Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 124 - Título: Livro Caixa - Lançamentos

Menu de acesso:a partir da tela principal, clique em "Financeiro --> Livro Caixa --> Entradas e Saídas" ou no botão da barra de botões. Tecla de atalho: CTRL+K

Descrição:tela de lançamentos de receitas e despesas no caixa diário.
A abertura do caixa é feita automaticamente pelo sistema, cada vez que se efetua o primeiro lançamento do dia. O fechamento também ocorre de forma automática.
Ao iniciar um lançamento, o sistema já sugere a data do dia. Você pode alterar essa data, mas deve tomar cuidado, pois quando se fizer lançamentos com data retroativa, ou seja, com data anterior à atual, o sistema revisará todos os saldos - inicial e final - do caixa desde a data informada até a data atual do saldo de caixa.
Não é possível fazer lançamentos com data futura. De forma alguma, altere a data do micro para poder fazer lançamentos futuros. Isso gerará sérias inconsistências no programa e não será possível desfazer o lançamento.
Após informar o valor do lançamento é aberta uma telinha onde você faz a discriminação do mesmo, fazendo a separação se necessário, em dinheiro, cheque, ticket e outros. Observe que o valor total já vem no campo Valor em Dinheiro, mas você pode diminuir ou até zerar o dinheiro inserindo o valor nos demais campos. Informe os dados solicitados e grave a movimentação.
Em caso de mudança do saldo detalhado (o recebimento do cliente foi em cheque por exemplo mas você efetuou a troca do mesmo no banco) utilize no menu Opções - Conciliar Saldos.

O GFIL possibilita que você tenha saldos (totais e discriminados) únicos para toda a empresa ou pode ter saldos diferentes para cada operador que utiliza o sistema. Tudo vai depender de como você configurar a opção "Controlar saldos de caixa individualmente, por operador" do módulo de Parâmetros da Empresa.
Se a opção for por controle de saldo individualizado por operador, ao efetuar um lançamento neste módulo, o GFIL debitará ou creditará o saldo do operador que está registrando o lançamento.
Atenção: utilize esse módulo apenas para efetuar lançamentos de receitas e despesas da sua empresa. Para registrar transferências de saldos de um operador para outro ou ainda para uma conta bancária, ou seja, lançamentos que não representam receita ou despesa, o GFIL disponibiliza módulos específicos de transferências. Vide links abaixo.


Veja também



Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.