Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 171 - Título: Definindo Intervalo de Parcelamentos (Vcto das Parcelas) em Vendas e Ordens de Serviço

Na geração automática das parcelas na tela de vendas (normal e balcão) e também na tela de ordens de serviço, para estabelecer o vencimento das parcelas, o sistema utilizará a informação constante do campo "Prazo de vcto das parcelas (financ. próprio)". Esse campo deve ser preenchido com o número de dias de cada parcela, contados a partir da data da venda. Cada informação de dias de cada parcela deve ser separada por uma "/" barra ou então com apenas um prazo fixo (sem barras), o qual será utilizado para todas as parcelas da venda.

Esse campo pode ser informado de 3 formas, a saber:

1) Informando o prazo de vencimento para cada parcela da venda e separando esses prazos de cada parcela com a barra ("/''): para explicar melhor essa opção, vamos a um exemplo prático:
Vamos supor que você deseje fechar uma venda em 3 parcelas. O vencimento dessas parcelas será: a primeira em 14 dias, a segunda em 28 dias e a terceira em 35 dias. Nesse caso você preencheria esse campo assim: "14/28/35".
Nesse caso, ao gerar as 3 parcelas da venda, o sistema colocará o vencimento da primeira com data da venda + 14 dias; a segunda parcela data da venda + 28 dias; e a terceira, com data da venda + 35 dias.
Observação
Você pode informar apenas os prazos de 3 parcelas nesse campo, mas informar um número maior de parcelas lá no fechamento da venda. Por exemplo, na situação hipotética acima, o campo foi preenchido com "14/28/35". Isso indica que seriam 3 parcelas, certo? Porém, você pode informar a quantidade de parcelas para 4 ou mais, sem problemas e sem precisar mudar o valor do campo. Nesse caso, o sistema vai calcular o vencimento da parcela 4 e seguintes acrescendo no vencimento da quarta parcela a quantidade de dias considerando a diferença de dias entre a penúltima parcela (28 dias) e a última parcela (35 dias), informadas. No exemplo acima, a quarta parcela ficaria com prazo de 42 dias, ou seja, com 7 (35-28=7) dias de acréscimos em relação à parcela anterior.
Logicamente que você também pode informar o prazo de todas as parcelas. Ex. para 6 parcelas: 14/28/35/60/90/120.

O que não pode informar nesse campo:
a) Um prazo (quantidade de dias) da parcela seguinte com valor igual ou inferior à parcela imediatamente anterior. Ex.: 14/14/35. Isso faria com que a segunda parcela tivesse o mesmo vencimento da primeira, o que, obviamente, não teria sentido;
b) Um prazo (quantidade de dias) da parcela com valor zero. Ex.: 14/0/35;

2) Informando apenas um prazo fixo de dias para todas as parcelas. Por exemplo: supomos que você queira que as parcelas sejam geradas sempre de 30 em 30 dias. Nesse caso você colocará apenas informação "30" nesse campo. Aí, quando gerar as parcelas, o vencimento da primeira parcela será 30 dias após a data da venda e as demais parcelas, sempre 30 dias após a parcela anterior. Exemplo: data da venda 08/03. Primeira parcela = 07/04; segunda parcela = 07/05; terceria parcela = 06/06;
Obs.: lembre-se que 30 dias e um mês não são a mesma coisa. Se você colocar "30" nesse campo, o sistema vai calcular sempre 30 + 30 + ...Se você deseja que as parcelas vençam sempre no mesmo dia do mês, analise e configure esse campo conforme o item 3 abaixo;

3) Informando um prazo fixo, mas que as parcelas vençam sempre no mesmo dia do mês: para isso acontecer, coloque a informação "1" nesse campo. Aí, quando gerar as parcelas, o vencimento da primeira parcela será um mês após após a data da venda e as demais parcelas, sempre um mês após a parcela anterior. Exemplo: data da venda 08/03. Primeira parcela = 08/04; segunda parcela = 08/05; terceira parcela = 08/06.

Observação
Esse campo da quantidade de dias para os vencimentos das parcelas você deve deixar previamente configurado no módulo de parâmetros gerais do GFIL, aba "Financeiros", campo "Prazo de vencimento para geração das parcelas da vendas e O.S". Com isso, sempre que você iniciar o fechamento de uma venda ou ordem de serviço, o sistema vai já completar automaticamente esse campo. Antes de finalizar o fechamento, você poderá ainda alterar essa informação. Além da data, poderão ser alterados também os valores e os números dos documentos nas parcelas.

Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.