Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 73 - Título: Contratos de Manutenção

Menu de acesso:a partir da tela principal, clique em "Serviços --> Contratos de Manutenção".

Descrição: módulo para controle de serviços cuja cobrança é feita mensalmente. Por exemplo, contratos de manutenção de suporte técnico, manutenção de softwares, manutenção de web sites, etc.
Ao gravar um contrato, o sistema gerará tantas contas a receber quantas forem o valor informado no campo "Qtde Meses".
No menu "Opções / Gerar Contrato" dessa tela, você poderá gerar um contrato que será exportado no formato .doc e que poderá ser aberto no Microsoft Word. É preciso que esse software esteja instalado.
O início e o final do contrato o GFIL tem prontos e não há possibilidade de alterá-los. Mas o sistema permite uma grande flexibilidade na inclusão das cláusulas. Para fazer um teste, grave um contrato de manutenção, gere o contrato e imprima-o. Você verificará que são impressos o "Preâmbulo" e as cláusulas PRIMEIRA até SÉTIMA. O conteúdo dessas cláusulas e preâmbulo o sistema "busca" no \ContratoManut_ClausAdic.xml, que se encontra dentro da pasta de instalação do programa (normalmente C:\SistemaGFIL). Como se pode notar pela extensão, é um arquivo do tipo XML. Para incluir cláusula(s), deve-se incluir um novo nó no seguinte formato:
< NOVA_CLAUSULA >
< TITULO >coloque aqui o título da cláusula< /TITULO >
< CONTEUDO >e aqui descreva a cláusula< /CONTEUDO >
< /NOVA_CLAUSULA >

A Cláusula com o título "PREÂMBULO" não terá o título impresso, já que, na verdade, não é uma cláusula e sim, como o próprio nome já diz, um preâmbulo do contrato.

Se for alterar alguma cláusula, tenha o cuidado de não alterar as tags, pois isso causaria problemas na geração do contrato. Se for o caso, faça uma cópia desse arquivo antes de iniciar sua edição. Com isso, poder-se-á retornar o arquivo antigo no caso de ocorrer algum problema.
Para alterar o arquivo, utilize qualquer editor de textos.
Além das cláusulas que você pode incluir, alterar e/ou excluir (editando o arquivo XML acima mencionado), o GFIL também permite que você inclua e/ou exclua algumas variáveis que, no momento da geração do contrato, serão substituídas por valores do sistema. São elas:
#JUROSMORA - Esta variável será alimentada pelo valor dos juros de mora definidos no módulo de parâmetros da empresa;
#QTDEMESES - A quantidade de meses do contrato de manutenção;
#OBJETO - Os serviços que serão prestados - campo "Objeto do Contrato";
#VALORMENSAL - Valor a ser pago mensalmente naquele contrato.
#DIAVCTOMENSAL - Dia do mês de vencimento das parcelas;
#DATAPRIMVCTO - Data de vencimento da primeira parcela do contrato;
#VALORTOTAL - Valor total do contrato.
Você pode sugerir outras variáveis para sugestoes@sistemagfil.com.br.

Se você cancelar o contrato (menu "Opções / Cancelar Contrato") o sistema cancelará todos os dados (contas a receber e recebidas) registrados e relacionados àquele contrato. Utilize essa opção quando um contrato for registrado de forma incorreta e seja preciso alterá-lo. Como o módulo não possui opção de alteração, você deve cancelá-lo e refazê-lo.
Já a opção de rescisão, serve para quando um contrato for interrompido, ou seja, o cliente desejar rescindi-lo no prazo ou quando, no vencimento final, não houver interesse na renovação.
Nos vencimentos você deverá acessar o contrato e renová-lo ou rescindi-lo. No primeiro caso, informe os dados da renovação e grave.
Ainda no menu opções você encontra opções para impressão de carnê, duplicata, nota promissória ou nota fiscal do contrato de manutenção.

Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.