Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL


Precisa de suporte especializado? Clique aqui e contate uma revenda GFIL.


Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.17.8

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 31 : - Título: Operadores do sistema - Cadastro - Poderes - Senha/login

Menus de acesso: Este tópico de ajuda abordará 3 telas, todas relacionadas ao módulo de operadores do sistema. Os menus de acesso são: a partir da tela principal do GFIL, clique em "Operadores" e depois em "Cadastros", "Alteração de E-mail/Senha", "Login/Logoff".

  1. Módulo de Cadastro
    Como o próprio nome já diz, essa tela deve ser utilizada para inclusão e/ou manutenção de cadastro de operadores.
    O sistema comporta 3 status de operadores, a saber:
    a) Limitado: cada tipo de operação a ser feita no sistema por esse operador precisa ter seu nível de poder definido neste módulo. Esse operador pode, por exemplo, ser autorizado a fazer vendas, mas não dar descontos; pode fechar uma ordem de serviço, mas não fechá-la sem custos para o cliente, necessitando para esses casos de uma autorização especial de um operador Master ou o Administrador;
    b) Master: terá todos os poderes em nível máximo, exceto os poderes "Administrativos";
    c) Administrador: tem todos os poderes de forma ilimitada.

    Essa tela se subdivide em duas:

    1. O cadastro: para cadastrar (incluir um novo operador), clique no botão "Incluir" e informe o código, nome de identificação (não precisa ser o nome completo da pessoa, apenas um nome curto para identificá-lo no sistema) e o tipo do operador (operador limitado ou master).
      Obs.: o status de operador administrativo não pode ser definido nessa tela de inclusão. Após incluir o operador, acione o botão "Editar Poderes" e, na tela que se abrir, defina esse status para ele, se for o caso.
      Neste último campo (tipo do operador) é preciso estar ciente de que um operador master tem poderes nível máximo no sistema (exceto poderes administrativos) e que ele tem poderes exclusivos que não são atribuíveis a um operador limitado. Para verificar quais são esses poderes exclusivos do operador master clique no botão (?) que aparece ao lado da opção "Master" dessa tela.
      Para o operador limitado, após ter gravado o cadastro dele, você deverá definir o níveis de poderes dele, conforme detalhado no item b abaixo.

    2. Atribuição de Poderes: a tela que é acionada pelo botão "Editar Poderes" é onde você irá alterar os poderes configuráveis de cada operador. Essa tela se subdivide em 3 abas onde serão listados diversos poderes para os quais você pode atribuir níveis/configurações diferentes para o operador selecionado.

      Obs.: Os poderes das abas "Poderes de Nível" e "Outros Poderes" não são alteráveis para operadores master, pois estes já têm nível máximo em todos os poderes. A alteração que pode ser feita no caso do operador master, são somente os poderes da aba "Poderes Administrativos" dessa tela. Estas duas abas ("Poderes de Nível" e "Outros Poderes") só são aplicáveis ao operador com status limitado.

      Aba "Poderes de Nível"- Nesta aba você pode atribuir níveis diferentes para cada um dos poderes do operador selecionado. Na lista da esquerda selecione o item de poder a alterar e, à direita, selecione o nível (1, 2 ou 3) para aquele poder selecionado. Os níveis de poder são:
      - Nível 1 - sem acesso nenhum;
      - Nível 2 - acesso somente para leitura/consulta. O operador poderá acessar o módulo, mas não poderá incluir, alterar ou excluir dados;
      - Nível 3 - acesso total. O operador poderá realizar qualquer operação no módulo.

      Aba "Outros Poderes"- As opções de configurações desta aba são definidas pela marcação "Sim" ou "Não" (ex. se pode ou não liberar vendas à prazo acima do limite de crédito do cliente) e ainda por definição de um valor (ex.: percentual de descontos).

      Aba "Poderes Administrativos"- Nesta aba você pode atribuir ou retirar poderes específicos de alto nível. Todos são autoexplicativos.



    3. Vendedor Vinculado: Ao vincular o vendedor a um operador, assim que o operador lançar a venda/orçamento/OS, o vendedor que estiver vinculado a esse operador, será alimentado no campo "Vendedor" daquela venda/orçamento/OS.

    4. Observações

      • É possível vincular um mesmo vendedor a mais de um operador e neste caso, ter vários operadores lançando vendas e a comissão sendo lançada para um mesmo vendedor.

      • No cadastro do clientes, na aba "Dados Privados" há o campo "Vendedor Vinculado", onde você pode informar um vendedor para cada cliente. No menu "Utilidades -> Parâmetros da empresa -> Gerais -> Parâmetros diversos" na opção "Ao iniciar uma venda, OS, comanda, ou locação, utilizar o vendedor =>" você deve informar se o sistema se deve utilizar como vendedor a opção "1 - vinculado no cadastro do operador" ou a opção "2 - vinculado no cadastro do cliente".

      • o botão "Alterar Cadastro" serve para você alterar esses dados cadastrais (código, nome, email, tipo de operador e vendedor vinculado);

    5. Login simultâneo em mais de um terminal: caso queira que o operador possa se logar em várias máquinas da rede ao mesmo tempo, marque essa opção. Para mais detalhes sobre esse "multilogin", analise o tópico 65 do manual de ajuda.

