Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 176 - Título: CFe - Cupom Fiscal Eletrônico - SAT

ATENÇÃO: este módulo não conta com nenhum tipo de suporte por parte do desenvolvedor GFIL. Caso você não consiga efetuar a implantação e/ou manutenção através deste manual de ajuda, solicite o auxílio de uma revenda GFIL listada no site do desenvolvedor.

Menu de acesso: a partir da tela principal, clique em "Documentos Eletrônicos -> CFe - SAT -> Emissão".

Descrição: Módulo para emissão do cupom fiscal eletrônico - SAT.
Obs.: está disponível apenas para usuários do estado de São Paulo.


Aviso importantíssimo: apesar desse módulo disponibilizar todas as opções para você emitir o SAT, há vários dados que, para serem informados corretamente, dependem do assessoramento de seu contador e/ou empresa que presta suporte técnico na área de informática de sua empresa. Por isso, sugerimos que antes de continuar a avaliar esse módulo você analise com bastante atenção o contido no tópico documentos eletrônicos no GFIL - primeiros passos.

Abaixo serão explicadas detalhadamente cada uma das opções/menus que estão disponíveis no módulo CFe do GFIL. Apesar deste tópico ser um pouco extenso, pelo motivo da própria complexidade que envolve o processo de emissão de CFes, é muito importante que você leia e releia todo o tópico até o final.

Antes de acessar a tela do CFe, é preciso que você complete todos os dados de sua empresa no cadastro da empresa/filial.

A emissão de um CFe SAT requer que uma venda para consumidor tenha sido previamente registrada no sistema. Somente depois que o movimento for gravado no GFIL é que você fará a emissão do CFe que ficará vinculado àquela venda do GFIL. Isso permitirá um maior controle de seus cupons, bem como à qual venda pertence cada cupom.
Lembrando que um CFe é um documento fiscal unicamente para movimentações de produtos que sejam venda presencial, ou seja, aquela movimentação em que o cliente esteja na sua loja efetuando a compra. Todas as demais movimentações (inclusive vendas externas) deverão ter outro tipo de documento fiscal emitido, cuja orientação você deverá buscar junto à contabilidade de sua empresa.

Muito bem, vamos às explicações da parte operacional propriamente dita:
Logo que se acessa o módulo de CFe SAT, é apresentado a tela principal do módulo onde são listadas os cupons já gravados no GFIL. Essa listagem é feita de acordo com as opções de filtragem que você pode alterar conforme a pesquisa que deseja fazer.
Sempre que você desejar executar qualquer ação (finalizar um CFe iniciado, excluir um CFe não transmitido, imprimir o cupom, entre outras) relacionada a uma determinado cupom, será preciso selecioná-lo na tela. Inicialmente (logo que a tela é ativada), o GFIL apresenta todos os CFe vinculados a uma venda e com status "1 - Iniciada". Mas há outras opções de pesquisa disponíveis nessa tela. Utilize-as conforme necessitar.

Iniciando um CFe

Menus

  • Iniciar NFCe -> De Uma Venda:acione esse menu se você deseja iniciar um novo CFe vinculado a uma venda previamente gravada no GFIL;


Outros Menus

  • Imprimir -> Cupom: após um CFe ter sido autorizado você poderá imprimir o cupom dele. Esse documento é o que deverá ser entregue ao cliente;

  • Imprimir -> Extrato de Cancelamento: quando um cupom tiver sido cancelado, se você desejar imprimir o cupom do cancelamento, acione esse menu.
    Obs.: a impressão será feita diretamente na impressora e seguindo as configurações feitas no módulo de parâmetros fiscais. Veja o tópico configurações fiscais;

  • SAT: esse menu tem vários submenus que servem para acessar informações de seu equipamento SAT. São informações técnicas que seu TI saberá interpretar;

  • Outras Opções -> Gerar Arquivo Log: gera um histórico de transações recebidas pelo seu equipamento SAT;


Menu popup (para acioná-lo clique com botão direito do mouse sobre um CFe listado na tela inicial)

Existem vários itens nesse menu popup. Somente um deles será explicado aqui, pois a descrição dos demais são autoexplicativas.
Excluir CFe NÃO enviado ao SAT: Esse menu deve ser acionado quando ocorrer uma situação em que um CFe foi iniciado, mas não enviado ao equipamento SAT e, por algum motivo você desejar não mais enviá-lo.



