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Manual de Ajuda do Sistema GFIL



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Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 20 - Título: Fechamento/Recebimento de Vendas, Ordens de Serviço, Comandas e Locações

Observação: os procedimentos detalhados neste tópico de ajuda, também podem ser vistos em vídeo no Canal Youtube GFIL.

Esta tela será acionada sempre no final de cada venda após você ter informado os dados da venda ou quando iniciar o fechamento de uma ordem de serviço ou fechamento de uma comanda. Este tópico não tratará informações sobre a alimentação dos dados da venda ou O.S.. As orientações para iniciar e alimentar dados das vendas/OS você deve verificar nos tópicos próprios: 27, 28 e 29 do manual de ajuda do sistema.
O objetivo deste tópico de ajuda é tão somente trazer orientações sobre a tela de registro dos pagamentos de uma venda, O.S ou comanda.

Vamos explicar esta tela detalhando cada um dos seus campos, a saber:

  • CPF ou CNPJ do cliente: para acessar esse campo, pressione a tecla * (asterisco) ou clique com o mouse.
    Esse campo deve ser preenchido se, depois, quando você for emitir a nota de consumidor da venda, o cliente quiser ser identificado com seu CPF ou CNPJ.
    Se o cliente da venda/OS já tiver um CPF ou CNPJ informado no seu cadastro, então esse campo não pode ser preenchido, pois, quando você for emitir a NFCe, o GFIL buscará esse dado diretamente no cadastro do cliente;

  • Total da venda/OS: campo somente leitura. Traz o valor bruto da venda/OS, ou seja, a soma dos valores dos produtos e descontos ou acréscimos concedidos nos itens;

  • Acrésc. ou desc. adicional: para acessar esse campo, pressione a tecla / (barra) ou clique com o mouse.
    Caso queira informar um acréscimo ou desconto adicional, ou seja, além dos acréscimos/descontos dos itens, informe neste campo e da seguinte maneira:

    • Para acréscimo em valor, informe apenas o valor;

    • Para acréscimo em percentual, informe assim: 5%, 10%, ...';

    • Para desconto, informe nesse mesmo padrão, mas acrescendo o sinal de "-" (negativo) antes do valor, ex.: ' + '-10,00 ou -10%.';

  • Frete(só para venda normal e locação): informe o valor, se houver;

  • Total final: campo somente leitura. Traz o valor líqudo da venda/OS, ou seja, a soma dos valores dos produtos e descontos ou acréscimos concedidos nos itens e também desconto ou acréscimo adicional e frete(só venda normal e locação). É o valor total a ser recebido;


  • Grupo Registro dos Pagamentos

  • Cód. Pgto: nesse campo você deve informar o código do tipo do pagamento que seu cliente está realizando para aquela venda/OS.
    Para você saber qual é o código de cada tipo de pagamento, basta posicionar o cursor no campo e pressionar a tecla F8 ou clicar no botão com a imagem de um ponto de interrogação que está ao lado desse campo.
    Quando o sistema abrir a listagem dos tipos de pagamentos, haverá também um checkBox onde você poderá marcar para habilitar/desabilitar um tipo de pagamento padrão. O que significa isso? Se você definir um tipo de pagamento padrão, toda vez que iniciar o fechamento de uma venda, o GFIL já trará o campo do código de pagamento preenchido com esse código padrão. Aí seria só você pressionar F6 para finalizar a venda/OS/comanda. Por exemplo, se a grande maioria de suas vendas são pagas em dinheiro, você pode definir que o código de pagamento 01 será o seu padrão. Ou 02 para cartão de débito; 07 para vender a prazo, etc..
    Assim que o campo do código é preenchido, o sistema já completa o campo "Valor Pago" com o valor do saldo restante a pagar pelo cliente. Se aquele pagamento sendo registrado não será pelo valor total do saldo a pagar, altere o campo valor pago. Caso contrário, pressione F2 para registrar o pagamento ou então pode pressionar direto o F6 para finalizar a venda/OS. Se, ao pressionar o F6 houver um pagamento ainda não registrado, o sistema perguntará se você quer registrá-lo.
    Se o pagamento da venda for ser feito em mais de uma forma, informe os dados de cada pagamento e em seguida clique no botão "Registrar" ou pressione F2 e depois inicie o novo pagamento até que o saldo a pagar esteja zerado;

