Tópico Nº: 50
: - Título: Recurso de Controle de Produtos Por Grade
Título: Controle de Grade de Produtos
Este recurso visa diminuir a quantidade de cadastros de produtos necessários para gerenciamento de seus estoques. Ele será útil se sua empresa atua na comercialização de produtos cuja única diferença de uma peça para outra seja, por exemplo, cor e/ou o tamanho.
Exemplificando: em uma loja de confecções você tem o produto "Camiseta Polo Masculina". Mas nesse produto existem várias cores e vários tamanhos e você quer ter o controle separado de estoque por cada variação de cor e tamanho.
Nesse exemplo, sem o uso de grade, você teria que ter vários cadastros: "Camiseta Polo Masculina - Azul - M", "Camiseta Polo Masculina - Azul - G", "Camiseta Polo Masculina - Vermelho - P", e assim por diante.
Já com o uso de grade, você terá apenas um cadastro e, para cada variação de cor e tamanho, você vinculará uma grade a esse produto.
Obs.: as variações mais comuns para quem usa grade é a cor e tamanho. Mas, no GFIL, você pode ter a variação que melhor se encaixe no ramo da sua empresa.
Muito bem, vamos ao que mais interessa, ou seja, a parte operacional desse recurso dentro do GFIL.
Todas as informações para habilitar um produto para ele passar a ter controle por grade são feitas no próprio módulo de cadastro de produtos.
Depois de habilitado o controle por grade, sempre que houver movimentação do produto através dos módulos de ajuste de estoques, venda balcão, venda normal, consignações, compras, outras entradas e orçamentos, o sistema vai solicitar que seja informado a quantidade por grade.
Os Menus
Obs.: Todos estão na tela de cadastro de produtos.
Grades -> Cadastrar: nesse cadastro você indicará as suas combinações de grades, as quais são denominadas de variações de linhas e variações de colunas.
Você pode indicar quantas linhas e quantas colunas desejar e não há necessidade de ambas terem a mesma quantidade.
Nessas linhas e colunas você poderá indicar qualquer coisa, mas para fins de exemplos deste tópico de ajuda vamos utilizar as combinações de cores e tamanhos.
Vamos ter as cores(linhas): Amarelo, Azul, Verde e Vermelho.
Nas colunas vamos ter as opções: P, M e G.
No cadastro de grades, no quadro à esquerda, digite "Amarelo" no campo "Descrição da Variação" e depois clique em "Incluir". Na inclusão da primeira variação de linha, o sistema vai solicitar que se registre nome da variação. Informe a palavra "Cor". Esse nome pode ser alterado depois, se necessário.
Repita o procedimento para "Azul", "Verde" e "Vermelho".
Finalizado o registro das variações de linha, faça o mesmo processo para as variações de colunas. No nome da coluna, informe "Tamanho".
Obs.: é preciso registrar pelo menos 1 variação de linha 1 de coluna. Se, por exemplo, seus produtos têm apenas variação de linha, registre 1 variação de coluna (tamanho) como "ÚNICO".
Sempre que desejar incluir novas linhas e/ou colunas, acesse novamente esse menu;
Grades -> Vincular ao Produto: sempre que um produto tiver uma nova combinação de linha/coluna, acesse este menu para indicar essa combinação.
Quando você inclui um produto ou o altera, mudando seu status para COM controle de grade, o GFIL já abrirá essa tela automaticamente para você indicar as variações de cores e tamanhos que aquele produto tem. Mas, se você não fez essa indicação no momento do cadastro do produto, poderá acionar esse menu para fazer a vinculação a qualquer momento.
Na tela de vinculação, digite "X" ou dê um duplo clique na célula do grid correspondente às variações que você tem em estoque daquele produto.
Obs.: mesmo não tendo estoque de uma determinada combinação, você pode indicar a grade. Porém, recomenda-se que faça apenas daquelas combinações que realmente você for vender, pois isso facilitará lá na hora da venda.
