Tópico Nº: 43
: - Título: Grupos e sub-grupos de contas caixa.
Menu de acesso:
Grupos: a partir da tela principal, clique em "Cadastros -> Contas Caixa -> Grupos";
Contas: a partir da tela principal, clique em "Cadastros -> Contas Caixa -> Contas".
As contas caixa, que também podem ser chamadas de plano de contas, servem para diferenciar (na hora de lançar e, principalmente, quando se extrair relatórios) tipos de receitas e despesas que são lançadas automaticamente pelo sistema - no caso de uma venda, compra, etc - ou mesmo aquelas lançadas manualmente no livro caixa e contas bancárias, pelo usuário.
O objetivo principal desse módulo é permitir a extração de relatórios das entradas e saídas (tanto do livro caixa, como dos lançamentos bancários) financeiras em sua empresa.
O cadastro de grupos de contas permite, através dos relatórios, ter uma visão geral (sintetizada) das despesas e receitas da empresa.
Exemplo de grupos: "Despesas Operacionais", "Receitas Operacionais", ....
Já com as contas caixa, é possível saber quanto se gasta ou se arrecada em cada item. Exemplo: dentro de "Despesas Operacionais" poderíamos ter uma conta caixa chamada "Pagamento de Salários"; dentro de "Receitas Operacionais" poderíamos ter uma conta caixa "Venda de Mercadorias" e assim por diante.
Observação: uma conta caixa deve ser sempre vinculada a um grupo de contas caixa. A definição se uma conta caixa será uma receita ou uma despesa é feita sempre no grupo ao qual ela está vinculada.
O sistema já traz pré-cadastrados dois grupos de receitas: -1-Receitas Operacionais- e -99-Outras Receitas- e dois grupos de despesas: -501-Despesas Operacionais- e -599-Outras Despesas-. Esses quatro grupos não poderão ser alterados e/ou excluídos, mas é possível incluir outros grupos, conforme você desejar.
O que são grupos? como o próprio nome já diz, são classes de receitas e despesas. Por exemplo, você poderia criar um grupo chamado "Pagamento de Impostos". No módulo de subgrupos (contas caixa), poderia vincular "IPTU", "ICMS", ... a esse grupo. Assim, se, em determinado momento futuro desejar saber quanto pagou de impostos em determinado período, será só extrair um relatório desse grupo. Ou, se desejar saber o quanto pagou de ICMS no período, poderá extrair um relatório dessa conta caixa.
Obviamente que para que os relatórios espelhem corretamente as receitas e despesas por grupo e conta caixa, é preciso, sempre que for feito um lançamento no livro caixa, bancos, vendas, compras, contas receber, etc., vincular a conta caixa correta.
Para uma melhor identificação, ao se cadastrar novos grupos, é importante manter as receitas com os código de 1 a 499 e as despesas com código de 501 a 999.
Campos especiais:
Definir como Padrão Vendas Normais de Produtos (exceto venda balcão): é a conta caixa que será sempre "carregada" automaticamente pelo sistema quando se iniciar uma nova venda no módulo de venda normal de produtos.
Idem para "Definir como Padrão Para Ordens e Serviço" e "Definir como Padrão Para Compras".
Observações
Apesar de existir o botão "Excluir" nessa tela de cadastro de contas caixa, o sistema não permite excluir um registro de cadastro que tenha movimentação vinculada a ele. Veja o tópico de ajuda Cadastros - Exclusão e Inativação e Reativação para mais informações sobre essa questão;
Ao entrar nessa tela, o GFIL mostra os clientes ordenados pelo nome, mas você pode alterar essa ordenação para qualquer um dos campos que aparecem nas colunas da tela. Basta clicar sobre o título do campo no topo de cada coluna.
Veja também
Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie críticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.
|