Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.25

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 10 - Título: Como faço para utilizar o GFIL em rede?

Observação: os procedimentos detalhados neste tópico de ajuda, também podem ser vistos em vídeo no Canal Youtube GFIL.

Atenção: antes de instalar este sistema, é importante que você conheça bem as condições do contrato de uso e, principalmente que esteja ciente que ele não tem suporte técnico por parte do seu desenvolvedor. Para utilizar o Sistema GFIL de forma correta e completa você tem duas opções:
a) analisar detalhadamente o manual de ajuda; ou
b) contratar um suporte personalizado junto a uma revenda GFIL.


A instalação do sistema GFIL em uma estação de rede é bastante simples, mas é necessário um conhecimento básico em rede Windows, protocolo TCP/IP, mapeamento, etc.. Caso você não tenha esse conhecimento, sugerimos contactar seu técnico para efetuar essa configuração/instalação.


O programa precisa que uma rede Windows já esteja funcionando no protocolo TCP/IP, pois a conexão do banco de dados estação/servidor dar-se-á através do IP do computador servidor, via porta 3050.
Observação: essa porta deverá estar liberada no firewall do servidor.A liberação da porta 3050 poderá ser feita durante a execução do instalador GFIL.
Precisa ter o GFIL Server rodando e a porta 8050 liberada. Clique aqui e veja como liberar a porta 8050.


Depois de efetuada a instalação do programa no micro servidor e o mesmo estiver funcionando lá, deve-se proceder à instalação da mesma versão na(s) estação(ões).
Lembre-se que a versão do GFIL instalada no servidor deve estar atualizada no último update disponível. Se não tiver certeza se o GFIL está ou não atualizado, baixe a atualização do site e instale-a no servidor.

Durante o processo de instalação você deverá indicar o tipo de instalação. Assinale "Estação Local". Após listar as máquinas existentes na sua rede, você deve selecionar a máquina onde o GFIL está instalado como servidor ou ainda pode informar o n° do IP do micro servidor no campo dessa tela.

Compartilhamento da pasta GFIL no servidor
Efetue o compartilhamento na rede da pasta de instalação do GFIL no servidor (é a pasta onde está o arquivo GerenciadorFIL.exe). O nome do compartilhamento coloque SistemaGFIL.
Observação: esse compartilhamento pode ser feito através do GFIL. No servidor acione o menu "Utilidades -> Rede -> Compartilhar Pasta GFIL - Servidor". Seu usuário logado no Windows deverá ter poderes de administrador.

Mapeamento da unidade de rede na estação
Em seguida, acesse o gerenciador de arquivos do Windows na(s) estação(ões) onde você instalou o GFIL e faça o mapeamento desse compartilhamento feito no servidor.
Observação: esse mapeamento pode ser feito através do GFIL. Na estação acesse o GFIL e acione o menu "Utilidades -> Rede -> Mapear Unidade - Estação". Seu usuário logado no Windows deverá ter poderes de administrador.
Para conexão do banco de dados, esse compartilhamento não é necessário, pois a conexão se dá via porta (3050) TCP/IP. O compartilhamento/mapeamento será necessário para emissão de documentos eletrônicos, impressão de boletos e atualização de versão do sistema na estação.


Na estação não é necessário instalar o Firebird, porém, caso ele já esteja instalado por causa de outro software que você utilize nesse computador, a versão do Firebird deverá ser a mesma versão oficial utilizada pelo GFIL e disponível para download no site GFIL. O link para download do Firebird você encontra no tópico de ajuda 49.


Depois de instalar o programa na estação faça também o download da atualização disponível no site GFIL e instale-a na estação. Isso vai garantir que a versão da estação seja exatamente a mesma do servidor. Após isso você pode acessar o programa normalmente, da mesma forma que faz no servidor.


Ao acessar o sistema na estação pela primeira vez, vá até a tela de login e clique no link que está nessa tela na parte superior, lá onde diz "Parâmetros de conexão da base de dados GFIL". Isso abrirá a tela com os dados de conexão estação / Servidor. Informe o IP do servidor, o nome da pasta onde o GFIL está instalado no servidor e a unidade que você mapeou conforme orientações acima. Depois clique em "Conectar".
Pronto, seu tudo deu certo, agora você pode acessar o seu GFIL via rede.





Abaixo algumas orientações/sugestões para seu TI analisar caso ocorra algum problema na conexão

Se no servidor houver um firewall instalado (do Windows ou outro), é preciso liberar a porta do Firebird (3050).
Observação: essa liberação pode ser feita através do GFIL. No servidor acione o menu "Utilidades -> Rede -> Liberar Porta 3050 no Firewall - Servidor" Seu usuário logado no Windows deverá ter poderes de administrador.
No final deste tópico você encontra orientações para liberar liberar porta manualmente.


Verificando o IP de seu micro: na máquina onde o GFIL está instalado como servidor, clique no menu Iniciar do Windows. Em seguida, clique em "Executar" e digite cmd. Depois clique em OK. Surgirá uma tela com um fundo preto (tela do prompt do MS-DOS). Ali digite ipconfig e pressione enter. Vão aparecer várias linhas, mas o IP do micro é aquele que está na linha Endereço IP.


Para verificar se o seu servidor está respondendo no protocolo TCP/IP, acesse novamente o prompt do MS-DOS numa estação, digite ping + IP do servidor + enter.


Tudo que o GFIL precisa para rodar em rede são essas configurações acima.
Executados esses passos e ainda assim ocorrendo problemas na conexão na estação, seu TI precisa analisar as configurações de comunicação da sua rede Windows.
Se precisar de um suporte técnico especializado, contate uma revenda GFIL.
Sugestão: apesar de qualquer versão do Windows ter opção para utilização de rede, recomendos sempre utilizar o Windows Professional. A versão Home, tem muuuuuuuita dificulade de se manter estável quando o assunto é comunicação em rede. Salientando que isso não tem a ver com o GFIL. É de fato um problema dessa versão o sistema operacional e ocorre com qualquer sistema.



Algumas causas que fazem com que ocorra erro na conexão da rede: Estação/Servidor:

  • O Firebird não está ativo ou está com versão desatualizada no servidor - reinstale o Firebird, se for o caso. Veja como, nesta FAQ: Instalando o Firebird correto;

  • O IP informado na instalação da estação está incorreto - veja, na estação o arquivo PastaGFIL\Config.ini e confira a informação IPServidor. Se for o caso altere esse dado no arquivo;

  • A versão instalada na estação é diferente do servidor. Baixe o arquivo de atualização do GFIL em nosso site e execute-o em todas as máquinas, começando pela máquina servidor;

  • Há um firewall instalado bloqueando a porta 3050. Lembre-se de que o Windows tem um firewall nativo;



Veja também



Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.