    6. É Operador Caixa: inicialmente (quando você instala o sistema) apenas o operador 1 terá um saldo de caixa, independentemente de qual operador fizer o lançamento que for gerar um crédito/débito no livro caixa. Marque esta opção para os demais operadores para os quais você queira que tenham um controle de saldo de caixa.
      Observação: em todos os lançamentos financeiros que forem gravados por um operador que não seja caixa, o saldo será do livro caixa que será alterado será o do operador 1.

  2. Alteração de Senha e/ou E-mail de recuperação de senha: através do menu "Operadores -> Alteração de Senha/E-mail" da tela principal é possível o operador alterar a sua senha e também informar um e-mail para recuperação da senha. Esse e-mail é importante informar e, principalmente manter atualizado, para que se ocorrer o caso do operador esquecer sua senha, poderá solicitar ao sistema para lhe enviar um e-mail com sua senha. Essa opção fica disponível do lado do campo "Senha" da tela de login inicial do sistema.
    Logicamente que para essa opção ter sua utilidade, é necessário que no micro onde está o sistema tenha conexão de internet ativa e que o operador tenha acesso ao e-mail informado no seu cadastro. Lembrando que sempre será possível resgatar a senha do operador, mesmo que as orientações acima não forem seguidas. Se for o caso, veja o tópico nº 162 do manual do GFIL.
    Importante: Quando essa tela for aberta, se o operador logado for um operador master ou administrador, o sistema vai apresentar todos os operadores cadastrados e será possível efetuar a alteração dos dados de qualquer operador. Caso o operador logado seja um operador limitado será apresentado apenas o seu próprio cadastro para alteração.

  3. Campo "Código Autorizador": Cada operador com status master ou administrador deve ter um código informado nesse campo. Ele é como se fosse uma senha, mas específica para autorizações de operações para quando um operador não tiver poderes para aquela operação.
    Assim que ocorrer uma situação que necessite de autorização, o sistema automaticamente abrirá uma tela com informações sobre a operação e aguardará que um operador master ou administrador (qualquer um cadastrado) informe seu código. Esse código poderá ser informado digitando, com leitor de código de barras e ainda por um leitor serial conectado à maquina. Logicamente que, nessas duas últimas formas será preciso que você imprima um cartão com o código autorizador informado lá no cadastro do operador, podendo, inclusive, ser um qrCode.
    No módulo parâmetros gerais há a opção Autorizações especiais somente com cartão. Habilitando essa opção, o código de autorização não poderá ser digitado. Nesse caso haverá necessidade de se fazer a leitura do código de barras ou QRCode do cartão do operador master/administrador para liberar a autorização.

  4. Logoff/Login: Essa opção, também acionável pelas teclas Ctrl+F5, permite que seja feito um logoff e depois o relogin de operador sem sair do programa. Essa opção é útil para se alternar o login entre um operador e outro ou ainda entre uma empresa/filial e outra;


Observações

  • Quando você instala o GFIL pela primeira vez um operador (código 1 e nome "Administrador") já vai previamente cadastrado no sistema.Você pode (e deve) alterar a senha e e-mail desse operador através de outra opção de alteração desses dados que foi explicada acima, mas os demais dados (código, nome, poderes, etc.) não podem ser alterados;

  • Sempre que um novo operador for incluído sua senha será a senha padrão, ou seja, tdi123. Essa senha deve ser alterada logo no primeiro acesso do novo operador ao sistema na opção de alteração de senha acima detalhada;

  • Sempre que você acessar o programa deverá se logar com os dados (código e senha) de um operador previamente cadastrado nessa tela. Não existe uma senha alternativa. Por isso, guarde bem a senha de pelo menos um operador master/administrador.
    Caso você esqueça da senha alterada, o sistema oferece uma opção para recuperação da senha. Para isso é necessário que você informe o e-mail de operador através da opção específica (informada acima) e mantenha o e-mail sempre atualizado;

  • Toda operação que um operador executar no programa (cadastros, alterações, vendas, compras, etc.) o sistema vai vincular ao operador. Isso permite ao administrador do sistema, a qualquer momento, extrair um relatório do que fez e quando fez cada operador;

  • No módulo de Parâmetros da Empresa você poderá definir que todas operações que gerem aumento ou diminuição do saldo do livro caixa executadas no sistema gerem o aumento ou a diminuição num único saldo geral de caixa da empresa ou ainda que cada operador tenha um saldo de caixa próprio, conforme as operações de caixa que cada operador registrar.



Outras Observações

  • Apesar de existir o botão "Excluir" nessa tela de cadastro, o sistema não permite excluir um registro de cadastro que tenha movimentação vinculada a ele. Veja o tópico de ajuda Cadastros - Exclusão e Inativação e Reativação para mais informações sobre essa questão;

  • Ao entrar nessa tela, o GFIL mostra os operadores ordenados pelo nome, mas você pode alterar essa ordenação para qualquer um dos campos que aparecem nas colunas da tela. Basta clicar sobre o título do campo no topo de cada coluna.



Veja também



Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.