, selecione a conta no menu "Contas -> A Receber -> Lançamentos", na aba "Seleção/Consultas" e acione o menu "Opções -> Cancelar Boleto da Conta".




Veja também



Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.