Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 140 - Título: Alteração (manual) do Preço de Custo de Produtos e Serviços

Menu de acesso:a partir da tela principal, clique em "Preços --> Altera Preços de Custo". Tecla de atalho: Shift+A;

Descrição:os preços da tabela de custo são inicialmente registrados no momento que se cadastra um produto ou serviço.
Neste módulo é possível alterar esse valor. É possível alterar todos os preços dessa tabela de uma única vez ou apenas de um produto ou ainda de uma categoria. O novo valor pode ser formado pelo preço digitado ou atavés de um percentual de aumento.
É preciso estar atento para o fato de que a alteração do preço da tabela de preços de custo, poderá disparar uma alteração do preço de venda de uma ou mais tabelas de vendas do produto cujo preço de custo é alterado manualmente nesta tela.
Essa atualização automática ou não do preço nas tabelas de venda, vai depender de como está configurado o item "Atualiza preços automaticamente sempre que o preço de custo de um produto for alterado" em cada uma dasa tabelas de venda criadas no sistema.

A alteração de um preço de custo e, por consequência as tabelas de venda, também pode ser originada através dos módulos de compras ou pedidos de compra, dependendo de como estiver configurado o item "Na inclusão de uma compra ou pedido, atualizar automaticamente a tabela PREÇO DE CUSTO" dos parâmetros da empresa.
Lembrando que sempre que um preço de uma tabela é alterado (manual ou automaticamente), o sistema atualiza o campo "Última alteração do preço" do produto.
Nesta tabela o GFIL tem o campo "Custo Médio" do produto. O valor inicial desse campo é o mesmo informado como preço de custo ao se cadastrar o produto. Porém, esse "Custo Médio" será recalculado sempre que houver a gravação ou cancelamento de uma compra e não tem opção de ser alterado manualmente, como é o caso dos preços da tabela de custo. A fórmula utilizada para geração do custo médio é o cálculo de custo médio contábil, ou seja, (estoque atual x último preço médio + valor total do produto na compra atual + IPI do item + frete proporcional do item + acréscimo adicional proporcional do item - desconto adicional proporcional) / (estoque atual + quantidade sendo comprada).

Veja também



Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.