Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 122 - Título: Cadastro de Transportadoras

Menu de acesso:a partir da tela principal, clique em "Cadastros -> Transportadoras".

Descrição:módulo para cadastrar as transportadoras comumente utilizadas para o transporte das mercadorias vendidas/compradas.
Neste módulo pode (e deve) cadastrar as transportadoras que sua empresa contrata, ou seja, terceiros que efetuam serviços de transporte para sua empresa. Mesmo que a propriedade do veículo seja da sua empresa e/ou o(s) respectivos(s) motorista(s) sejam funcionários da sua empresa, efetue o cadastro nesse módulo. Isso será útil quando você for "buscar" dados (dos veículos e/ou motorista) para emissão de MDFe e NFe, conforme explicado melhor adiante.

No módulo de cadastro de clientes no campo "Transportadora de Preferência" - você pode vincular uma transportadora ao cliente, desde que ela esteja previamente cadastrada neste módulo de cadastro de transportadoras. Mas a principal utilização dos dados de cadastro de uma transportadora é no módulo de emissão de nota fiscal eletrônica (NFe 55) e módulo de manifestação de documento eletrônico (MDFe 58).

Em princípio, ao se cadastrar um transportador, o GFIL exigirá que sejam informados apenas os campos do código e nome, mas, se você utiliza o módulo de NFe e/ou MDFe, deve completar todos os dados no cadastro da transportadora, pois, ao transmitir uma NFe ou ao iniciar um MDFe vinculado à transportadora, eles serão necessários.

Você também pode incluir uma foto do transportador. Para isso clique na a palavra "Foto" e informe o arquivo.
Observação: a foto será gravada diretamente no banco de dados. Para evitar que o arquivo do banco fique muito grande, o arquivo da imagem deverá estar no padrão .jpg e não poderá exceder a 200 kb.

Praticamente todos os campos desse módulo são autoexplicativos e, portanto, não necessitam de uma abordagem individual aqui nesta ajuda.
No entanto, há um campo que é importante destacar, que é o cammpo "Padrão para MDFe": ao iniciar um MDFe no GFIL e, no cadastro de uma transportadora, você tiver marcado essa opção, o sistema alimentará os dados de transporte do MDFe automaticamente buscando-os do cadastro dessa transportadora.
Obs.: note que estamos falando apenas nos dados de cadastro da transportadora. Os dados do veículo tração e reboque e os dados do motorista também devem ser cadastrados nessa tela e serão transportados depois para o MDFe/NFe quando da sua inicialização. Porém, o veículo/motorista você deverá marcar outro campo, conforme detalharemos abaixo.

A aba "Veículos/Motorista"
Nessa mesma tela onde você efetua o cadastro da transportadora, você também já deve incluir os veículos de motoristas daquela transportara.
O campo "Padrão para MDFe e NFe": marque esse campo naquele veículo que é mais utilizado nos transportes de vendas (NFe) e para MDFe. Com isso, quando você inicializar uma nota fiscal ou um MDFe, o GFIL já alimentará lá naquele módulo esses dados que são necessários numa NFe/MDFe.
Obs.: no caso da NFe, para que essa alimentação seja automática ao se iniciá-la é preciso que, além das configurações acima mencionadas também esteja marcado nos parâmetros fiscais a modalidade de frete padrão e, no cadastro do cliente esteja indicada a transportadora de preferência.

Observações

  • Apesar de existir o botão "Excluir" nessa tela de cadastro, o sistema não permite excluir um registro de cadastro que tenha movimentação vinculada a ele. Veja o tópico de ajuda Cadastros - Exclusão e Inativação e Reativação para mais informações sobre essa questão;

  • Ao entrar nessa tela, o GFIL mostra as transportadoras ordenadas pelo nome, mas você pode alterar essa ordenação para qualquer um dos campos que aparecem nas colunas da tela. Basta clicar sobre o título do campo no topo de cada coluna.



Veja também



Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.