Tópico Nº: 104
: - Título: Emissão de boletos - Registro on line (API) e off line (arquivo remessa)
Menu de acesso:a partir da tela principal, clique em "Contas -> Gerenciamento de Boletos ->".
Nesse menu acima, você encontrará sub menus. No primeiro grupo de sub menus, ou seja, para emissão dos boletos, teremos 2 grupos: emissão on line e off line.
O que são essas opções:
Emissão on line: nesta opção o processo todo, ou seja, a geração e o registro do boleto é iniciado e finalizado tudo no GFIL;
Emissão off line: você faz a geração do boleto no GFIL e depois tem um segundo passo que é o envio dos arquivos remessa para o banco finalizar o registro do boleto na rede bancária.
Observações
- A definição de qual banco será emitido on line e qual banco off line, isso é definido pelo GFIL e não é possível emitir por ambas as opções. Se a opção de API está implementada no GFIL, deverá ser emitido o boleto por essa opção. Determinados bancos ainda não têm emissão on line no GFIL. Isso pode ocorrer porque o banco ainda não oferece a opção por API, ou então pode ser que o desenvolvedor GFIL ainda não conseguiu implementar. Se for fo caso, envie seu pedido, sempre seguindo a orientação do tópico 23 deste manual;
- Tanto na emissão on line, como na off line, você precisa ter um contrato com seu banco/financeira para emissão de boletos. Mas, na opção on line, são exigidos procedimentos e configurações adicionais para sua autenticação e registro dos boletos. Analise tópico 195 deste manual, onde há orientações para você iniciar o procedimento junto ao seu banco/financeira;
- Como já foi mencionado acima, no caso de geração off line, após a geração do boleto no GIFL, dever-se-á executar o procedimento de envio dos arquivos remessa ao banco. Analise o tópico 167 deste manual para maiores informações;
BR>
Antes de prosseguir com a ajuda sobre a parte operacional do módulo de emissão de boletos, é preciso que você compreenda que um boleto não é um registro isolado no sistema GFIL. Ele é apenas um documento vinculado a uma conta a receber do sistema. Veja mais sobre contas a receber no
tópico 110 do manual de ajuda. Essas contas a receber podem ter sido originadas em uma venda, uma ordem de serviço, um contrato de manutenção, uma locação ou ainda lançadas manualmente no módulo de lançamentos de contas a receber.
Entendido isso, podemos acessar a tela de geraçao dos boletos. Ali você encontrará diversas opções de seleção das contas a receber, da quais quererá emitir, imprimir, ... os seus boletos.
A listagem na tela (de acordo com as opções de seleção escolhidas), será sempre e somente daquele banco/conta/carteira selecionados.
Importante
Antes de gerar boletos nesta tela, você deve completar os dados da aba "Cobrança" do cadastro da conta bancária à qual sua cobrança está vinculada junto ao seu banco. Veja com o gerente de sua agência quais dos campos. Revendas GFIL têm larga experiência nesse procedimentos. Considere solicitar um suporte junto a uma delas, listadas no site oficial;
Efetue pelo menos três testes, emitindo boletos de valores pequenos e efetuando o pagamento no mesmo banco de sua cobrança, em lotérica e em banco diferente e confira a baixa no dia seguinte, inclusive fazendo a baixa pelo módulo próprio para leitura do arquivo de retorno do banco;
Após gerar o boleto, como na de envio por e-mail - o sistema alterará a conta a receber, atribuindo-lhe valor no campo "Nº Boleto";
Alguns campos, como, por exemplo, desconto por antecipação de pagamento, negativação automática no SERASA, entre outras, não são oferecidas por todos os bancos/financeiras. Por isso, alguns campos podem estar disponíveis em um banco/financeira e noutro não;
O percentual a ser utilizado no cálculo dos juros de mora, bem como o percentual de multa, o sistema utilizará aqueles percentuais que você informou no módulo de
parâmetros da empresa;
Veja também
Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie críticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.
|