Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 16 - Título: Como funciona a sistemática dos preços de custo e venda de produtos?

Em vez de se colocar o preço de custo e venda como um dado do cadastro de produtos, o Gerenciador Financeiro Info Livre utiliza um outro modelo para preços, o qual chamamos de tabelas de preços. Esse módulo é formado pelas tabelas PREÇO DE CUSTO e pelas tabelas de PREÇOS DE VENDA. Note que tabela de custo haverá apenas uma e criada automaticamente pelo sistema. Já tabelas de venda poderão haver várias e serão incluídas/alteradas pelo próprio usuário.

TABELA PREÇO DE CUSTO
A tabela de preços com os preços de custo (PREÇO DE CUSTO) já vem cadastrada no sistema e não é possível excluí-la. Pode-se apenas alterar os valores dessa tabela, ou seja, pode-se alterar o preço de custo de cada produto.
Há duas maneiras de se alterar os preços da tabela PREÇO DE CUSTO:
a) acessando-se o menu Preços - Altera Preços de Custo. Nessa opção basta localizar o produto desejado e digitar o novo valor para esse produto;
b) Quando se faz uma compra (menu Produtos - Compras), o sistema poderá alterar automaticamente o valor do preço constante da tabela PREÇO DE CUSTO do(s) produto(s) que está(ão) sendo registrado(s) naquela compra. Para isso é preciso que o item "Na inclusão de uma compra, atualizar automaticamente a tabela PREÇO DE CUSTO", esteja habilitada. Isso é feito no módulo de Parâmetros da Empresa do programa.
Quando se inclui um produto, o sistema solicita o preço de custo do mesmo e utiliza esse dado para alimentar a tabela PREÇO DE CUSTO.

TABELAS DE VENDAS
Aqui o usuário pode inserir quantas tabelas desejar. Alguns exemplos: Preço à Vista, Para 30 dias, Para 90 Dias com Cheque, Promoção de Natal, etc. Enfim, nessa sistemática é possível o usuário configurar os preços conforme desejar, fazendo promoções temporárias estabelecendo uma margem de lucro igual para todos os produtos da tabela ou pode configurar para que a margem de lucro seja calculada diferentemente para cada produto, definir um percentual de custo financeiro para uma determinada tabela, entre outras opções de personalização dos preços.
Para incluir ou alterar as configurações de uma tabela de preços de venda, acesse o menu "Preços --> Cria / Altera Tabelas de Preços de Venda". Nessa tela é possível configurar a forma com que serão compostos os preços de venda de cada produto de cada tabela.
Há duas maneiras de se alterar os preços da(s) tabela(s) de venda:
a) acessando-se o menu "Preços --> Alterar Preços de Venda". Nessa opção basta localizar o produto desejado e digitar o novo valor para esse produto;
b) Quando é feita qualquer alteração (manual ou automática) na tabela PREÇO DE CUSTO, o sistema poderá (ou não) alterar automaticamente o valor do preço constante de cada tabela de venda, apenas naquelas tabelas de venda que estiverem com a opção "Atualiza preços automaticamente sempre que o preço de custo de um produto for alterado" no cadastro de tabelas de preços e venda.

Veja também



Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.