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Manual de Ajuda do Sistema GFIL



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Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 118 - Título: Ordem de Produção

Menu de acesso:a partir da tela principal, clique em "Matérias-Primas --> Ordem de Produção".

Descrição:neste módulo se fará a transformação da matéria-prima em produto acabado. Esse módulo deve ser utilizado quando os produtos que você vende são produtos transformados a partir de matéria-prima comprada. Por exemplo, você poderá fazer a entrada (matéria-prima) de XX kg de farinha, XX kg de sal, etc. e transformar tudo isso em XX pães e XX bolos. Ao fechar um ordem de produção, o sistema fará a baixa do estoque de matéria(s)-prima(s) e aumento no estoque do(s) produto(s) informados nessa ordem de produção.

Inicie uma nova OP clicando no botão "Incluir". Informe a data de início, prazo de execução e alguma observação se desejar.

Aba Matéria-Prima: nessa aba você deve incluir o(s) item(ens) de matéria-prima que será(ão) utilizado(s) na OP.

Aba Produtos: nessa aba você deve incluir o(s) item(ens) de produto que será(ão) gerado(s) após a finalização da OP.
Obs.: No campo "Custo M.O. do Item" dessa aba, você vai informar nos casos em que deseje computar no "Custo total da ordem de produção", o custo da mão-de-obra aplicadas para produção daquele item. Informe o valor total do custo da mão-de-obra para cada item de produto. Faça isso em cada um dos itens de produto que incluir na OP.

Outras observações

  1. Uma OP pode ter ter vários itens de matéria-prima e gerar apenas um item de produto final; ou pode ter apenas um item de matéria-prima gerando vários produtos acabados; ou ainda uma matéria-prima gerando um produto acabado;

  2. Você é quem vai definir a logística dos passos de uma ordem de produção. Registramos aqui apenas uma sugestão para dessa sequência:

    • Inicie a ordem de produção --> botão "Incluir";

    • Inclua os itens de matérias-primas a serem utilizados na OP --> aba "Matéria-Prima";

    • Inclua os itens de produtos a serem produzidos na OP -> aba "Produtos Acabados";

    • Imprima o romaneio --> menu "Imprimir --> Ordem de Produção";

    • Encaminhe esse relatório para o setor que de fato fará a execução da transformação, ou seja, setor de produção;

    • Após o setor de produção ter concluído seu trabalho, o responsável deve anotar eventual alteração nas quantidades e/ou itens de matérias-primas utilizadas ou produtos finais gerados. Essa variação de quantidades ou itens pode variar por movito de perdas inesperadas de matéria-prima ocorridas no processo ou mesmo super ou sub estimativas feitas ao se iniciar a OP;

    • De posse desse romaneio final, o setor responsável deverá finalizar a OP fazendo eventual alteração ou inclusão de itens ou valores e fechar a OP -> botão "Fechar".

    • Ao iniciar esse fechamento, caso você tenha mais de um item (não é quantidade do item, mas sim quantidade de itens) de produto acabado lançado na aba "Produtos Acabados", o GFIL abrirá uma tela para que você faça o rateio do custo total de produção, indicando quanto do total do custo da OP será atribuído a cada item de produto;
      Essa tela de rateio não aparece quando há apenas um item de produto porque é desnecessário, já que se há apenas um produto, o GFIL saberá que o custo total da OP é todo daquele item.

  3. Se a opção "No fechamento de uma Ordem de Produção, atualizar autom. a tabela PREÇO DE CUSTO" do módulo de parâmetros da empresa estiver habilitada, o GFIL atualizará esse preço de custo desses produtos na tabela de custo e, dependendo de como estiver a opção "Alterar automaticamente as tabelas de VENDA quando um preço de custo for alterado" desse mesmo módulo de parâmetros, o GFIL atualizará esse preço de venda dos produtos da OP em todas as tabela de venda.


Se você utiliza com frequência uma mesma composição de matérias-primas para geração dos mesmos produtos acabados, o sistema oferece uma opção para você guardar a composição de determinada ordem de produção e no futuro reutilizá-la. Isso diminuiria o trabalho de sempre reinserir os itens manualmente em cada nova produção iniciada.
Para guardar a composição, acione o menu "Opções -> Salvar Composição de Matérias-Primas e Produtos Acabados". Para utilizar essa mesma composição, inicie uma nova OP e pressione



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