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Manual de Ajuda do Sistema GFIL



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Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.10

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 170 - Título: GFILMob

Instalação e utilização do App GFILMob

Condições Iniciais
Antes de iniciar na utilização do GFILMob, analise com bastante atenção todas as seguintes condições/orientações:

  1. Exceto por este manual de ajuda, o desenvolvedor não disponibilizará nenhum tipo de atendimento para instalação, atualização, manutenção e/ou utilização do aplicativo. Se, após ter feito uma análise completa deste tópico de ajuda e, mesmo assim você não conseguir instalar, configurar ou utilizar o GFILMob, seja por qual motivo for, então será necessário você buscar auxílio técnico junto a uma revenda GFIL;

  2. Para usuários GFIL registrados e com a licença em dia, não haverá custo de licença para utilização do GFILMob;

  3. Inicialmente o App funcionará apenas em aparelhos com sistema operacional Android. Há a intenção do desenvolvedor de implementar também para IOS no futuro.

Instalação
Você deverá instalar dois programas, o GFIL Server (servidor) e o GFILMob (clientes) nos mobiles.


Instalando o Server
Esse é o servidor. Para instalá-lo é só baixar o arquivo GFILServer.exe através do menu "Downloads -> GFIL Server" no site GFIL. Salve-o na pasta de instalação do seu GFIL no servidor e execute-o uma única vez. Ele será ativado e aparecerá um ícone ao lado do relógio do Windows indicando que está ativo. Deve permanecer assim. Se você reiniciar o computador, o GFIL Server será ativado automaticamente pelo Windows.
Importante: Liberação da Porta GFIL Server


Instalando/acessando o(s) cliente(s)
Um cliente é todo aquele celular ou tablet que vai rodar o GFILMob, o qual se conectará no servidor (GFILServer) para consultar e/ou registrar dados.



Instalando o GFILMob


Para instalá-lo no seu mobile, basta fazer o download do GFILMob e executá-lo em seu aparelho.
Você também pode efetuar o download através do menu "Instalação" da página do desenvolvedor GFIL.
Observaçao: não sabemos dizer porque, mas em alguns aparelhos de celular, o download do apk acima via browser normal não permitiu a instalação depois. Nesses casos, baixe o instalador do cliente diretamente pelo seu celular por este link

ATENÇÃO: se você utiliza a opção de conexão off-line do GFILMob, sempre antes de atualizar tanto o server, como o apk, tenha certeza de que não há nenhuma exportação de dados pendentes, pois a atualização vai apagar os dados inseridos na base off-line, se houver, é claro.


Acessando o GFILMob
Depois de instalado, acione o ícone criado. Aparecerá uma tela com 6 opções de módulos a acessar. Clique na imagem desejada. No primeiro acesso a qualquer uma das telas do aplicativo, aparecerá uma tela para você fazer o login de operador no sistema, onde você deverá informar os mesmos dados de acesso que informa no seu GFIL normal e mais o campo "Servidor". Neste campo servidor você deve informar o endereço (host) de onde seu GFILMobServer está rodando (pode ser o IP ou serviço ddns, conforme já detalhado acima).
Atenção: todos os dados que você registrar através do GFILMob, serão gravados em definitivo no seu banco de dados no servidor GFIL.
Observação: não é necessário nenhuma liberação ou poder específico especial para que este ou aquele operador possa acessar o GFILMob. O controle de acesso se dará da mesma forma e utilizando os mesmos poderes definidos para o operador no GFIL. Por exemplo: se o operador tiver poder nível 1 para o cadastro de clientes no GFIL, ele não conseguirá visualizar dados de clientes no GFILMob; se tiver poder nível 2, poderá visualizar, mas não conseguirá incluir/alterar; e, se tiver nível 3, poderá fazer qualquer operação no cadastro de clientes no GFILMob.



Atualizando a versão do seu GFILMob
Mantenha seu GFIL sempre atualizado. Dessa forma, sempre que houver uma nova versão do GFILMob atualizada, o sistema vai lhe avisar.
Para atualizar, o procedimento é bastante simples. Basta efetuar o download e instalação do GFILMob e GFILMobServer executando os mesmos passos para instalação normal, acima informados.
Obs.: pode ocorrer do seu Android não aceitar uma instalação do apk sobre uma instalação já existente no seu mobile. Se isso ocorrer, primeiro desinstale o GFILMob e depois reinstale a nova versão.
Precisa obrigatoriamente sempre atualizar ambos (GFIL e GFILMobServer) os arquivos.



