Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 4 - Título: Registro Inicial, Renovação e Liberação da Licença de Uso GFIL

Atenção: todo pagamento via boleto demora de 24 a 48 horas úteis para ser compensado e processado. A liberação da chave é feita somente após essa compensação do boleto. Portanto não precisa e não adianta você enviar comprovante de pagamento. A liberação é feita assim que o banco disponibiliza as baixas e, nesse momento, o sistema lhe envia um e-mail comunicando da liberação.

Registro Novo (Primeira Liberação)

    Quando você acessa o sistema, logo após informar o login (código e senha) de acesso, o sistema apresentará uma tela informando que você está utilizando uma versão de avaliação do mesmo e apresentará 3 opções, quais sejam:

    • Continuar avaliando o sistema: selecione essa opção para entrar no programa para avaliá-lo e analisar se o mesmo vai atender as necessidades de sua empresa. Nessa fase de avaliação não é preciso efetuar nenhum pagamento.
      Exceto pelo módulo de nota eletrônica em ambiente de produção, todas as demais opções do sistema, inclusive emissão de notas eletrônicas em homologação, estarão disponíves na versão de avaliação. Contudo, há um limite de 90 dias e 60 cadastros. Esse período vai permitir que você analise com bastante tranquilidade e efetue todos os testes necessários à avaliação do sistema;

    • Efetuar o registro/pagamento da minha licença: após avaliar o programa e decidir pelo registro, selecione essa opção. Ao clicar em prosseguir, o sistema vai direcioná-lo à seção do site do GFIL onde estão as orientações de como você deve proceder para registrar/adquirir a sua licença de uso.
      Caso seu micro não tenha internet não haverá problema, pois você poderá utilizar outro computador que tenha internet e acessar o site www.sistemagfil.com.br e acionar a opção "Licença de Uso -> Onde Comprar";

    • Liberar esta licença (já efetuei o registro): em até 48 horas úteis após ter efetuado o pagamento do boleto a chave de liberação do seu programa estará disponível. A partir daí você poderá efetuar a liberação do seu programa. Obs.: pagamento em final de semana ou feriado nacional, esse prazo de 48 horas começa a contar no primeiro dia útil seguinte.
      Após o prazo de 48 horas úteis, selecione essa terceira opção dessa tela e clique em prosseguir. Na tela seguinte pressione F8 para que o sistema busque sua chave de liberação no servidor de registros.
      Observação: os dados (CNPJ e nome fantasia) informados nessa tela devem ser exatamente os mesmos que você informou ao efetuar o registro da licença.
      Se, por qualquer motivo você não conseguir fazer essa liberação automática utilizando a tecla F8, será necessário efetuar uma liberação manual. Veja no final deste tópico como proceder nesse caso.


Renovação Anual da Licença

    Você terá 3 opções para efetuar a renovação anual de sua licença de uso. Sempre de sua livre escolha:

  1. Entrando em contato diretamente com a revenda da qual você fez o registro inicial da licença. Clique em www.sistemagfil.com.br e veja a lista das revendas ativas;

  2. Junto a qualquer uma das revendas ativas e listadas no site GFIL;

  3. Diretamente com o desenvolvedor do sistema. Nesse caso você poderá gerar o boleto da renovação diretamente pelo seu GFIL, pelo menu "Sistema -> Licença de Uso -> Renovação..." e também pelo site www.sistemagfil.com.br, opção "Licença de Uso -> Renovar ou Consultar".
    Observação: independemente da opção que você utilizar, o valor a ser pago pela renovação da licença será sempre o valor informado na opção "Licença de Uso -> Quanto Custa" desta página.

Em qualquer uma das opções, em no máximo 48 horas úteis após o pagamento, a sua nova chave estará disponível, aí você acessa o programa, aciona o menu "Sistema -> Licença de Uso -> Liberar Licença" e pressiona F8 para buscar a nova chave de liberação no servidor GFIL.
Se, por qualquer motivo você não conseguir fazer essa liberação automática utilizando a tecla F8, será necessário efetuar uma liberação manual. Veja no final deste tópico como proceder nesse caso.


Liberação Manual

Caso o micro onde está o programa não tenha internet ou ainda, por algum impedimento em seu micro, o GFIL não consiga buscar a chave automaticamente no servidor GFIL quando você pressionar a tecla F8 na opção acima, você deverá informar a chave manualmente. Nesse caso, para obter a chave de liberação você precisará acessar o site www.sistemagfil.com.br em outro computador. No site, clique no menu "Licença de Uso" e depois em "Renovar" informe o CNPJ/CPF de registro para acessar os dados de sua licença. Serão listados na tela as informações da sua licença, dentre elas a sua chave de liberação.
Como essa chave tem vários caracteres e é fácil de confundi-los, recomendamos selecionar e copiar (ctrl+c) a chave para a área de transferência do Windows, criar um arquivo .txt qualquer e colar(ctrl+v) a chave. Salve o arquivo e depois abra ele na máquina onde o sistema está instalado. Em seguida acesse o GFIL e acione o menu "Sistema -> Licença de Uso -> Liberar Licença", copie a chave do arquivo e cole-a no campo próprio dessa tela. Aí basta clicar no botão "Liberar a Licença".



Veja também