Tópico Nº: 161
: - Título: Quando vou iniciar uma venda, o sistema diz que tenho pré-vendas em aberto e não deixa prosseguir. Como proceder?
Bem, se essa situação está ocorrendo é porque você registrou uma pré-venda no sistema muito provavelmente sem querer, ou seja, ao invés de iniciar uma venda, iniciou uma pré-venda na tela de vendas.
Nesse caso, antes de responder a pergunta acima, é preciso entender o que é e para que serve uma pré-venda.
A opção de pré-venda do GFIL
Essa opção deve ser utilizada se sua empresa empresa tem vários vendedores e o recebimento é feito por um operador específico, ou seja, o operador atendente do caixa.
O operador vendedor deve iniciar a pré-venda e incluir os produtos, mas sem fazer o fechamento (recebimento). Após o vendedor gravar a pré-venda, o cliente dirige-se ao caixa para efetuar o pagamento/fechamento da venda.
Para finalizar a pré-venda, o caixa precisará listar a pré-venda na tela. Para isso deve pressionar F9 para abrir a tela de pesquisa de vendas/pré-vendas. Nessa tela de pesquisa marcar a opção "Pré-Vendas" e localizar a pré-venda através de uma das opções de pesquisa. Localizada a pré-venda desejada, deverá voltar à tela de vendas (pressionando o Esc) e acionar o menu "Pré-venda -> Fechar a venda (Recebimento )". Aí é só efetuar o recebimento conforme condições acordadas com o cliente.
Também é possível cancelar a pré-venda acionando o menu "Pré-Venda -> Cancelar".
Depois de gravar a pré-venda e antes de fechar a venda (fazer o recebimento da pré-venda), ainda é possível incluir e/ou excluir itens de produtos através do menu "Pré-Venda -> Incluir / Excluir".
Atenção: o prazo para fechamento dessa pré-venda é você quem define. Para isso, altere o valor do campo
"Nº de dias que uma pré-venda pode ficar pendente" do módulo de parâmetros gerais. Coloque 0 nesse campo para que no dia seguinte o sistema bloqueie a inclusão de novas vendas até o fechamento das pré-vendas pendentes do dia anterior. Colocando 1 nesse campo, o GFIL fará o bloqueio 2 dias depois, e assim por diante...;
Observação: Para verificar as pré-vendas pendentes de fechamento acesse o menu "Pré-Venda ->Listar Pré-Vendas Pendentes" da tela de vendas. Sem informar nenhuma data, gere o relatório na tela. Serão listadas todas as pré-vendas em aberto. Anote o número delas e depois efetue o fechamento ou cancelamento das mesmas conforme orientações acima.
Observação: você também pode listar as pré-vendas pendentes através do menu "Relatórios -> Movimentos Pendentes -> Pré-Vendas" da tela principal do sistema.
Veja também
Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie críticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.
|