Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 77 - Título: Ajuste de Estoques de Produtos e/ou Mátérias-Primas

Menu de acesso:A partir da tela principal, clique em "Produtos --> Ajustes de Estoques -->". Tecla de atalho: CTRL+I para produtos e menu "Matérias-Primas --> Ajuste de Estoques" para matérias-primas;

Descrição:Este módulo tem por objetivo permitir que você faça um ajuste dos estoques (produtos e/ou matérias-primas) de sua empresa cujas entradas e/ou saídas não tenham um módulo específico para registro no GFIL. Dentre essas situações, podemos citar: ajuste anual de balanço; deterioração, doações, descartes por quebra, etc.
Como o próprio nome já diz, é um "ajuste", ou seja, você vai informar o novo saldo de cada produto para o qual você deseja fazer o ajuste. Com o novo saldo de estoque informado, o próprio GFIL fará o lançamento de acerto (entrada ou saída). Esses lançamentos poderão ser posteriormente listados através do "Relatórios --> Produtos Movimentações" ou "Relatórios --> Matérias-Primas Movimentações".

Para iniciar os lançamentos clique em "Iniciar (F2)". Como nessa tela será possível tanto efetuar ajustes de entrada (aumento do estoque) e também de saídas (diminuição do estoque), é preciso informar o histórico (tipo de movimentação) de entradas e também de saídas.
Após iniciar a movimentação vá selecionado cada produto/matéria-prima do qual desejar ajustar o estoque e informe o novo saldo e acione o botão "Incluir(F2)". Se um item for incluído com valor incorreto, exclua-o e inclua novamente.
Após ter lançado todos os itens a ajustar, pressione "Gravar(F6)" para finalizar e gravar efivamente todos os lançamentos de ajuste.

Essa tela tem ainda a opção para você zerar o estoque de todos os produtos de uma só vez, mas atenção: essa ação deve ser executada com muita cautela, já que vai zerar o saldo de todos os produtos. Execute sempre um backup (seguindo o tópico nº 7 do manual do GFIL) ANTES de fazer esse tipo de lançamento no seu programa. Para iniciar essa ação acione o menu "Opções --> Zerar o Estoque de TODOS os produtos" dessa mesma tela.

Observações

  • Você poderá fazer um ajuste de um ou vários itens, mas lembre que as movimentações registradas nessa tela não poderão ser excluídas ou canceladas depois de finalizadas. Se, por ventura, você efetuar algum registro incorreto, a correção só poderá ser feita com um novo ajuste;

  • Nenhum operador deverá estar utilizando o sistema em outra máquina da rede e registrando lançamentos (compras, vendas, etc.) que gerem aumento ou diminição no estoque. Como esta tela vai gerar um estoque final e não apenas um lançamento, se outro usuário alterar o estoque, ele ficaria novamente incorreto depois do lançamento deste ajuste.


Veja também



Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.