Tópico Nº: 188
: - Título: Impressão de etiquetas de produtos - Impressora própria de etiquetas
Menu de acesso: menu principal do sistema, opção "Utilidades -> Geração de Etiquetas -> Produtos -> Impressora de Etiquetas".
Observação inicial: essa impressão é específica para impressoras específicas de etiquetas. Ex.: Zebra, Argox, Elgin L42, etc.. Devem ser impressoras do tipo pplA, pplB, ZPLI e epl2.
No manual de cada impressora você terá essa informação.
Na dúvida, consulte seu suporte técnico da área de TI ou uma revenda GFIL.
A criação/configuração de uma etiqueta pode ser bastante trabalhosa, dependendo da quantidade e tipos de dados a imprimir. É altamente recomendável que, pelo menos na sua primeira etiqueta, você solicite auxílio de uma revenda GFIL, a qual já está familiarizada com esse detalhes de cada campo a configurar.
Descrição: este módulo permite a configuração e impressão de um número infinito de etiquetas. Você poderá configurar dados dos seus produtos ou ainda etiquetas com dados sem nenhum vínculo com o banco de dados, podendo inclusive criar etiqueta de identificação da sua empresa ou qualquer outro dado.
Além de poder configurar a etiqueta para capturar e imprimir dados do cadastro de seus produtos, você também poderá imprimir imagens, qrCode e qualquer "texto livre" que desejar.
Enfim, essa impressão de etiquetas oferece várias opções. O limite é sua necessidade e criatividade.
É importante salientar que a configuração das etiquetas é um pouco trabalhosa, mas após criada a configuração você poderá utilizá-la quando quiser e, inclusive levando o arquivo da configuração para outro computador, conforme detalhado abaixo.
Muito bem, vamos à parte operacional.
O primeiro passo é você configurar uma etiqueta e salvá-la em arquivo.
Para isso acesse a aba "Configuração da Etiqueta".
Nessa aba você poderá criar e/ou alterar quantos modelos de etiquetas desejar.
A seguir serão comentados alguns dos campos dessa aba, mas, é imprescindível que você tenha em mãos o manual da sua impressora e também tenha paciência para efetuar muitos testes até deixar sua etiqueta na forma e dados desejados.
Se você conta com suporte técnico de uma revenda GFIL, entre em contato com a mesma, pois, com certeza ela terá modelos de etiquetas prontas, o que pode evitar trabalho de configuração.
Muito bem, vamos iniciar a criação da etiqueta.
Clique em "Nova Etiqueta";
Teremos dois grupos de campos:
a) "Dados da etiqueta": são os dados mestre da etiqueta, quais sejam:
- Nome: nome para identificar. Também será usado para salvar a etiqueta no arquivo;
- Porta: indique onde a impressão deverá ocorrer. Selecione da lista ou informe apenas "USB" (sem aspas). Você também pode salvar a etiqueta em arquivo (ex.: C:\ConfiguracaoETQ.txt;
- Modelo: verifique no manual da impressora;
- Página de Código: verifique no manual da impressora;
- Colunas: quantidade de etiquetas por linha do papel;
- Desloc. Horiz.: deslocamento horizontal da segunda, terceira, ...colunas;
b) "Dados do campo": são os campos a serem impressos na etiqueta. Você pode inserir tantos campos quantos sua etiqueta (papel) comportar, observados os tamanhos que cada campo ocupar, quais sejam:
- Tipo: indique o tipo de campo. Obs. "2 - Campo do BD" significa que o GFIL buscará a informação a ser impressa do seu banco de dados;
- Campo do BD: indique qual será o campo do banco de dados;
- Texto Livre ou qrCode: autoexplicativo;
- Tamanho Máx.: naqueles campos do banco de dados que eventualmente ultrapassem o tamanho horizontal de sua etiqueta, você pode limitar a quantidade de caracteres a serem impressos;
- Com Fundo Preto: para fazer um efeito na impressão. Será impressa uma caixa toda preta e o texto ficará como se fosse impresso na cor branca;
- Posições V e H: é o início do campo nas posições (na etiqueta) X e Y;
- Fonte Tamanho/Tipo: é o código da fonte. Veja no manual da impressora quais opções estão disponíveis para sua impressora. Obs.: tem impressoras que só aceitam números e outras aceitam letras;
- Fonte Mult. H e V: serve para multiplicar o tamanho da fonte na horizontal e/ou vertical;
- Código de Barras: dimensões das barras e altura do código de barras. Obs.: só são aceitos códigos no padrão EAN13;
- Fundo Preto ou Caixa (borda): se seu campo for do tipo caixa ou então for um campo com a opção "Fundo Preto" marcada, você terá que informar os valores dos campos deste grupo para que o sistema "desenhe" a caixa ou fundo. Clique no botão com imagem de interrogação que tem no quadro para saber o que significa cada campo. Obs.: no caso de impressora zebra não será necessário informar esses dados se for fundo preto. Se for borda, aí precisa;
Informados esses dados, clique no botão "Incluir". Repita esse processo tantas vezes quantas forem a quantidade de campos que deseja imprimir.
Finalizada a configuração, clique em "Salvar Etiqueta". O GFIL gravará um arquivo no padrão .ini na pasta \GFIL\Outros\ETQ\. Como você pode notar, a etiqueta não será gravado no banco de dados e, portanto, não estará disponível em outra máquina da rede. Mas, basta você copiar o arquivo e salvar nessa mesma pasta lá na outra máquina que ele estará disponível para uso lá.
Atenção: esses arquivos não são incluídos no backup feito pelo sistema. Mantenha sempre cópias manuais de segurança desses arquivos para evitar ter que refazer o processo quando houver algum problema na máquina ou reinstalação do sistema;
Quando desejar alterar uma etiqueta, basta clicar em "Carregar a Etiqueta" e depois em "Alterar". Os campos mestre você altera diretamente no campo. Já os campos detalhes (itens), você tem o menu popup (botão direito) sobre o grid de listagem dos campos.
Configurada a etiqueta, vamos agora imprimi-la.
Mude para a aba "Seleção de Registros e Impressão".
Nessa aba o processo é bastante simples. Basta selecionar o modelo da etiqueta, configurar as filtragens do banco de dados, conforme as opções disponíveis na tela, e informar a quantidade de cópias. Em seguida, imprimir.
Obs.: se você marcar a opção "Quantidade conforme estoque", a quantidade de etiquetas que serão impressas, será estoque X número de cópias. Se marcar um movimento específico (venda, compra, etc.), a quantidade de etiquetas impressas será a quantidade movimentada X número de cópias.
Se você indicou um campo do tipo imagem , será necessário indicar o arquivo da imagem a ser utilizada para impressão.
Obs.:: a imagem precisa ser do tipo monocromático. Converse com seu suporte para ver como gravar um arquivo assim.
Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie críticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.
|