Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 135 - Título: Configurações para impressão de tickets de vendas, OS, consignações, orçamentos e recibos.

Menu de acesso: no menu tray, opção "Parâmetros de Impressões".
Obs.: o menu tray é aquele menu que você aciona clicando no ícone do GFIL que aparece ao lado do relógio na barra de tarefas do Windows, depois de você acessar o sistema.

O GFIL tem uma opção especial de configuração prévia do formato (A4 ou 40 colunas) e outras opções para os relatórios destacados no título deste tópico de ajuda. Os demais relatórios do sistema não sofrem nenhuma influência nas configurações feitas nesta tela.
Observação: todas as configurações deste módulo não são gravadas no banco de dados. São apenas registradas em arquivo na máquina local. Se você utiliza o sistema em rede, a configuração precisa ser feita individualmente em cada máquina onde você utiliza o sistema.

Muito bem, vamos às explicações sobre as opções dessa tela.
A principal vantagem que o GFIL oferece em relação a esses relatórios específicos e que você deve configurar nesta tela, é a opção para imprimir o relatório em formato normal, ou seja, em papel A4 ou em formato 40 colunas (mini impressora), ou seja, um cupom não fiscal.
Por exemplo, quando você solicitar a impressão do ticket lá na tela e vendas, o sistema vai imprimir utilizando o formato de ticket (A4 ou 40 colunas) conforme a configuração que você definiu nesta tela. Também é possível definir que na venda balcão será impresso o ticket no formato de cupom não fiscal e na venda normal, o ticket no formato para papel A4 e vice-versa.

Abaixo veremos em detalhes os grupos de campos e opções de configuração:

  1. Grupo Modelo Normal (Papel A4)
    Nesse formato o GFIL imprimirá em tamanho maior e mais completo em impressora normal e em papel tipo A4. Nesta opção, antes de iniciar a impressão, o GFIL sempre abrirá a caixa de diálogo de impressão do Windows para que você selecione para qual impressora deseja enviar a impressão.

    1. Sub grupo Nos tickets, além dos dados do movimento, imprimir também : nesse sub grupo temos você vai definir quais informações deseja ou não imppimir no ticket. Logicamente que o ticket terá outras informações do movimento, mas esses itens são de impressão opcional.
      Observações

      1. As configurações deste sub grupo só se aplicam aos tickets. A impressão do orçamento e recibo não tem opção para escolher campos a serem impressos;

      2. Não é possível desmarcar o item "Nome fantasia da empresa" E o item "Razão social da empresa";

      3. Sub grupo Utilizar este modelo (A4) de impressão nos seguintes módulos : marque aqui quais os módulos do sistema utilizarão o formato de impressão em papel A4 para os relatórios objeto deste tópico.


  2. Grupo Modelo 40 Colunas (cupom NÃO fiscal)
    Nesse formato o GFIL imprimirá em tamanho menor, imitando um cupom fiscal. Nessa opção o GFIL não abrirá a opção para escolher a impressora no momento da impressão. Por isso, é necessário deixá-la previamente definida no sub grupo abaixo detalhado.

    1. Sub grupo Definição da impressora 40 colunas

      1. Impressão Indireta (spool): para que o GFIL envie a impressão para o spool do Windows. Neste caso você deverá também indicar qual a impressora instalada no Windows e que o GFIL deverá utilizar para quando for fazer a impressão. Para isso complete o campo "Impressora (Modelos Instalados no Windows)";

      2. Impressão Direta (porta): selecione essa opção se desejar que o GFIL envie a impressão diretamente para uma porta (COM LPT, USB). O valor deste campo pode ser selecionado da lista ou digitado. Se a impressora estiver conectada localmente e a porta de impressão for COM ou LPT, basta você selecionar a porta neste campo.
        Obs.:se sua impressora for com conexão USB, analise as orientações do tópico número 165 do manual de ajuda.
        Selecionando a impressão direta você deverá também selecionar um modelo de impressora constante da lista no campo "Impressora (Modelo específico)". Tendo em vista que, no caso da impressão direta, cada marca/modelo de impressora se comporta de uma forma diferente, o GFIL só listará nesse campo as impressoras que foram testadas no laboratório do Desenvolvedor. Porém, pode ser que sua impressora, mesmo sendo de um modelo não constante dessa lista, imprima o relatório corretamente se você selecionar qualquer um dos modelos disponíveis nesse campo;

      3. Entre Linhas: caso a impressão esteja ficando com pouco espaço vertical entre uma linha e outra, mude o valor deste campo;

      4. Saltos antes/impressão: aumente ou diminua a quantidade do espaço em branco que deverá ficar no início e final do ticket;

      5. Imprimir condensado: para imprimir caracteres em tamanho mínimo;

    2. Sub grupo Nos tickets, além dos dados do movimento, imprimir também: vide explicação (acima) desse mesmo sub grupo do formato normal. O procedimento é o mesmo;

    3. Sub grupo Utilizar este modelo de impressão nos seguintes módulos: vide explicação (acima) desse mesmo sub grupo do formato normal. O procedimento é o mesmo;

    4. Sub grupo Outras Opções: autoexplicativo;


  3. Grupo Ordem de listagem dos Itens: nos relatórios onde sejam impressos itens de produtos, você pode configurar aqui uma ordem de impressão dos itens.


Veja também



Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.