Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 167 - Título: Boletos - Geração de Arquivos Remessa

Menu de acesso:a partir da tela principal, clique em "Contas -> Gerenciamento de Boletos -> Geração de Arquivos Remesa".

Os procedimentos deste módulo são muito simples, mas é necessário que, antes de qualquer passo você saiba o que é geração de arquivo remessa. Este tópico de ajuda não tem o objetivo de lhe detalhar o que é cobrança bancária de títulos ou o que é arquivo remessa, mas apenas lhe mostrar como processar a geração do arquivo no sistema GFIL.
Para obtenção de informações detalhadas sobre tudo que envolve um convênio de cobrança de títulos, sugerimos procurar o responsável pela sua conta corrente no seu banco.
Se você vai utilizar este módulo no GFIL, subentende-se que você já tem um convênio de cobrança com seu banco em uma carteira de cobrança de boletos com registro.

Observação: o GFIL gera o arquivo remessa de carteiras/bancos específicos. Não são todos os bancos/carteiras que estão contempladas no sistema. Para conferir quais carteiras estão contempladas, acesse este módulo de geração de boletos e selecione o seu banco e conta. Após isso o GFIL listará as carteiras que já estão implementadas no campo "Tipo de Cobrança / Carteira" dessa mesma tela.
Se o tipo da carteira que sua empresa trabalha não estiver na lista do GFIL, entre em contato com o canal de sugestões e sugira a inclusão.

Muito bem, vamos lá.
Como já mencionado, os passos são simples. Basta você selecionar o banco e a carteira específica da qual pretende gerar o arquivo. Depois de selecionados esses dois dados, passe para o quadro onde você encontra as opções de filtragem/listagem das contas a receber. Conforme as opções de seleção que você marcar, o GFIL fará a listagem das contas a receber.
É importante salientar que só serão listadas as contas a receber cujos boletos tenham sido emitidos no módulo de geração de boletos do GFIL.
Listadas as contas/boletos na tela, marque aquelas que deseja incluir no arquivo remessa.

Campos Especiais
Tipo da Ocorrência: nesse campo você informa se deseja registrar o boleto junto ao seu banco ou baixá-lo (cancelá-lo) no banco.
Logicamente que, para efetuar um cancelamento, é preciso que a conta a receber já tenha tido um boleto gerado e registrado junto ao banco. Quando precisar cancelar um boleto registrado, efetue a geração do arquivo remessa nesta tela e depois efetue o cancelamento do boleto da conta a receber no módulo de lançamentos de contas a receber ou ainda pode excluir a conta do sistema;
Baixar em X dias: é o número de dias após o vencimento que os títulos serão baixados automaticamente pelo banco se não pagos;
Protestar em X dias: é o número de dias após o vencimento que os títulos serão encaminhados automaticamente a protesto pelo banco ao cartório;
Último arquivo remessa: é um número sequencial dos arquivos remessa gerados. Nem todos os bancos exigem que essa sequência seja seguida rigorosamente. Se, por exemplo, você já emitia boletos em outro sistema e passou a emitir no GFIL, esse número já tem um valor e, se seu banco tem um controle do número sequencial de arquivos gerados.
Observação: esses três dados devem ser informados/alterados na aba "Cobrança" no cadastro da conta bancária do GFIL. Aqui nesta tela eles são apenas informativos.

Após informados/analisados esses dados, basta clicar no botão para gerar o arquivo. Com o arquivo gerado, você deverá enviá-lo ao seu banco. Para saber como proceder para esse envio, solicite orientações junto ao seu banco.

Observação: também é efetuar a geração do arquivo remessa pelo módulo de geração dos boletos.

Veja também



Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.