Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 138 - Título: Medidas para Sigilo e Preservação da base de dados

Todos os dados gravados no GFIL são armazenados no arquivo de dados com o nome de infolivre.fdb. Esse arquivo fica armazenado na pasta \Dados que está dentro da pasta, que por padrão é C:\SistemaGFIL onde seu GFIL foi instalado no servidor. Se você instalou seu GFIL na pasta padrão, seu arquivo de dados será C:\SistemaGFIL\Dados\InfoLivre.fdb.

O sistema Financeiro tem uma boa segurança quanto ao acesso aos dados. É possível ao administrador do sistema cadastrar operadores com acesso diferenciado aos módulos. Para cada módulo há três opções de acesso cuja autorização depende do administrador quando o operador é cadastrado, a saber:

  • nível 3: acesso irrestrito àquele módulo;

  • nível 2: acesso de somente leitura, ou seja, o operador poderá acessar o módulo, mas não poderá efetuar inclusões e/ou alterações;

  • nível 1: bloqueado inclusive a visualização do módulo.

Cada operador tem seu código e sua senha individuais de acesso e cada cadastro ou movimento efetuado é gravado no Histórico de Operações, individualmente por operador.
Mesmo que alguém pudesse abrir o arquivo de banco de dados com outro aplicativo não descobriria a senha de um operador, pois essa senha não é gravada no banco como ela é digitada. É apenas gravado no banco de dados o hash da senha (uma imagem daquilo que foi cadastrado como senha).
Contudo, essas medidas são apenas preventivas. A única garantia de inviolabilidade dos dados é inibir o acesso ao computador/rede a pessoas não autorizadas.
Alguém que tenha um bom conhecimento em informática e tiver acesso ao computador da sua empresa (localmente ou via internet) poderia efetuar uma cópia do banco de dados e, com softwares específicos, fazer uma leitura dos dados e movimentos cadastrados.
Portanto, recomenda-se o máximo de cautela ao se autorizar pessoas a terem acesso à máquina/rede.
Também é importante manter atualizado um bom antivírus, firewal, etc. Enfim, quanto maior a necessidade de preservação da integridade e sigilo dos dados do sistema, maior deverá ser o investimento nessa área. O ideal é ter pessoal técnico especializado (próprio ou terceirizado) para efetuar essa manutenção e lhe dar orientações sobre segurança de arquivos de computador.

Atenção: Faça diariamente suas cópias de segurança dos dados.



Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.