Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 147 - Título: Posso Abrir o Banco de dados do GFIL em Outro Sistema?

Sim, se você tiver um profissional especializado em estruturas de bancos de dados Firebird, ele poderá facilmente fazer leituras de dados (cadastros, movimentações, etc.) cadastrados no seu banco de dados do sistema GFIL, ou seja, no arquivo InfoLivre.fdb que se encontra na pasta \Dados do sistema.

Cabe salientar que o banco de dados GFIL tem dezenas e dezenas de tabelas, milhares e milhares de campos, além dos inúmeros relacionamentos dessas tabelas e campos entre si.
A análise dessa estrutura para que seja possível fazer a extração dos dados pode ser um tanto complexa e necessita de profissional com profundo conhecimento na área, pois o desenvolvedor do sistema não disponibilizará nenhum tipo de suporte técnico.

Outra coisa importante é que você não poderá efetuar alterações (nem da estrutura e nem dos dados) no banco de dados. Apenas visualização e leitura (SELECT) dos dados e estrutura dos mesmos.

Para que consiga abrir seu arquivo de dados em outro software e fazer leitura dos dados, você deverá logar-se no banco com um usuário Firebird de sua escolha. Logicamente que antes de se logar com esse usuário, é preciso criá-lo no Firebird.
A criação de um usuário Firebird é um prodecimento bastante simples para profissionais com conhecimentos na área. De toda forma, deixamos aqui uma "ajudinha" para seu técnico, caso ele tenha dificuldades.

Criando um usuário Firebird
Na máquina onde está seu GFIL Servidor instalado, execute os passos:
- Abra o prompt de comando;
- Acesse a pasta C:\Arquivos de Programas\Firebird\Firebird_2_5\bin;
- Digite "gsec.exe -user SYSDBA -pass masterkey -add NOME_USUARIO -pw senha", sem as aspas, e depois pressione enter.
Obs.: no comando acima troque "NOME_USUARIO" por um nome de sua escolha e "senha" por uma senha de escolha.

Depois de ter criado o usuário, você precisa atribuir poderes de leitura dos dados a esse usuário. Esse procedimento também é muito simples, pois você o fará diretamento no GFIL. Acesse o menu "Utilidades -> Configurar Usuário Firebird". Nessa tela você liberar acesso do usuário a uma tabela específica ou a todas. Também é possível revogar (cancelar) poderes de um determinado usuário.

Como a maioria dos usuários GFIL que necessitam dessa opção de leitura de dados extra GFIL, normalmente é para disponibilizar preço e outros dados de produtos para eCommerce, deixamos aqui mais uma "ajudinha" para seu TI. É um select pronto para trazer preço, estoque e outros dados dos produtos.
SELECT P.COD_ALFA, P.DESCRICAO, PR.PRECO, P.UN_VENDAS, PE.ATUAL FROM PRODUTOS P INNER JOIN PRECOS_PROD_SERV PR ON P.CODIGO=PR.PRODUTO INNER JOIN PRODS_ESTOQ_IMP_OUTR PE ON PR.PRODUTO=PE.PRODUTO INNER JOIN TABS_PRECOS_PROD_SERV T ON PR.TABELA=T.CODIGO WHERE T.TABPADRAO='S' AND PR.FILIAL=:vFilial AND T.FILIAL=:vFilial AND PE.FILIAL=:vFilial AND PR.TIPOPRODUTO='P' AND P.ATIVO='S'

Observação: se sua intenção é apenas exportar dados do GFIL para arquivo .txt ou .XML esporadicamente, o GFIL oferece uma opção bastante prática diretamente pelo sistema. Se for o caso, analise o tópico número 17 do manual de ajuda.

Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.