Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 23 - Título: Como funcionam as implementações no sistema? Posso enviar sugestões?

Com certeza você pode (e deve) enviar suas sugestões para serem analisadas pelo desenvolvedor.
Pode ter certeza, as sugestões que os usuários nos enviam são muito, mas muito importantes mesmo, para a melhoria do sistema.
Todas são armazenadas em um banco de dados específico e periodicamente, esse banco de dados é revisado e é analisado se alguma ideia recebida pode ser implementada no sistema naquele momento.
A prova do quanto levamos em conta as sugestões recebidas está na grande quantidade de mudanças feitas no sistema todos os anos. Analise a seção desta página novidades desta página e verás as inúmeras melhorias feitas no sistema nas últimas versões. Pelo menos 70% dessas alterações são fruto de ideias/críticas enviadas pelos usuários.

Por outro lado, é importante também entender que as alterações no sistema GFIL dependem de vários fatores. Alguns deles inclusive, alheios à interferência/vontade do desenvolvedor.
Outra questão a ser levada em conta, é que recebemos constantemente um grande número de mensagens com pedidos de implementações/alterações no sistema todo mês.
Não podemos simplesmente incluir algo no sistema sem antes fazer uma criteriosa análise de tudo que aquela alteração poderá causar em todos os módulos do sistema, mesmo que, num primeiro momento, ela seja considerada pertinente.
Também não podemos encher o programa de funções, pois isso o tornaria complexo de se entender e, como você sabe, um dos objetivos do sistema GFIL é exatamente o contrário, ou seja, manter-se um sistema o mais simples possível e a um custo baixo.
Em resumo, pode-se dizer que três premissas são imprescindíveis para que uma sugestão seja implementada:
1) Que a mudança vá ser realmente útil para uma quantidade considerável de usuários do sistema;
2) Que não complique o sistema. Que ele permaneça simples, permitindo que usuários sem grande conhecimento em informática o utilize apenas com o auxílio do manual de ajuda;
3) Que não demande altos custos para implantação.


Critérios que NÃO são considerados na análise:
1) Quantidade de vezes que um mesmo usuário envia a sugestão.
Muitos usuários enviam e reenviam a cada pouco tempo o mesmo pedido. Isso não ajuda em nada. Pelo contrário, gera custos desnecessários pois temos que analisar e responder cada um dose e-mails recebidos;
2) A ordem com que uma sugestão chega. Uma sugestão que foi enviada no início do ano, não terá prioridade sobre uma enviada no final do ano;
3) Tempo que o remetente da sugestão é usuário GFIL. Isso pode parecer incorreto num primeiro momento, pois, sempre se imagina que um usuário mais antigo tenha preferência nas sugestões que envia. Não, o desenvolvedor GFIL não "pensa" assim. Nossa lógica é que, se uma sugestão é boa e seria interessante ser implementada, não importa quem a enviou, o que importa o que ela poderá gerar positivamente para melhoria do sistema como um todo.

Por esses e outros motivos, não temos como informar se uma sugestão recebida será ou não implantada e se for, não é possível precisar quando será.
Independente do conteúdo da mensagem enviada para sugestoes@sistemagfil.com.br (obviamente que desde que o conteúdo tenha relação com o sistema), ela será registrada na nossa base de dados e será reavaliada periodicamente. Nenhuma sugestão é totalmente descartada. Ela só será excluída da nossa base se/quando for implementada.
Pedimos a você usuário que nos envie o máximo de sugestões e/ou críticas possíveis, mas, ao mesmo tempo pedimos que compreenda que as mudanças no sistema são feitas (ou não) por uma avaliação exclusiva da equipe de desenvolvimento GFIL. Por isso não será dado nenhum retorno se a alteração sugerida será feita ou não e nem quando. Quando você enviar uma sugestão, você receberá um retorno informando que a sugestão foi entendida e registrada.
Sempre que você tiver qualquer sugestão, envie-a para nós. Pedimos apenas que envie somente uma vez. O envio sistemático da mesma sugestão pelo mesmo usuário não agiliza sua implantação, pelo contrário, toma tempo de nossa equipe respondendo e-mails e verificando se a mesma já existe. Se você tiver enviado uma sugestão e tiver dúvida se ela está ou não registrada em nossa base de dados, consulte-nos que teremos satisfação em informar.

Repetindo: todas as sugestões recebidas, sem exceção, são gravadas em um banco de dados.

Importante observar

  1. Em nenhuma hipótese o desenvolvedor faz implementações/personalizações a pedido, mesmo que você esteja disposto a pagar;

  2. Não envie várias vezes a mesma sugestão. Isso não fará com que ela vá para o topo da lista. O efeito será exatamente o contrário. Vai parecer que um único usuário está enviando várias vezes a mesma sugestão para parecer que são vários pedidos. Se chegarmos a essa conclusão, a sugestão será excluída e seu e-mail será bloqueado para no canal de sugestões.
    Logicamente que enviar uma ou duas vezes em tempos diferentes a mesma sugestão, não haverá problemas. Mas o envio sistemático não pode;

  3. O envio deve ser feito exclusivamente pelo e-mail sugestoes@sistemagfil.com.br. O envio para outros canais de atendimento do desenvolvedor não será considerado;

  4. Não queira "debater" a sua ideia com os atendentes do desenvolvedor. Eles não têm permissão de fazer análises de opções que ainda não existam no sistema;

  5. Não envie vídeos. Detalhe sua sugestão em texto. O vídeo, apesar de parecer melhor, é pior, pois demanda muito mais tempo para análise e torna muito complicado o seu arquivamento para reanálise futura. Sugestões recebidas em vídeo não serão consideradas;

  6. Antes de enviar o e-mail, revise-o e analise bem se seu texto tem um mínimo de coerência e seja compreensível. Recebemos muitas sugestões cujo texto é "sem pé e sem cabeça". Em virtude da nossa equipe de análise ser pequena, infelizmente não há ficar se debruçando sobre textos assim para tentar adivinhar o que ele quer dizer. Isso demandaria muito tempo e geraria custos desnecessários de pessoal e, como sabemos, custos desnecessários não têm lugar no sistema GFIL. Então, é preferível desconsiderar a sugestão de um usuário, do que ter que repassar custos a todos os usuários;

  7. Não envie uma sugestão argumentando que, se ela não for implementada sua empresa não quererá usar o sistema. Como o desenvolvedor GFIL não faz implementações a pedido de forma individual, o efeito desse argumento vai ser exatamente ao contrário do que você imagina, ou seja, sua sugestão terá menos possbilidades de ser implementada.



Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.