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GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 18 - Título: Adiantamentos de Clientes, a Fornecedores ou a Funcionários

Menu de acesso: a partir da tela principal, clique em "Financeiro --> Adiantamentos".
Nesse menu você encontrará os sub menus para efetuar lançamentos de adiantamentos recebidos de clientes e feitos (pagos) a fornecedores ou a funcionários.

Descrição: o objetivo do módulo de adiantamentos é permitir que você registre valores recebidos adiantados de um cliente, pagos a um fornecedor ou pagos a um funcionário, para que depois esse valor possa ser abatido no recebimento de uma venda ou ordem de serviço, ou no pagamento de uma compra ou pagamento de salário.

Sempre que você receber um valor adiantado de um cliente ou fizer um adiantamento a um fornecedor ou funcionário, registre esse adiantamento acessando esse menu/sub menus. Os lançamentos vão sempre acrescendo/diminuindo o saldo do cliente, fornecedor ou funcionário. Já no livro caixa ou conta bancária, o valor será acrescido se for adiantamento de cliente, e diminuído se for a fornecedor ou funcionário.
Nos fechamentos de vendas (exceto venda balcão), ordens de serviço e compras você informa o valor que será abatido do saldo do adiantamento daquele cliente em venda ou OS ou daquele fornecedor, no caso de uma compra. Nessa tela de fechamento, ao clicar no campo do valor recebido/pago por adiantamento, o sistema mostrará na tela o saldo (se houver) do adiantamento daquele cliente/fornecedor.
No caso dos adiantamentos a funcionários, a compensação (abatimento) deverá ser feito quando do acerto do salário --> módulo "Pagamento de Salários".
Pelo menu "Relatórios --> Adiantamentos" é possível extrair relatórios dos lançamentos de entradas e saídas de adiantamentos de clientes, fornecedores e funcionários, bem como seus respectivos saldos.

Observação: no menu acima mencionado você também encontrará um sub-menu para efetuar um devolução/estorno de um determinado adiantamento de cliente ou fornecedor. Essa opção só deve ser utilizada quando ocorrer uma situação em que você registrou um adiantamento para um cliente ou fornecedor e parte desse adiantamento foi utilizado (abatido) em uma venda, OS ou compra e a outra parte do valor será devolvido ao cliente ou pelo fornecedor.
Se ocorrer uma situação em que o lançamento de adiantamento foi feito incorreto ou ainda em que TODO o valor de um determinado lançamento será devolvido, você deverá EXCLUIR o lançamento na mesma tela onde o registrou. Caso o adiantamente já tenha sido abatido, deverá primeiro excluir/desfazer o lançamento que o abateu.

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