Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 160 - Título: Restauração de Backup (Cópia de Segurança) dos Dados GFIL

Antes de iniciar uma restauração de backup dos dados, analise os itens abaixo:

  1. Analise este tópico do começo ao final antes de qualquer procedimento;

  2. Para realizer os procedimentos de backup, é preciso que você tenha conhecimento básico em informática, principalmente gerenciamento de arquivos e pastas Windows. Caso você não tenha esse conhecimento, será necessário que você solicite auxílio de seu técnico de informática.
    Cabe ressaltar que o procedimento de restauração de backup é relativamente simples, mas, como se trata de sua base de dados, todo cuidado é importante;

  3. Tenha certeza de que o arquivo de backup que você utilizará na restauração é de fato um backup atualizado, pois, o procedimento de restauração sobrepõe o banco de dados atual com os dados contidos no arquivo de backup. Se o arquivo de backup for desatualizado, os dados restaurados também serão;

  4. Para garantir que seu GFIL está atualizado na última versão, acesse o site www.sistemagfil.com.br e faça o download da atualização do GFIL.
    A não observância da orientação acima, poderá gerar problemas no seu sistema se o backup a ser restaurado tiver sido gerado em versão (ou update) superior à versão que está em uso.

Muito bem, vamos lá:
De posse do arquivo de backup gerado pelo sistema GFIL através das opções de backup descritas tópico número 7 do manual de ajuda do GFIL, acesse o programa GFIL e acione o menu "Utilidades -> Segurança dos Dados -> Restaurar Cópia de Segurança", da tela principal do GFIL. Será aberta a tela de restauração de backup.
Se você tiver reinstalado o sistema do zero, ao entrar no programa pela primeira vez, o GFIL apresentará uma tela para você informar os dados (CNPJ e nome fantasia) de sua empresa. Nessa tela também há uma opção que dispensa o preenchimento desses e te levará diretamente à tela de restauração de backup, ou seja, há essas duas formas de se chegar à tela de restauração dos dados.



Estando na tela de restauração, selecione o local e arquivo com extensão .bck que foi gerado no módulo de geração de backup do GFIL.

Observações:

  1. No módulo de geração dos arquivos backups há uma opção para você compactar o arquivo de backup. Se essa opção foi utilizada na geração do backup, antes de proceder à seleção do arquivo acima mencionada, faz-se necessário a descompactação do(s) arquivo(s) através de seu programa de descompactação (Winrar). Novamente sugere-se que você busque auxílio junto ao seu técnico para auxiliá-lo, caso tenha dificuldades no procedimento;

  2. Nesse mesmo local (pasta) onde você vai selecionar o arquivo .bck, também deverá estar o arquivo com extensão .per. Esse arquivo não é imprescindível estar na pasta, pois ele não contém dados. Esse .per guarda os arquivos de configuração gravados durante o uso do GFIL e outros arquivos como a logmarca da empresa e outros mais. Se o arquivo .per estiver na mesma pasta do .bck, além dos dados (cadastros, movimentações, etc.) o processo de restauração fará também a recuperação desses arquivos personalizados.

Após efetuada a seleção do .bck basta você clicar em "Iniciar Restauração" que o GFIL fará o resto dos procedimentos automaticamente.


Outras Observações

  • Se você emite nota fiscal eletrônica com o GFIL deverá efetuar manualmente (via Windows) o retorno dos arquivos XML dos documentos eletrônicos emitidos. Não é necessário você ter todos os arquivos XML na pasta do GFIL. Mas aqueles que você ainda pretente emitir o Danfe ou enviar por e-mail pelo sistema, é preciso copiar para pasta própria de documentos eletrônicos do GFIL.
    As pastas são: PastaSistema\NFe\, PastaSistema\NFCe\, PastaSistema\NFSe\ e PastaSistema\MDFe\
    Obs.: no caso do SAT (apenas para usuários de SP), os XMLs são gravados no arquivo de dados e, portanto, estão contemplados no arquivo de backup, o que dispensa a guarda dos XML;


Se você sempre segue todas as recomendações de backup acima listadas, com certeza seus dados estarão todos aparecendo na nova instalação. Contudo, não é raro acontecer de usuários contactar o suporte do Desenvolvedor solicitando instruções para restaurar o backup sem terem feito devidas cópias de segurança pelo sistema. Se é esse seu caso e, apesar de não ter realizado o backup conforme orientado, se você tiver uma cópia do arquivo infolivre.fdb, ainda será possível restaurar os dados, procedendo da seguinte forma:

  • Efetue a instalação do GFIL, seguindo os passos do tópico nº 154 do manual do GFIL;

  • Copie o arquivo infolivre.fdb (somente esse arquivo) da sub pasta \Dados antiga para a sub pasta \Dados nova que está dentro da pasta de instalação do sistema. A pasta padrão de instalação do GFIL é C:\SistemaGFIL\. Se você tiver instalado o programa (instalação antiga ou nova) na pasta padrão, esse arquivo estará lá nessa pasta \Dados. Caso você tenha instalado em outra pasta, então a cópia desse arquivo deverá ser feita conforme a pasta onde você instalou o programa.
    Tome cuidado ao selecionar o arquivo de origem e também o destino da cópia. Se você trocar a origem com o destino poderá perder todos os dados cadastrados;

  • SEM entrar no sistema, baixe a atualização do sistema no site Info Livre e execute-a. Em seguida poderá acessar seu programa normalmente.


Veja também



Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.