Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 33 - Título: Cadastro de Empresas/Filiais

Menu de acesso: a partir da tela principal, clique em "Cadastros -> Empresas/Filiais".

Descrição: O GFIL possui uma opção para você controlar várias empresas. Esta tela serve para você completar os dados da empresa 1 que já vai previamente cadastrada ou incluir outras empresas ou filiais.

Os dados dessa tela devem ser preenchidos logo nos primeiros acessos ao programa. Obviamente que, inicialmente você vai só preencher os dados da empresa 1. Só vai incluir outras empresas se você tiver uma filial ou outra empresa da qual deseje controlar a movimentação financeira, estoques, etc.

Para quem utiliza a opção multiempresa (controle de mais de uma empresa/filial)

  • Para alternar entre as empresas/filiais cadastradas utilize o módulo de Login/Logoff de operador / Empresa;

  • ao incluir uma nova empresa nesse módulo, a grande maioria das tabelas (dados) serão individualizadas, ou seja, cada empresa/filial terá seus dados próprios, exceto pelos módulos de categorias de produtos/matérias-primas, setores de localização de produtos/matérias-primas, classes de clientes/fornecedores, cadastro de clientes, cadastros de produtos, cadastros de fornecedores, cadastro de tipos de serviços, cadastro de matérias-primas e modelos (layouts) de notas fiscais de produtos e serviços.
    Os dados desses módulos serão compartilhados por todas as empresas/filiais cadastradas. Por exemplo, se você se logar no sistema com a empresa/filial 1 e cadastrar um cliente, e depois mudar o login para a empresa/filial 2, esse cliente estará lá cadastrado no cadastro da empresa/filial 2. Já com um funcionário, operador do sistema, frota de veículos, etc., isso não ocorrerá, pois cada empresa/filial terá seus cadastros independentes.
    As configurações do módulo de Parâmetros da Empresa também são individualizadas (configure da melhor forma para cada empresa).
    Lembrando que nesses cadastros "Públicos", como é o caso do cadastro de produtos, apenas as informações cadastrais estáticas (descrição, código, referência, categoria, etc.) serão compartilhadas em todas as filiais. Dados de movimentação, como vendas, estoques, preços, etc. serão "Privados", ou seja, cada filial terá seus próprios dados do produto, cliente, fornecedor, etc..


Campos especiais
Nome Reduzido: identifica a empresa/filial ativa no programa, é mostrada na barra de status do sistema (rodapé da tela principal).
Suframa: apenas para empresas da região da zona franca de Manaus-AM.

Nessa tela o GFIL ainda oferece uma opção para se excluir uma filial - menu "Outras Opções -> Excluir Filiais". Essa opção deve ser utilizada com muita cautela, já que ao excluir uma filial, o sistema também excluirá toda a movimentação vinculada a ela. Todas as vendas, compras, contas a receber, pagar, etc. da filial também serão excluídas.
A exclusão deverá ser autorizada por operador com status de super operador da filial a excluir.

Veja também



Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.