Outras condições/orientações

  • A senha do operador não pode ser a padrão (tdi123);

  • O operador precisa ter obrigatoriamente o vínculo com um vendedor no cadastro de funcionários/vendedores;

  • É imprescindível que você também mantenha seu GFIL atualizado sempre na última versão disponível, pois o funcionamento correto do GFILMob depende disso, já que este acessa o banco de dados do GFIL;

  • Caso queira ajudar a melhorar o GILMob através de críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para sugestoes@sistemagfil.com.br.
    Atenção: esse e-mail é exclusivo para envio de sugestões/críticas. Dúvidas devem ser esclarecidas exclusivamente junto a uma revenda GFIL.



Orientações em relação à operacionalidade do App GFILMob

Gerais

  1. Nas telas de pesquisas de cadastros, quando você for pesquisar pelo nome ou descrição, o sistema exigirá sempre que sejam informados pelo menos 3 caracteres. Isso é para evitar da pesquisa retornar muitos registros, o que comprometerá a performance do sistema;

  2. Nas telas de pesquisas de cadastros, após informar o termo para pesquisa, você pode tanto clicar no botão que está ao lado do campo, como pressionar a tecla enter do teclado virtual;


A Tela de Vendas

  1. Os preços dos produtos que o sistema vai apresentar e que serão utilizados na inclusão dos itens não podem ser alterados. O sistema vai trazer os preços de venda da tabela de vendas que você definiu como tabela padrão no seu GFIL. Mais detalhes sobre a sistemática de tabelas de preços, analise o manual de ajuda, no tópico 39;

  2. Na tela de fechamento há 3 campos que você poderá alterar o valor, são eles: desconto em percentual, desconto em valor e valor da entrada. Nesses 3 campos, se você for alterar, não digite vírgula, informe apenas o valor COM decimais. Exemplo: se você quer informar R$ 10,00 em um desses campos, informe assim 1000 e depois pressione a tecla OK/enter do seu teclado virtual. Ao pressionar essa tecla, o sistema vai recalcular os demais valores.
    Outra opção importante nesses campos é que você pode limpar o conteúdo fazendo uma espécie de duplo clique, ou seja, pressionando rapidamente duas vezes o dedo no campo. Isso é útil quando se quer apagar todos os caracteres do campo e, como o teclado não tem um "delete", essa opção ajuda nessa tarefa;

  3. Você não vai informar o valor a prazo da venda. Informe apenas o valor à vista e pressione a tecla OK para o sistema calcular o valor parcelado. Se a venda for tudo à prazo, então o valor à vista será 0,00;

  4. O vencimento das parcelas será gerado conforme o conteúdo do campo "Dias Parcelamento" da tela de fechamento. Se você ainda não entende bem como o sistema gera esses vencimentos e, portanto, tem dúvidas do que informar nesse campo, analise o tópico 171 do manual de ajuda.

A Opção Off Line
Sempre que possível, utilize a conexão on-line. Dessa forma os dados incluídos no sistema serão alimentados diretamente no servidor e estarão disponíveis a todos os demais operadores do sistema de forma imediata.
Mas você também pode utilizar o GFILMob em ambiente off line, ou seja, sem ter uma conexão de internet ou mesmo uma conexão de rede local.
A utilização dessa opção off line é bastante simples e muito parecida (praticamente igual) com a conexão on-line. A principal diferença está na hora de fazer a carga das tabelas, que nada mais é do que alimentar (importar) a base de dados off line no início do dia e depois fazer a exportação para o servidor dos dados incluídos durante o período em que esteve trabalhando off line no aplicativo.
Atenção: a utilização desse tipo de sistema, ou seja, com duas bases de dados, em especial o procedimento de exportação dos dados precisa ser feita, ou pelo menos monitorada, por pessoa que leu e entendeu este manual e que tenha a devida cautela, pois operações incorretas podem gerar problemas nos dados cadastrados. Por isso, se sua empresa não conta com pessoal com essa capacitação, recomenda-se contratar um suporte técnico especializado junto a uma revenda GFIL. É muito importante dar a devida atenção a essa questão porque, apesar do sistema fazer vários controles objetivando impedir que se percam dados ou se registrem dados em duplicidade ou errados por procedimentos incorretos do operador, há situações onde o GFILMob pode não conseguir fazer o total controle. Por exemplo: você está fazendo a carga de tabelas e exportando os cadastros de clientes do GFILMob para a base do servidor GFIL. Durante esse processo, não se deve incluir clientes em nenhum GFIL, pois havendo inclusões simultâneas (GFILMob e GFIL) a carga de tabelas será interrompida com erro de exceção e dados podem se perder nesse processo. Por isso, quando estiver fazendo a exportação de dados, de forma alguma faça inclusões, pelo GFIL, naqueles módulos que tiveram dados inseridos durante o período de utilização off line.
Obs.: na importação de dados (GFIL -> GFILMob) não há necessidade desse cuidado;

A opção para abrir mesa com a leitura de código de barras da comanda
Para essa leitura funcionar é preciso instalar o app Barcode Scanner ZXing. Disponível no link https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.zxing.client.android;



Veja também



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