Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 100 - Título: Baixa de Contas a Pagar a Fornecedores

Menu de acesso:a partir da tela principal, clique em "Contas --> Pagar --> Baixas".Tecla de atalho: Shift+F3.

Descrição: módulo para efetuar a baixa das contas que são pagas a fornecedores.

O primeiro passo quando você abre esse módulo será listar qual ou quais as contas deseja baixar. Há várias opções para essa pesquisa (de um fornecedor, de um vencimento, de um tipo de documento, etc.).
Você pode receber/baixar uma conta pelo seu valor total ou parcial.

Para registrar o pagamento de uma conta, parcial ou total, selecione-a no grid e clique no botão respectivo (baixa parcial ou baixa total), informe eventual acréscimo ou desconto, a data do pagamento e alguma observação que será registrada na conta paga.
Selecione também a origem do valor pago. Que poderá ser:

  1. Débito no caixa: o valor pago será decrescido no saldo livro caixa. Nesse caso o sistema fará um lançamento no módulo de contas pagas relativa a essa conta;

  2. Débito bancário: o valor pago será decrescido do saldo da conta bancária indicada. Nesse caso o sistema fará um lançamento no módulo de contas pagas relativa a essa conta.


Se você deseja imprimir um recibo do valor pago logo após a gravação da baixa, marque a opção "Imprimir recibo após gravar". Esse recibo ainda poderá ser impresso depois, através do módulo de contas pagas.
Você pode ainda baixar várias contas de uma só vez marcando "Selecionar várias contas para baixar (clique ou espaço para selecionar)" dessa tela. Nesse caso, você precisará selecionar uma a uma as contas na tela e não será possível registar pagamento parcial. O GFIL também não permitirá registrar eventual acréscimo ou desconto. Apesar da baixa de todas as contas ser feita em apenas uma operação, o GFIL gerará um lançamento de conta paga e imprimirá um recibo, se for o caso, para cada uma das contas selecionadas para a baixa.



Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.