Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 45 - Título: Porque a ordenação por código do cadastro de produtos não aparece em ordem númerica?

Bom, para entender essa questão, é necessário explicar como funciona esse campo código no GFIL.
Nos módulos de cadastro de produtos e cadastro de matérias-primas, especificamente no campo do código, o sistema tem uma opção e um comportamento um pouco diferente.
Em todas as demais telas onde há o campo código, o GFIL trata esse campo como um dado do tipo inteiro. Portanto, sem opção de se inserir letras e outros caracteres alfa.
Já nesses dois cadastros (produtos e matérias-primas), esse campo do código é mais flexível e permite números, letras maiúsculas e também os caracteres .-_/\ (ponto, traço, sublinhado, barra e barra invertida).
Quando você inicia a inclusão de um produto, o sistema vai se comportar da mesma forma como se comporta nas demais telas, ou seja, vai "sugerir" o valor do campo código, sempre com valor do código do último registro + 1. Mas você pode alterar esse dado antes (ou depois) de gravar o cadastro, informando caracteres alfa, conforme detalhado acima.

Entendido isso, vamos entender sobre a ordem de listagem de cadastros por esse campo código.
Como sabemos, quando uma lista de registros é ordenada por campo alfanumérico, a ordenação não será um sequencial de número, ainda que todos os registros tenham somente números.
Vamos a dois exemplos:
a) Uma lista de registros ordenados por um campo do tipo inteiro, ficaria na seguinte ordem:
1
2
3
9
10
20
30
90;
b) Já uma lista de registros ordenados por um campo do tipo alfanumérico, ainda que os dados sejam todos em números, ficaria da seguinte forma:
1
10
2
20
3
30
9
90.
Observação: essa ordenação não é um padrão específico do GFIL, mas uma convenção internacional.

O GFIL ainda oferece uma opção a mais em relação a essa questão, qual seja: mesmo o campo código do cadastro de produtos e matérias-primas sendo um campo alfanumérico na estrutura da tabela, se você não tiver nenhum cadastro cujo campo código tenha caracteres alfanuméricos, ao ordenar o cadastro em ordem de código, o sistema disponibilizará essa lista em ordem númerica.

Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.