Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 144 - Título: Como resolvo o erro "Access Violation"?

Bem, a primeira coisa que precisa ser entendido é o que é esse erro.

"Access violation" é um erro de violação de acesso a um endereço de memória do Windows.
Ele acontece quando um dos milhões de endereços do Windows sofre uma tentativa de acesso sem que haja alocação desse endereço pelo Windows.

O GFIL, como outro sistema qualquer, acessa milhares e milhares de endereços durante as operações que realiza.
Para que esse acesso não tenha erros, o GFIL solicita ao Windows que aloque um endereço de memória para cada operação que ele vai realizar. Isso é muito normal em qualquer sistema.

Então, quando é que pode ocorrer o erro? Quando o sistema em uso, no caso o GFIL, tenta acessar algum componente e o Windows não fez a devida alocação do endereço para essa operação.
Isso acontece quando:
a) O sistema não fez a solicitação da alocação;
b) Ocorre alguma falha no Windows ou hardware da máquina.

Normalmente, quando a causa é o item "a" acima mencionado, o erro vai acontecer toda vez que se fizer o mesmo passo no sistema, pois, se é uma falha no sistema, essa falha vai existir toda vez que o mesmo passo for executado.
Então, em tese, se o erro ocorre às vezes sim e às vezes não no mesmo procedimento, deduz-se que o problema está na máquina (hardware ou Windows).
Mas não dá para afirmar com 100% de certeza nem um nem outro.

É possível resolver o problema? Como?
É bastante difícil, principalmente se o erro ocorre muito lá de vez em quando.
Analise o seguinte:
1) Se o problema ocorre com bastante frequência, mas não acontece toda vez que um mesmo passo é executado no sistema, então é muito provável que esteja havendo problema no Windows ou no seu computador. Nesse caso, a recomendação é mudar de computador para avaliar e ver se na outra máquina o erro também ocorre;

2) Se ocorre muito lá de vez em quando, também deduz-se que seja problema na máquina, mas é algo aceitável e talvez você tenha que conviver com isso. Pode ser que você esteja realizando muitas operações ao mesmo tempo e sua máquina não esteja conseguindo processar tudo a tempo;

3) Se, no mesmo procedimento no GFIL, sempre o erro acontece, então é muito provável que seja um bug no sistema. Nesse caso abra um chamado por email para o desenvolvedor GFIL e relate em detalhes os passos que você executa antes do erro ocorrer.

Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.