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GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 125 : - Título: Orçamento de produtos/serviços

Menu de acesso:a partir da tela principal, clique em "Produtos --> Orçamentos" ou "Serviços --> Orçamentos" ou no botão na barra de botões. Tecla de atalho: CTRL+O.

Observação Inicial
Antes de prosseguir na ajuda sobre este módulo, é importante que você entenda como funciona a dinâmica do sistema GFIL em relação à seleção dos cadastros (cliente, tabela, produtos, etc.), campos de somente leitura e outras. Clique aqui para ler o tópico que explica isso detalhadamente;

Descrição:utilize esta tela para emitir e/ou imprimir orçamentos de venda de produtos ou serviços.
O orçamento poderá ser somente de produtos, somente de serviços ou ambos.

Os campos dessa tela são todos autoexplicativos. Para incluir um novo orçamento, após ter iniciado-o ( F2) informe os dados do orçamento e grave. Depois que gravou o orçamento, os botões no final da tela "Alterar, Excluir, Produtos, Serviços... estarão disponíveis.
Observação: se você marcar a opão "Utilizar os mesmos dados do último orçamento para este grupo de informações", o GFIL completará automaticamente esse grupo de campos com os dados informados no último orçamento incluído.

Sub-Módulos

  1. Produtos: utilize esse sub-módulo para incluir, alterar e ou excluir os itens de produtos do orçamento;

  2. Serviços: utilize esse sub-módulo para incluir, alterar e ou excluir os itens de serviços (mão de obra) do orçamento;

  3. Ocorrências: utilize esse sub-módulo para incluir, alterar e ou excluir alguma informação sobre a negociação ou algum fato ocorrido em relação ao orçamento enquanto ele não é fechado;

Observação: se na sua empresa costuma-se fazer orçamentos com vários itens e sempre os mesmos itens, salve esse orçamento através do menu "Salvar composição...", abaixo explicado e, nesse sub-módulo produtos, pressione a tecla F7 que o GFIL incluirá todos os produtos automaticamente no orçamento. Essa opção vai agilizar bastante a inclusão de produtos nos orçamentos, principalmente naqueles orçamentos com vários itens.


Menus

  1. Opções ->Transformar Orçamento em Venda ou Ordem de Serviço: para evitar ter que incluir todos os produtos na venda ou OS novamente, utilize essa opção para iniciar a venda/OS quando o orçamento for fechado.
    Obviamente que quando um orçamento é transformado, ele não constará mais na tela de orçamentos, ou seja, é excluído;

  2. Opções -> Gerar Arquivo .doc: gerar um arquivo do orçamento em formato de documento, que você pode editar em programa de edição de textos (Word, OppenOffice, etc.);

  3. Opções -> Salvar Composição de Itens:se sua empresa faz vários orçamentos sempre com os mesmos itens ou a grande maioria dos itens de produtos e/ou serviços são iguais, essa opção será útil para seu dia-a-dia. Após incluir todos os itens (produtos e serviços) do orçamento padrão, acione esse menu e informe o nome da composição. Ela será gravada em um arquivo com esse nome na pasta local do computador. Sempre que você for incluir novos orçamentos poderá utilizar a tecla F7 nos sub-módulos de produtos e/ou serviços e "carregar" todos esses itens de uma só vez;

  4. Imprimir -> Orçamento: imprime o orçamento. Se a opção "Não imprimir timbre (relatórios específicos) e deixar margem superior de" do módulo de Parâmetros da Empresa estiver habilitada, o GFIL não imprimirá o cabeçalho do orçamento. Isso lhe permite criar formulários pré-impressos com o timbre da sua empresa;


Observação final: este módulo de orçamentos permite que você informe a forma de pagamento negociada. Se, nesse pagamento houver parcelamentos, ou seja, que o valor pago à vista não será de 100% do total do orçamento, você poderá informar o valor da entrada, tanto em percentual, como em valor nominal. Contudo, é importante entender que esse valor em Reais é tão somente para uma referência de cálculo do percentual e, portanto, esse valor poderá mudar assim que você efetivar a gravação do orçamento. Mas, se mudar, será sempre valores pequenos de ajuste.
Por exemplo: supondo que você tenha um orçamento no valor total de R$ 1.212,00. Aí, na negociação com seu cliente, fica definido que a entrada será de R$ 212,00. Isso representa 17,49% do valor do orçamento. Entendido que o que vale é o percentual, então agora o GFIL precisa fazer o cálculo do valor novamente, e aí temos: 1.212,00 x 17,49% = 211,98. Ou seja, o seu valor de 212,00 mudou para 211,98 e é isso que será impressora no orçamento.
Porque o GFIL faz isso? Simples, um orçamento não é um movimento finalizado na hora que ele é gravado. A qualquer momento você pode incluir novos itens e/ou alterar o valor do desconto ou acréscimos adicionais. Para que o valor da entrada permaneça proporcional ao novo valor do orçamento após eventuais alterações, o GFIL precisa considerar o campo do percentual como sendo a base de cálculo.



Veja também



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