Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 64 - Título: Ao iniciar o programa, ele diz que o Firebird não está ativo e que talvez seja necessário reinstalá-lo.

Bem, antes de explicar como resolver esse problema, é preciso entender para que serve o Firebird.
O GFIL é um sistema com banco de dados. Todo sistema assim, precisa de um gerenciador de banco de dados (SGBD).
Existem vários programas gerenciadores no mercado. O mais utilizado, inclusive pelo GFIL, é o Firebird. O Firebird nada mais é que um programa que você instala, mas que não usa diretamente. Ele fica monitorando a movimentação do banco de dados do GFIL, mas sem aparecer para o usuário.

Para que o programa GFIL rode normal, é preciso que o Firebird esteja instalado e ATIVO, mas você não precisa ficar instalando-o a todo momento. Se não houver nenhum problema no seu micro, você instala uma única vez e, sempre que o Windows é iniciado, o Firebird é ativado automaticamente e você até esquecerá que ele existe.

Se essa mensagem de erro está ocorrendo no programa, então é porque ou o Firebird foi removido (desinstalado) ou alguma coisa está impedindo que ele seja ativado automaticamente. Nesse caso, você deve tentar ativá-lo manualmente através do seu Windows. Para isso, clique em Iniciar/Configurações/Painel de Controle. Na lista da próxima tela dê um duplo clique em Firebird 2.5 Server Manager. Na tela seguinte, clique em Start. Se não conseguir resolver por esta forma, será necessário reinstalar o Firebird, baixando-o em nosso site, conforme instruções abaixo. Se seu Windows é Vista ou Seven, talvez seja necessário instalar o Firebird como aplicação em vez de serviço.
Caso realmente seja necessário reinstalar o Firebird, siga as orientações do tópico de ajuda nº 49 do manual do GFIL em nosso site www.sistemagfil.com.br (ou clique no link disponível no final desta página). Mas, se essa mensagem de que o Firebird não está ativo, ocorrer com frequência, há que se fazer uma análise (de preferência solicite ao seu técnico que faça essa análise), pois pode ser que alguém ou algum programa (vírus, firewall, etc.) está desinstalando o Firebird ou mesmo impedindo que ele seja ativado automaticamente.

Veja também

  • Resolvendo Problemas com o Usuário Firebird GFILMaster


  • Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.