Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 65 - Título: Tento acessar o sistema, informo o código de operador e recebo a mensagem de erro informando que aquele operador já acessou o programa em outro micro. Como resolver isso?

Bom, antes de apresentar a solução, é necessário explicar como o sistema funciona em relação ao log de operadores. O sistema registra (log de operações) data, hora e descrição de cada operação (cadastro, lançamento, etc.) feito por cada operador individualmente. Para que esse log seja registrado corretamente, não é possível que um mesmo operador acesse o programa em mais de um micro simultaneamente.
Quando o operador faz o acesso ao programa, ocorre o logon. A partir desse logon e até que o operador não faça o logoff ou fecha o programa esse operador não poderá se logar no sistema em nenhuma outra máquina da rede.
Quando o operador fecha o programa, ocorre o logoff e então ele poderá acessar o programa novamente em qualquer máquina da rede.

Se, ao tentar se logar no programa, aparece essa mensagem de erro dizendo que o operador já está logado, quando de fato ele não fez o login, então é porque na última vez que esse operador entrou no sistema, não foi feito o encerramento correto do programa. Isso pode ocorrer em quedas de energia, travamentos do micro, etc., ou seja, quando o encerramento do GFIL não é feito da maneira normal.

Para liberar o operador, basta você clicar em "Liberar" nessa mesma tela que mostra o erro ou ainda executar o arquivo C:\SistemaGFIL\FormataBD.exe no servidor da rede. Isso fará com que todos os operadores bloqueados sejam liberados.
Contudo, é preciso investigar qual foi a causa desse encerramento anormal do programa, pois, se esse problema (queda de energia, travamento, etc.), ocorrer com frequência, você poderá ter problemas mais sérios no seu arquivo de dados e, consequentemente, poderá perder seus cadastros e lançamentos.

Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.