  • Descrição do pagamento: autoexplicativo;

  • Outros campos: no grupo de registro dos pagamentos, há ainda outros campos que vão aparecer ou não, dependendo do tipo de pagamento sendo registrado. São eles:
    - Número de parcelas: autoexplicativo;
    - Número do cheque ou números dos cheques: se for cheque à vista, você deve registrar um pagamento para cada cheque e informar o número dele. Se for parcelamento no cheque pré-datado, então você deverá informar tantos números de cheques, quantos forem os números de parcelas. No parcelamento, informe o número do cheque e pressione enter que o sistema permanecerá nesse campo para você já informar o próximo cheque e também já completará o campo com o número do cheque de forma sequencial. Exemplo: você informou que o tipo de pagamento é 06-cheque pré-datado em 3 parcelas e informou que o número do primeiro cheque é 123456, ao pressionar enter, o sistema registrará esse cheque, o cursor permanecerá no campo do cheque e o campo já estará preenchido com 123457. Aí basta pressionar enter ou então alterar esse número. Faça dessa forma até informar o número dos 3 cheques;
    - Operadora do cartão: autoexplicativo;
    - Bandeira do cartão: no cadastro da operadora, informe uma bandeira "padrão" para aquela operadora. Com isso, ao selecionar a operadora nesta tela, o sistema já alimentará o campo da bandeira. Caso a bandeira do cartão do cliente não seja a padrão, mude esse campo antes de registrar o pagamento;
    - Autorização da operadora: informe o código de autorização daquela operação fornecido pela operadora. Esse dado não é obrigatório, mas será exigido depois quando você for emitir uma nota eletrônica (seja modelo 55 ou 65). Por isso, recomenda-se preencher esse campo já na tela de fechamento. Se desejar depois consultar esse número, veja no "Relatórios -> Financeiros Diversos -> Recebimentos de Vendas, OS e Comandas"
    - Conta bancária: quando for registrar o pagamento 08, deverá ser informado qual a conta bancária para a qual deverá ser feito o lançamento de crédito;


Outras Informações

  1. Cada pagamento que você registrar (F2), será lançado no grid "Pagamentos Já Registrados". Caso queira excluir um pagamento registrado incorretamente, basta selecionar o pagamento no grid e pressionar F4.
    Ao registrar o pagamento, o sistema também mostrará (na parte inferior esquerda da tela) o saldo a pagar e troco a devolver, se for o caso;

  2. Nos tipos de pagamentos 06 e 07, ou seja, parcelamentos na loja (outros ou ch. pré), o sistema estabelecerá o vencimento das parcelas de acordo com o que você definiu nos parâmetros gerais. Para mais detalhes sobre essa definição, analise as orientações do tópico 171 deste manual ajuda.
    Ainda em relação a esses dois tipos de pagamentos (06 e 07), antes de você finalizar a venda, será possível alterar os vencimentos, valores e números dos cheques. Para isso, dê um duplo clique sobre o pagamento no grid;

  3. Para evitar possíveis lançamentos incorretos, não poderão ser registrados pagamentos em duplicidade. Por exemplo, não se pode registrar, num mesmo fechamento, o recebimento em parcelamento (loja) duas vezes.
    A exceção dessa regra será para:
    a) Recebimentos via cartão, desde que operadoras diferentes;
    b) Recebimentos em dinheiro no módulo de comandas. Nesse módulo será possível registrar 2 ou mais pagamentos com o código 01-Dinheiro;

  4. Informados todos os dados dos pagamentos, basta pressionar F6 ou clicar no botão e a venda/OS/comanda será finalizada;

  5. Se desejar voltar à tela principal da venda para alterar algum dado ou item, pressione ESC que o sistema cancelará o fechamento iniciado;

  6. No caso da "Comanda" se já tiver pagamentos informados e se voltar à tela principal da comanda para alterar/incluir algum item, os pagamentos já registrados não serão excluídos;



Veja também



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