Ainda na tela de vínculo, você pode indicar o "Código da Grade" para cada uma das combinações (vínculos) que fizer.
O "Código da Grade": na hora de vender ou fazer qualquer outra movimentação do produto, você poderá selecionar o produto pelo "Código da Grade" e o sistema já saberá que aquela saída/entrada refere-se ao produto X, da cor e tamanho Y, o que facilita em muito os registros de itens nas movimentações.
Obs.: o registro desse dado pode ser feito em qualquer tempo. Basta acessar esse menu, selecionar a célula no grid e registrar o código.
Você também pode criar automaticamente um código de barras fictício para esse campo. Para isso acione o menu "Opções -> Criar Código de Barras" do cadastro de produtos;
Grades -> Conciliar Saldos de Grade: Suponhamos que você tenha um estoque de 10 itens no produto X. Porém, por algum motivo, a soma dos saldos de grade não é igual a esse saldo total, ou ainda, a soma é igual, mas os saldos estão nas grades erradas. Por exemplo: o saldo está da seguinte forma nas grades: Azul/P = saldo 4 e Amarelo/G = saldo 6. O saldo total bate com a soma das grades, mas no seu estoque físico (real) está assim: Azul/P = saldo 4; Amarelo/G = saldo 5 e Azul/M = saldo 1. Aí basta acionar este menu e indicar os saldos nas grades corretas.
Há também outros menus de consulta, os quais são autoexplicativos pela descrição do próprio menu. Na tela de pesquisa de produtos (acionável pelo F8 e F12), também é possível consultar o estoque detalhado por grade pela tecla F6.
A movimentação de grades é bastante simples. Nas telas de vendas, compras, etc., assim que você selecionar um produto que tenha vínculo de grade, o sistema abrirá automaticamente a tela para indicar a grade e quantidade que será movimentada.
Obs.: caso a seleção do produto seja pelo "Código da Grade", essa tela para indicar a grade não vai aparecer, pois, nesse caso, o GFIL já saberá qual é o produto e qual a grade sendo movimentada.
O que não é permitido:
Produto marcado para uso em balança e uso de grade;
Existir "Código da Grade" igual a um código, código de barras, código de barras não GTIN ou referência de qualquer produto; Ou seja, o código da grade precisa ser único, não pode estar informado em nenhum outro campo, seja no cadastro dele mesmo ou de qualquer outro produto
Movimentar produtos com status de controle de grade, exceto nos módulos mencionados logo no início deste tópico;
Outras observações
- No ajuste de estoques você pode indicar mais de uma grade do mesmo produto na mesma seleção do item
. Já nas demais movimentações (venda, compra, etc.) somente uma indicação é aceita. Obivamente que a quantidade é você que indica, mas apenas 1 grade por vez. Caso necessite movimentar mais de uma grade do mes mo produto na mesma venda, por exemplo, inclua o produto 2, 3, ...vezes no movimento;
Na vinculação de grade ao produto temos os campos GTIN e GTIN da unidade tributável. O valor desses dois campos pode ou não ser diferente em cada grade. Isso vai depender sempre de como o fabricante registrou o produto lá no GS1 Brasil.
Você pode tanto informar esses dois dados no cadastro do produto ou no vínculo da grade, mas não pode ter a informação nos dois módulo. Se, por exemplo, você informar o GTIN no cadastro de um produto, mesmo que esse produto seja de controle de grade, não poderá informar o GTIN na grade e vice-versa.
Importante salientar que esses 2 campos são dados oficiais do produto e que são registrados nas notas fiscais. Informações incorretas podem gerar rejeição pela SEFAZ;
Ao iniciar uma nota fiscal de um produto que tenha grade vinculada, o GFIL incluirá automaticamente o seguinte texto nas informações adicionais do produto, conforme for a grade vendida. Exemplo: "Cor: amarelo, tamanho: M (e código de barras da grade, quando houver)".
Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie críticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.
|