Campos a serem preenchidos antes do envio de um CFe ao SAT

Existem várias informações que são gravadas no arquivo XML que é gerado e transmitido ao equipamento SAT, o qual, por sua vez, fará a transmissão para a sua SEFAZ. Essas informações são coletadas de vários módulos (cadastro da empresa/filial, do cadastro dos produtos, do módulo da venda; do cadastro do destinatário do CFe; e outros dados informados no próprio módulo de CFe. Por isso, mantenha os dados de seus cadastros (clientes, produtos, empresa, ...) sempre atualizados e corretos para evitar que os CFe sejam iniciados (e até enviados) com dados incorretos.

Outra orientação importante a ser observada é que, diferentemente de outros documentos fiscais que podem ser emitidos no GFIL, no caso do CFe, alguns dados da empresa NÃO são alimentados no XML pelo GFIL, mas sim pelo próprio equipamento do SAT que guarda esse dados. Um exemplo: o endereço de sua empresa. Para saber como informar e/ou alterar esses dados que são obtidos do equipamento SAT, entre em contato com o seu fornecedor do equipamento.


Aba "Dados do CFe e Itens"

Quando você iniciar um CFe, o GFIL alimentará os campos dessa aba com os dados informados nos seus cadastros de clientes e produtos.
Os campos dispostos nesta aba, poderão ser alterados antes do envio do cupom ao equipamento SAT. Os campos são:

  • Informações complementares:nesse campo você pode colocar informações adicionais relacionadas ao CFe;

  • Grupo de campos "Recebimentos do Cupom": o sistema lista os recebimentos informados quando do fechamento da venda. Nesse grupo, caso haja recebimento via cartão, você poderá informar o código de autorização da operadora do cartão;

  • Obs.: nos campos abaixo, você deve completar os dados item por item, selecionando cada produto no grid.

  • CFOP: quando você iniciar um CFe, o GFIL alimentará esse campo buscando o CFOP padrão de cada produto que você tiver informado no grupo de tributação de cada produto. Caso seja necessário, altere esse dado antes de enviar o CFe;

  • Informações adicionais do Produto: para registrar alguma informação adicional específica do item;

  • Grupo de campos de impostos: quando você iniciar um CFe, o GFIL alimentará esses campos buscando-os do grupo de tributação de cada produto. Caso seja necessário, altere esse dado antes de enviar o CFe.
    Atenção: não esqueça que os dados de impostos podem gerar encargos financeiros e até multas, caso sejam informados errados e que essas informações registradas em cada CFe são de total responsabilidade de sua empresa. Então, caso tenha qualquer tipo de dúvida, consulte sua assessoria fiscal (contador) ANTES de enviar o CFe;

  • Tributos da lei da transparência: Analise tópico 158 do manual de ajuda do sistema.



Os arquivos XMLs dos CFes

Diferentemente dos demais documentos eletrônicos que podem ser emitidos no GFIL, no caso do CFe SAT, não são gerados arquivos. O sistema até gera esses XML, mas são salvos diretamente no banco de dados.
Sempre que precisar gerar esses XML para envio a contabilidade, acione o menu "Documentos Eletrônicos -> CFe SAT -> Relatórios -> XML por Período".


Botões

  • Gerar e Transmitir (CFe: após informados todos os dados do cupom, clique nesse botão. É a partir daí que se inicia o processo de geração do arquivo XML e a transmissão do mesmo para o servidor da sua SEFAZ. Assim que o botão é clicado, será solicitada uma confirmação do envio e uma tela com um resumo dos impostos destacados. Confira atentamente e só prossiga com a transmissão se você tiver absoluta certeza de que esses dados estão corretos. Se for o caso, solicite auxílio ao contador da sua empresa;

  • Finalizar (CFe Iniciado e não Transmitido): como você já percebeu nas explicações acima, o GFIL permite você iniciar um CFe e terminá-lo depois, fazendo isso inclusive em uma máquina diferente (da rede). Sempre que você iniciar um cupom e fechar a tela de CFe sem tê-lo transmitido, deverá retornar a ele para completar os dados e transmiti-lo. Selecione o CFe na lista da tela inicial do módulo de CFe e clique nesse botão para concluir o documento e transmiti-lo.
    Observação: o GFIL permite que todos os passos de um CFe, inclusive a transmissão, sejam feitos tanto no servidor, como em estações de rede local.


Outros tópicos/dúvidas sobre nota eletrônica no GFIL



Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.