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GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 43 : - Título: Grupos e sub-grupos de contas caixa.

Menu de acesso:

  • Grupos: a partir da tela principal, clique em "Cadastros -> Contas Caixa -> Grupos";

  • Contas: a partir da tela principal, clique em "Cadastros -> Contas Caixa -> Contas".


As contas caixa, que também podem ser chamadas de plano de contas, servem para diferenciar (na hora de lançar e, principalmente, quando se extrair relatórios) tipos de receitas e despesas que são lançadas automaticamente pelo sistema - no caso de uma venda, compra, etc - ou mesmo aquelas lançadas manualmente no livro caixa e contas bancárias, pelo usuário.
O objetivo principal desse módulo é permitir a extração de relatórios das entradas e saídas (tanto do livro caixa, como dos lançamentos bancários) financeiras em sua empresa.
O cadastro de grupos de contas permite, através dos relatórios, ter uma visão geral (sintetizada) das despesas e receitas da empresa.
Exemplo de grupos: "Despesas Operacionais", "Receitas Operacionais", ....
Já com as contas caixa, é possível saber quanto se gasta ou se arrecada em cada item. Exemplo: dentro de "Despesas Operacionais" poderíamos ter uma conta caixa chamada "Pagamento de Salários"; dentro de "Receitas Operacionais" poderíamos ter uma conta caixa "Venda de Mercadorias" e assim por diante.
Observação: uma conta caixa deve ser sempre vinculada a um grupo de contas caixa. A definição se uma conta caixa será uma receita ou uma despesa é feita sempre no grupo ao qual ela está vinculada.

O sistema já traz pré-cadastrados dois grupos de receitas: -1-Receitas Operacionais- e -99-Outras Receitas- e dois grupos de despesas: -501-Despesas Operacionais- e -599-Outras Despesas-. Esses quatro grupos não poderão ser alterados e/ou excluídos, mas é possível incluir outros grupos, conforme você desejar.

O que são grupos? como o próprio nome já diz, são classes de receitas e despesas. Por exemplo, você poderia criar um grupo chamado "Pagamento de Impostos". No módulo de subgrupos (contas caixa), poderia vincular "IPTU", "ICMS", ... a esse grupo. Assim, se, em determinado momento futuro desejar saber quanto pagou de impostos em determinado período, será só extrair um relatório desse grupo. Ou, se desejar saber o quanto pagou de ICMS no período, poderá extrair um relatório dessa conta caixa.
Obviamente que para que os relatórios espelhem corretamente as receitas e despesas por grupo e conta caixa, é preciso, sempre que for feito um lançamento no livro caixa, bancos, vendas, compras, contas receber, etc., vincular a conta caixa correta.
Para uma melhor identificação, ao se cadastrar novos grupos, é importante manter as receitas com os código de 1 a 499 e as despesas com código de 501 a 999.

Campos especiais:
Definir como Padrão Vendas Normais de Produtos (exceto venda balcão): é a conta caixa que será sempre "carregada" automaticamente pelo sistema quando se iniciar uma nova venda no módulo de venda normal de produtos.
Idem para "Definir como Padrão Para Ordens e Serviço" e "Definir como Padrão Para Compras".



Observações