Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 79 - Título: Estou tendo problemas na criação do Usuário Firebird pelo Repara.exe do sistema GFIL.

Antes de prosseguir com as orientações, é preciso ficar bastante claro que este tópico é apenas um auxílio para se tentar corrigir um problema que não é causado pelo GFIL. Para analisar as orientações abaixo, é IMPRESCINDÍVEL que essa análise seja feita por pessoa com conhecimento técnico de informática, mais especificamente em gerenciador de banco de dados Firebird. Se sua empresa não tem alguém com esse conhecimento na equipe ou contratado, será necessário entrar em contato com uma revenda GFIL e solicitar um suporte remoto.

Muito bem, vamos lá:
Na grande maioria das vezes, esse erro é causado por um problema de login do usuário no Firebird. Atenção: isso NÃO tem nada a ver com o operador de acesso ao programa GFIL. O Firebird tem seus próprios usuários. No caso, o problema que está ocorrendo é com o usuário SYSDBA na instalação do Firebird em sua máquina.
Todo programa que utiliza um banco de dados, como é o caso do GFIL, cujo banco de dados é o arquivo InfoLivre.fdb, precisa de outro sistema que faça o gerenciamento da troca de informações entre o banco de dados e o programa.
Existem vários gerenciadores de banco de dados no mercado. Alguns pagos e outros gratuitos.
O GFIL utiliza o gerenciador Firebird.
O Firebird, por sua vez, tem um cadastro de usuários em sua base. O usuário principal dessa base é o SYSDBA, com senha masterkey.
Para que o GFIL possa fazer a utilização do Firebird e estabelecer uma conexão GFIL x InfoLivre.fdb, ele precisa fazer o login no Firebird utilizando esse usuário acima.

Ocorre que o Firebird é um programa público, ou seja, além do GFIL, outros sistemas também podem utilizar esse mesmo gerenciador de banco de dados.
O que está acontecendo aí em seu Firebird que ocasiona esse erro, é que de fato há um outro sistema que foi instalado em sua máquina e que também utiliza o Firebird. Até aí, tudo bem, sem problemas, pois podem haver vários sistemas na mesma máquina utilizando o mesmo Firebird.
Qual é o problema então? Ocorre que esse outro sistema, de forma IRRESPONSÁVEL e sem levar em conta que outros sistemas também poderiam necessitar utilizar o Firebird na mesma máquina, simplesmente alterou a senha do SYSDBA. Isso impede que o GFIL (ou qualquer outro sistema) faça o login corretamente, o que gera o erro.
Muitos desenvolvedores adotam essa prática de alterar a senha do SYSDBA imaginando que estão criando uma segurança maior para impedir o acesso ao banco de dados, mas esse procedimento não traz nenhum ganho em segurança. Gera apenas transtornos, como é esse que você está tendo agora. Para segurança de usuário Firebird existem outros mecanismos, que aliás, são adotados pelo GFIL sem gerar problemas a terceiros.

Qual a solução?
Bem, há duas opções:
1) Entre em contato com o responsável pelo outro sistema e solicite-lhe que altere a senha do SYSDBA para a senha padrão.
Na nossa humilde opinião, um sistema que faz isso (altera a senha do SYSDBA e impede que outros softwares façam uso do Firebird), não deveria sequer ser utilizado, a não ser que você queira ter "dor de cabeça" a todo momento;
2) Tentar resolver o problema excluindo esse outro sistema. Aí é que vem a necessidade de alguém com conhecimento em informática. REPETINDO: se você não tiver alguém em sua equipe com esse conhecimento, clique aqui e solicite a uma revenda GFIL para acessar sua máquina remotamente e resolver o problema para você.
Para tentar resolver, faça o seguinte:
a) Primeiro é preciso descobrir qual outro sistema que está gerando esse conflito. Abra o gerenciador de serviços de seu Windows e localize os serviços Firebird qu estão rodando. Provavelmente você vai encontrar pelo menos dois. O normal e correto e o "irresponsável". Selecionado o serviço, o Windows já indicará na tela qual é o executável que está acionando esse serviço. O Firebird correto vai estar no FBServer.exe e FBGuardian, ambos na pasta C:\Arquivos de programas\Firebird\Firebird_2_5\Bin. Já o outro Firebird você terá que ver qual é a pasta. Como mencionado acima, o Windows mostra essa pasta ao se selecionar o serviço.
b) Selecione todos os serviços Firebird e clique em parar serviço;
c) Delete todas pastas que você anotou no passo "a" acima;
d) Confirme se essas pastas foram mesmo todas deletadas. Se não foram, é porque seu Windows não deixou porque algum serviço ainda está ativo e vinculado a algum arquivo nessa pasta. Aí será necessário fazer uma análise para ver o que está gerando isso. Talvez uma reinicialização da máquina ajude. Mas é preciso que essas pastas sejam eliminadas;
e) Efetue uma reinstalação completa do Firebird executando os passos do tópico 49 do manual GFIL;
f) Acesse novamente os serviços do Windows e veja se agora está rodando somente o Firebird correto.

Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.