Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 32 - Título: Como funciona a sistemática de comissão de vendedores no GFIL?

Há duas condições básicas para que o sistema efetue a geração da comissão para o vendedor, quais sejam:

1) No módulo de parâmetros gerais da empresa, precisa estar informado que sua empresa paga comissão de vendedor e de que forma, ou seja, se o sistema deverá fazer o cálculo da comissão consierando um percentual de comissão para cada vendedor informado no cadstro dele (vendedor) ou se pelo percentual estabelecido no cadastro de cada produto/serviço;

2) No cadastro do vendedor precisa estar marcada a opção "Vendedor Recebe Comissão".
Observação: mesmo que você marque nos parâmetros que o pagagamento comissão será com base no percentual dos produtos/serviços, é preciso marcar o campo "Recebe comissão de vendedor" no cadastro dos vendedores. Esse campo lhe dá a opção de configurar o sistema para gerar comissão para um vendedor e para outro não.

Sobre a configuração dos parâmetros da empresa, há três opções para se pagar comissão de vendedores e que você deve definir neste módulo de Parâmetros da Empresa .

Se foi definida uma das opções que paga comissão, o GFIL vai gerar lançamentos de comissão de vendedor a pagar sempre que uma venda é gravada ou uma ordem de serviço é fechada.
Logicamente que se você alterar as configurações de pagamento de comissão, nas vendas já gravadas, o sistema não gerar o lançamento da comissão.

Se nos parâmetros foi configurado para que o GFIL gere comissão com base num percentual estabelecido no cadastro de cada vendedor, serão feitos dois lançamentos de comissão: um pelo valor à vista e outro pelo valor à prazo. Caso haja só valor à vista ou só à prazo, será gerado apenas um lançamento. Nessa opção, a base de cálculo desse(s) lançamento(s) de comissão a pagar será sempre o total final do movimento (venda ou OS), descontados eventuais valores de frete, IPI e ICMS ST.
Já se sua empresa paga comissão com base em um percentual estabelecido no cadastro de cada produto, o sistema gerará um lançamento para cada produto/serviço da venda/OS. Nessa opção o valor base é o subtotal do item, não sendo considerados os eventuais acréscimos ou descontos adicionais ou frete informados na tela de fechamento da venda/OS e também não é possível ter percentuais diferentes pelo valor vendido à vista e à prazo.

Para listar os lançamentos de comissões, tanto os lançamentos pendentes, como as comissões já baixadas (pagas), acione o menu "Relatórios -> Comissão de Vendedores -> ...".

No dia em que você for efetuar o efetivo pagamento da comissão aos vendedores, você deverá efetuar a baixa dos lançamentos no sistema atavés do módulo de baixa de comissão de vendedores.

Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.