Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 53 - Título: Compra de Matérias-Primas

Menu de acesso: a partir da tela principal, clique no menu "Matérias-Primas --> Compras". Tecla de atalho: CTRL+G;.

Descrição: esta é a opção para registrar compras de matérias-primas que serão posteriormente transformadas em produto acabado. Para iniciar uma compra, clique no botão Incluir e informe o fornecedor, a data, o número da Nota Fiscal (opcional), conta caixa, e a referência (alguma observação sobre o pedido (opcional).
Para informar as matérias-primas que farão parte da compra, selecione-a, informe a quantidade comprada, seu valor unitário e se houver algum desconto e/ou acréscimo e clique no botão Inclui ou pressione a tecla F2 e assim sucessivamente, até ter completado todas as matérias-primas da compra. Se já tiver incluído alguma matéria-prima e quiser excluí-la, selecione e pressione F4, ou ainda F5 para alterar um item, mas lembre-se, essas opções só estarão disponíveis enquanto a compra não tiver sido gravada.
Ao finalizar (F6), o sistema abre a tela de Pagamento, nela você deve informar como efetuará o pagamento. Se for tudo à vista, basta clicar em Finalizar a compra e se necessário alterar a discriminação do valor (dinheiro, cheque, ticket ou outros) visto que o valor total da compra já vem inserido no campo "Valor à vista". Se houver valor à prazo, é preciso alterar o valor à vista, que pode ser zero, e o sistema automaticamente calculará o restante como à prazo. Nesse caso, você deve informar o número de parcelas e o tipo de documento, o sistema então gera as parcelas que podem ter seu vencimento e valor alterados nessa mesma tela. Atente para que, se você alterar os valores, a soma de todas as parcelas, deverá ser igual ao valor à prazo.
Após informados todos os dados, clique em Finalizar Compra.

Observações:
A unidade de entrada da mercadoria neste módulo deve ser a unidade definida como "Unidade de Compra" de cada matéria-prima no cadastro de matérias-primas;
Ao gravar a compra o GFIL acrescerá no estoque das matérias-primas a quantidade indicada em cada item. Caso tenha uma ou mais matérias-primas cujo fator de conversão - veja mais sobre fator de conversão cadastro de matérias-primas - seja superior a 1, o estoque será acrescido na proporção "quantidade X fator conversão da matéria-prima".

No menuOpções --> Cancelar Compra dessa mesma tela, você pode cancelar uma compra já gravada. Deve-se tomar bastante cuidado nesta opção, pois o Sistema fará automaticamente a exclusão de possíveis contas a pagar relativas àquela compra, acertará o estoque dos produtos e acertará o saldo de caixa se a compra tiver pagamento à vista. O Sistema só permite cancelar a compra, e a mesma ficará gravada com a expressão Cancelada. Para consultar compras já gravadas, clique em Selecionar ou pressione F9.

Se nas suas compras de matérias-primas seu fornecedor emite nota fiscal eletrônica, solicite-lhe que disponibilize o arquivo XML das notas fiscaos. De posse desse arquivo, você poderá fazer a importação de boa parte dos dados da nota. Para efetuar a importação dos dados via arquivo XML, inicie uma compra de matéria-prima e pressione a tecla F7.

Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.