Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 139 - Título: Consignação de Produtos e/ou Vendas a Faturar

Menu de acesso:a partir da tela principal, clique em "Produtos -> Consignações ou Vendas a Faturar. Tecla de atalho: CTRL+F7";

Descrição:este módulo pode ser utilizado de duas formas: como controle de consignação de produtos e/ou como controle de vendas a faturar.

Utilizando este módulo para controle de Consignações de Produtos
Se sua empresa disponibiliza a opção para os clientes levarem mercadorias (produtos) em condicional e somente depois de terem efetuados testes/experimentos irão retornar à loja e decidirão se irão adquirir esse produtos no todo ou em parte ou mesmo devolvendo tudo, este módulo vai servir para se registrar essas saídas.
Inicie a consignação clicando no botão "Incluir". Depois vá inserindo os dados (cliente, produtos, etc.).
Depois de gravada a consignação você pode alterá-la incluindo e/ou excluindo itens, pode também excluí-la por completo.
Depois que o cliente se decidir pela aquisição dos produtos você deve fazer efetivação da venda através do menu "Opções --> Transformar em Venda --> Uma - Transforma a consignação atual (selecionada na tela)". Esse menu encontra-se na parte esquerda superior dessa mesma tela de consignações. Ao acionar esse menu, o sistema excluirá a consignação, inciará uma nova venda e abrirá a tela de vendas de produtos com todos os dados da consignação transportados. Você deverá informar os dados de fechamento (nota fiscal, se for o caso e dados do financeiro) e gravar a venda.
Atenção: depois que a transformação foi iniciada, não cancele a venda, pois nesse momento a consignação já não existe mais e os produtos dela não poderão ser recuperados num eventual cancelamento da venda iniciada.

Através do menu "Imprimir --> Comprovante de Retirada dos Produtos" é possível imprimir comprovantes para o cliente assinar e que contém os dados dos produtos e uma declaração. Você pode personalizar essa declaração que é impressa nesse comprovante. Basta editar o arquivo PastaInstal\DeclaracaoConsignacao.txt, onde "PastaInstal" é a pasta (diretório) onde você instalou o GFIL, que, por padrão, é C:\SistemaGFIL\.

Para consultar consignações gravadas, clique em Selecionar ou pressione F9.
Para encontrar um determinado produto em uma consignação já gravada, depois de localizá-la pressione CTRL+F8 ou menu "Opções --> Localizar um item de produto".

Utilizando este módulo para controle de Vendas com Faturamento em Data Futura
Se sua empresa realiza várias vendas para um cliente durante o mês e, no final do mês ou outra data precisa fazer o faturamento (financeiro e fiscal) juntando todas as saídas do período e gerando uma única venda, este módulo ser-lhe-á muito útil para registrar/controlar essas saídas.
Você dever ir gravando as saídas como consignações normalmente, ou seja, como se fossem de fato uma consignação conforme detalhado acima. Porém, com duas diferenças: a primeira está na hora da impressão do comprovante, que neste caso você fará pelo menu "Imprimir -> Ticket da Venda a Faturar".
A outra diferença será na hora de transformação em venda efetiva. Acione o menu "Opções -> Transformar em Venda -> Várias - Seleciona múltiplas consignações e inicia transformação em venda".
Ao acionar este menu o sistema abrirá a tela de pesquisa de consignações gravadas. Nessa tela, pressione o F8 para indicar de qual cliente deseja efetivar as consignações. Após selecionar o cliente, selecione (mantendo a tecla Ctrl pressionada e clicando nos itens da lista) as consignações que deseja transformar. Após ter selecionado as consignações desejadas, volte à tela anterior que o sistema iniciará a transformação excluindo as consignações indicadas e inciando uma nova venda com todos os dados de todas as consignações selecionadas. Na tela de vendas você deverá informar os dados de fechamento (nota fiscal, se for o caso e dados do financeiro) e gravar a venda.

Observações importantes:

  • Depois que a transformação foi iniciada, não cancele a venda, pois nesse momento as consignações já não existem mais (foram excluídas) e os produtos delas não poderão ser recuperados num eventual cancelamento da venda iniciada;

  • Se nas múltiplas consignações selecionadas para a transformação existir mais de um vendedor, o sistema transportará para venda apenas o vendedor da primeira venda da lista, mas, antes de fazê-lo, avisará de que nas consignações selecionadas existem vendedores diferentes e solicitará confirmação para prosseguir. É necessário tomar um certo cuidado nesse caso, principalmente se sua empresa paga comissão a vendedores.



Nada impede que você utilize este módulo para ambas as opções oferecidas pelo sistema, ou seja, pode controlar consignações e também vendas com faturamento futuro.



Veja também



Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.