Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 142 - Título: Controle da abertura, fechamento e saldos do livro caixa diário

A abertura e fechamento do livro caixa é feita automaticamente pelo GFIL assim que é registrado o primeiro lançamento do dia que gere uma entrada ou saída no livro caixa.
Esse lançamento poderá ter origem em vários módulos do programa: no próprio módulo de lançamentos do livro caixa, módulo de compra de produtos, módulo de venda de produtos, fechamento de ordem serviço, etc.
Assim que o movimento é registrado, o sistema verifica se o caixa do dia está aberto. Caso não esteja, ele fará a abertura utilizando como saldo inicial o saldo final do último dia em que o caixa foi aberto.
Se, em determinado dia não ocorrer nenhum lançamento de entrada ou saída de valores do caixa, esse dia não terá abertura/fechamento de caixa.

Em relação aos saldos, o caixa terá sempre vários, a saber:

  1. Saldos inicial e final total:é sempre a soma dos quatro saldos discriminados;

  2. Saldos Discriminados: a fim de permitir que você controle os valores totais que estão na gaveta/cofre de sua empresa, o GFIL faz um controle de saldos discriminados do caixa, a saber:

    • Saldos inicial e final em dinheiro: autoexplicativo;

    • Saldos inicial e final em cheques: saldo em cheques à vista. Não inclui cheques pré-datados, pois esses, fazem parte da carteira de contas a receber;

    • Saldos inicial e final em tickets: valores recebidos em vales alimentação, ticket refeição ou outros do gênero;

    • Saldos inicial e final em outros papéis/valores: outro tipo de documento que represente valores disponíveis (liquidez imediata), ou seja, que podem ser usados a qualquer momento para pagamentos;

Para poder gerar esses saldos totais e discriminados, cada vez que um lançamento que gere entrada ou saída do caixa é feito, o sistema solicita que o operador informe os valores totais, em dinheiro, cheques, tickets e outros.

Ainda em relação aos saldos do livro caixa, o GFIL permite que você tenha saldos (totais e discriminados) únicos para toda a empresa ou pode ter saldos diferente para cada operador que utiliza o sistema. Tudo vai depender de como você configurar a opção "Controlar saldos de caixa individualmente, por operador" do módulo de Parâmetros da Empresa.


Atenção: existe ainda uma outra questão relacionada ao saldo de caixa, que é a individualização do saldo por operador. No módulo de parâmetros gerais do sistema, você tem a opção "Controlar saldos de caixa individualmente, por operador". Marcando essa opção opção, o GFIL vai sempre mostrar esses mesmos saldos acima, porém, separadamente para cada operador do sistema.



Veja também



Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.