Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL


Precisa de suporte especializado? Clique aqui e contate uma revenda GFIL.


Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.17.7

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 114 : - Título: Posso integrar o GFIL a um TEF?

Sim, o sistema oferece essa opção de integração diretamente no sistema, via comunicação por dll.

Para implantação do TEF você deverá adquirir a solução através de uma revenda autorizada a revender solução TEF. Você poderá verificar a lista de revendas no site www.sistemagfil.com.br.
Reforçando: a aquisição/manutenção da solução só pode ser feita por intermédio de uma revenda GFIL. Essa condição inclusive consta em seu contrato de uso do sistema GFIL.

Muito bem, vamos aos detalhes da parte operacional no sistema.
No GFIL não há muita coisa que precise ser configurada.
Apenas duas configurações precisam ser feitas uma única vez em cada máquina que for usar TEF.

1) Configuração dos parâmetros: no módulo de parâmetros gerais, aba "De Vendas", informe os dados do grupo "TEF". Em "Tipo", selecione "gpPayGoWeb".
No campo "Respons. Definição da Adquirente", informe 1 se deseja que a operadora a ser utilizada em cada operação TEF vai ser definida pelo operador do GFIL. Se deseja que a escolha da operadora seja feita automaticamente pela Paygo, informe a opção 2 nesse campo.
Os demais campos são todos autoexplicativos.

2) Instalação do TEF: estando o seu PDC liberado pelo fornecedor, basta executar o processo de instalação. Isso pode ser feito em qualquer uma das telas de movimentação de vendas (vendas balcão ou venda normal, OS, comanda, ...), pelo menu administrativo, opção "Instalação".
Esse processo de instalação precisará ser feito apenas uma única vez ou quando você reinstalar o sistema.

Executados esses 2 passos, a partir daí, toda operação de recebimento em vendas, ordens de serviço, comandas ou locações com os códigos 2, 3, 5 e 16, o GFIL direcionará a operação para o gerenciador do TEF, o qual deverá retornar com os dados da autorização da operadora do cartão.

Recebimentos com TEF e via POS
Há situações em que a empresa tem um TEF integrado, mas, excepcionalmente, faz recebimento via POS (maquineta avulsa). Neste caso é preciso que nos parâmetros da empresa esteja configurado o TEF e marcada a opção "Permite recebimento via POS". Desta forma, se o recebimento for via cartão, assim que informado o código de pagamento lá na tela de recebimentos, será mostrado um checkBox onde será possível habilitar o recebimento via POS (Point of Sale -> maquineta avulsa). Obs.: caso não queira liberar o recebimento via POS, basta desmarcar a opção "Permitir recebimentos via POS" dos parâmetros da empresa.

Atenção
Pode ser que sua SEFAZ não aceite recebimentos por cartão sem TEF. Nesse caso você não pode utilizar a opção POS. Converse com seu suporte da área fiscal sobre isso;

Observação: a configuração do TEF no GFIL atinge todas as máquinas da rede. Se você tiver mais de um computador utilizando o GFIL, deverá ter o TEF em todos eles ou em nenhum. Você poderá usar o TEF integrado com pinpad em uma máquina e noutra não, mas, nesse caso, necessariamente precisará ter a opççao "Permite recebimento via POS" habilitada.

Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.