Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 137 - Título: Estou emitindo uma nota fiscal eletrônica (ou registrando uma venda, compra ou devolução) no GFIL e quero usar determinado CFOP, mas ele não aparece na lista. Como proceder?

Bem, existem duas possibilidades para o CFOP não ser listado na tela de pesquisa de CFOPs

  • Ele não está cadastrado no sistema: quando você instala o GFIL pela primeira vez, ele já traz cadastrados alguns CFOPs. Mas são apenas alguns que, em tese, são os mais utilizados pela maioria das empresa. Mas não é raro ocorrer de você ter uma operação de movimentação de mercadoria cujo CFOP não conste no cadastro do GFIL. Nesse caso basta você acessar o menu "Cadastros -> CFOP" e incluí-lo;

  • Você está tentando usar um CFOP incorreto: se, em uma saída interna você tentar usar um CFOP de saída externa ou vice-versa ou ainda, em uma operação de entrada, você tentar usar um CFOP de saída, o GFIL vai impedi-lo não listando os CFOPs que não podem ser usados naquela operação.
    É muito comum usuários, ao darem entrada de mercadoria, quererem informar o CFOP que vem na nota do fornecedor. Isso é incorreto. Lembre que o fornecedor fez uma nota de saída e você vai registrar uma entrada. Portanto, o CFOP a ser utilizado é o de entrada.
    Para fazer a conferência de entrada/saída internas x externas, o GFIL verifica se o estado (UF) informado no cadastro de sua empresa e no cadastro do fornecedor/cliente são iguais (entrada/saída interna) ou diferentes (entrada/saída externa).



Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.