Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 129 - Título: Manifestação de Destinatário de NFe

Menu de acesso:a partir da tela principal, clique em "Documentos Eletrônicos -> Manifestação de Destinatário"

Antes prosseguir com este tópico, é preciso salientar que este manual de ajuda não tem o objetivo de lhe explicar e/ou dirimir as dúvidas de forma completa sobre o assunto. Vamos procurar aqui nos focar mais na questão operacional de como utilizar este módulo do GFIL. Orientamos que você analise as notas técnicas da sua SEFAZ e, principalmente, busque manter um relacionamento estreito com o setor de contabilidade de sua empresa para que lhe oriente sobre o que é a manifestação de destinatário, quem está obrigado a fazer a manifestação, enfim, todas as orientaçoes legais que sua empresa está sujeita em relação a este assunto.

Muito bem, vamos lá.
Numa explicação simples, a manifestação de destinatário de NFe é, como o próprio termo já diz, uma manifestação da empresa recebedora da nota fiscal eletrônica para oficializar que sua empresa está: a) ciente de que a operação da nota foi realizada; b) desconhece a operação; c) confirma a operação; e d) desconfirma a operação.
Atenção toda operação que for realizada nesta tela, exigirá a assintura pelo seu certificado digital, o que por si só já denota que as operações realizadas nesta tela gerarão documentos oficiais junto aos fornecedores e junto aos órgãos da receita, assinados por sua empresa e, principalmente, cujas consequências são responsabilidade de sua empresa.

A operacionalização desta tela é bastante simples. Existem apenas dois campos e que você dificilmente precisará preencher.
Antes de explicar sobre esses campos, cabe uma explicação sobre uma sigla que é utilizada nessa tela que é o N.S.U. Significa "Número Sequencial Único". Cada nota fiscal emitida por qualquer empresa no Brasil, gera um acréscimo nesse código. São milhões de notas emitidas todos os dias, então, esse número cresce significativamente todos os dias.

Os campos
Iniciar pelo N.S.U. Nª. Informe 0 P/ últ. 90 dias:Será o NSU (Número Sequencial Único) base a partir do qual o GFIL iniciará a pesquisa das notas. No primeiro acesso a esta tela, esse campo terá valor 0. Deixe esse valor zerado para que o GFIL liste as notas emitidas para sua empresa dos últimos 3 meses. Nos acessos seguintes, esse campo já virá preenchido com o último NSU pesquisado. Como já mencionado acima, dificilmente você precisará preencher esse campo.
Pesquisar um Nº de N.S.U. específico: esse campo você só preencherá se desejar consultar um NSU específico. Um exemplo de quando isso poderá ser necessário: você já fez a pesquisa de todas as notas dos últimos 90 dias deixando o primeiro campo com valor 0. Dependendo do volume de compras de sua empresa, nessa pesquisa foram listadas inúmeras notas e que você já providenciou a confirmação ou não da operação. Porém, lá no meio tem uma única nota que você não fez a confirmação, mas que o sistema não está mais consultando porque o NSU inicial é superior ao NSU dessa nota. Nesse caso você preenche este campo. Aí o GFIL ignorará o valor do campo anterior e fará uma pesquisa para trazer somente a nota desse NSU. Logicamente que, para isso, você terá que saber qual é esse NSU. Se for o caso, veja com sua contabilidade como descobrir.

Definidos esses campos, basta você clicar no botão para iniciar a pesquisa. As notas encontradas serão listadas no grid. Aí você deverá definir qual opção (ciência, desconhecimento, confirmação ou desconfirmação da operação) você vai atribuir a cada nota listada na tela. Selecione a nota no grid e clique em um dos botões do grupo "Registro da Manifestação (NFe Selecionada Acima)" da tela.
Novamente orientamos a buscar orientações com sua contabilidade para saber qual opção utilizar em cada nota.

Menus
Diversos -> Selecionar certificado a exemplo dos demais módulos de emissão de documentos fiscais, a manifestação de notas também exige que você tenha um certificado digital instalado e configurado em seu Windows. Neste menu você apenas indicará ao GFIL qual o certificado que será utilizado nas assinatura dos XML gerados na manifestação.

Observação: não confunda manifestação de destinatário de notas com manifestação de carga - MDF-e. São sistemas diferentes. Este último é necessário para quem emite CTe e/ou faz transporte própria de suas mercadorias. Sobre o módulo de MDF-e do GFIL, analise as orientações do tópico nº 130 deste manual.

Veja também



Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.