Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 37 - Título: Controle de validade de produtos

Atenção: antes de iniciarmos a explicação da parte operacional relativa a esse controle de data de validade que o GFIL disponibiliza, é preciso que você entenda que o GFIL não faz o controle de validade do estoque dos seus produtos.
O que o sistema oferece é uma opção simples para que você configure-o e estabeleça uma data de validade para o produto e bloquear vendas desse produto após dessa data.
Um controle de fato completo de validade de produtos teria que controlar cada item do estoque e fazendo um controle detalhado de cada entrada e saída por lotes, pois um produto pode ter vários itens no estoque e cada item com uma data diferente de validade.
Repetindo: esse controle completo, pelo menos por enquanto, não está contemplado no GFIL.

Muito bem, esclarecido isso, vamos aos campos e sistemática de controle que o GFIL oferece: no cadastro de produtos você tem dois campos no grupo e campos "Prazo de Validade". São eles: "Controlar" e "Vencimento".
A operacionalidade é bastante simples: para aqueles produtos que você marcar a opção Controlar, deverá informar também o Vencimento (data de validade). No momento que for fazer uma venda do produto, o sistema não permitirá vender aqueles produtos cujo campo "Controlar" esteja marcado e que no campo "Vencimento" a data seja inferior à do dia da venda.
Logicamente que esse campo "Vencimento" do cadastro do produto você deverá alterar sempre que houver uma nova entrada no estoque desse produto, com nova data de validade. Caso você precise fazer uma nova entrada mas ainda exista estoque antigo do produto será preciso um controle manual à parte desse estoque restante, pois, como já foi dito no início deste tópico, o GFIL não tem como controlar mais de uma data de vencimento.
Obs.: esse controle é apenas nas saídas de vendas (venda normal, balcão, ordem de serviço e comandas). Nas transferências entre filiais e ajustes de estoques não haverá o controle/bloqueio, mesmo que o item esteja com data de validade vencida.

O relatório de estoques - geral, traz uma opção para você filtrar e listar apenas os produtos com data de validade vencida e/ou a vencer em determinado prazo.

Atenção: no parágrafo anterior foi dito que havia dos campos no no grupo e campos "Prazo de Validade". Na verdade são três os campos. Um terceiro campo ("Dias Validade"). Esse campo você deve preencher se você costuma gerar arquivo .txt para alimentar balanças de pesagem e seu produto não tem um prazo de vencimento, mas sim uma quantidade de dias. Preenchendo esse campo, ao gerar .txt lá módulo de tabelas de preços, o sistema sempre vai gerar essa quantidade de dias para a balança imprimir o vencimento.
Caso você não informe dias, mas informe vencimento, o sistema utilizará o vencimento para definir a quantidade dias ao gerar o .txt.
Lembrando que não é possível informar vencimento E dias de validade. Informe um ou outro e ainda nenhum.
Lembre que o campo "Dias Validade" não é para controlar o vencimento do produto nas vendas e permitir ou não a saída. Portanto, se você for informar este campo, não pode marcar a opção "Controlar", pois o sistema não fará controle do vencimento nas vendas e tampouco listará esses produtos nos relatórios com validade vencendo. Neste caso, ou seja, quando você informar o campo "Dias Validade", o sistema utilizar esse tão somente para geração do arquivo .txt de balança.

Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.