Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 101 - Título: Baixa de Contas a Receber de Clientes

Menu de acesso:a partir da tela principal, clique em "Contas --> Receber --> Baixa Manual".Tecla de atalho: Shift+F4.

Descrição: módulo para efetuar a baixa das contas que são recebidas de clientes.

O primeiro passo quando você abre esse módulo será listar qual ou quais as contas deseja baixar. Há várias opções para essa pesquisa (de um cliente, de um vencimento, de um tipo de documento, etc.).
Você pode receber/baixar uma conta pelo seu valor total ou parcial.
Se, nas contas listadas na tela houver contas vencidas e, no campo "Taxa mensal de juros de mora" do módulo de parâmetros da empresa houver uma taxa informada, o GFIL vai efetuar automaticamente o cálculo dos juros de mora de cada parcela e lançar esse juro em "Proj. Juros" no grid de listagem das contas.
Atenção: esse juro ainda não fará parte da "dívida" do cliente. Ele apenas é uma projeção até o dia atual. Para que o juro seja incluído no valor da conta, você precisa selecionar a conta e depois clicar no botão "Debitar Juros Projetados". Ao debitar esse juro, o sitema vai zerar o campo "Proj. Juros", atualizar os campos "Jrs Debitados" e "Últ. Déb. Juros" e ainda acrescer o valor dos juros calculado ao saldo devedor daquela conta.

Para registrar o recebimento de uma conta, parcial ou total, selecione-a no grid e clique no botão respectivo (baixa parcial ou baixa total), informe eventual acréscimo (além dos juros de mora) ou desconto (que pode ser em valor ou percentual), a data do recebimento e alguma observação que será registrada na conta recebida.
Selecione também o destino do valor recebido. Que poderá ser:

  • Livro caixa: o valor recebido será acrescido no saldo livro caixa. Nesse caso o sistema fará um lançamento no módulo de contas recebidas relativa a essa conta;

  • Crédito bancário: o valor recebido será acrescido na conta bancária indicada. Nesse caso o sistema fará um lançamento no módulo de contas recebidas relativa a essa conta;

  • Cartão: o GFIL também permite que você efetue a baixa de uma conta de um cliente com pagamento por cartão de débito ou crédito. Nesse caso, o GFIL gerará uma nova conta a receber, agora da operadora do cartão e que deverá ser baixada posteriormente, quando a operadora repassar o pagamento desse recebimento do cartão.
    Observação: note que neste caso de recebimento via cartão, o GFIL não gerará uma conta recebida do cliente, já que, depois, você vai fazer a baixa da conta da operadora pelo módulo de baixa de contas de operadoras;


Se você deseja imprimir um recibo do valor recebido logo após a gravação da baixa, marque a opção "Imprimir recibo após gravar". Se a conta foi recebida com crédito no caixa ou banco, esse recibo ainda poderá ser impresso depois, através do módulo de contas recebidas.
A opção "Autentica documento após gravar" deve ser marcada se, por exemplo, você está recebendo uma conta de carnê ou documento similar e desejar imprimir uma autenticação (valor, data e hora) do recebimento.

Você pode ainda baixar várias contas de uma só vez marcando "Selecionar várias contas para baixar (clique ou espaço para selecionar)" dessa tela. Nesse caso, você precisará selecionar uma a uma as contas na tela e não será possível o recebimento parcial. O GFIL também não permitirá registrar eventual acréscimo ou desconto em valor (apenas desconto em percentual). Apesar da baixa de todas as contas ser feita em apenas uma operação, o GFIL gerará um lançamento de conta recebida e imprimirá um recibo, se for o caso, para cada uma das contas selecionadas para a baixa.



Veja também



Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.