Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.15.5

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 79 : - Título: Estou tendo problemas na criação do Usuário Firebird pelo Repara.exe do sistema GFIL.

Antes de prosseguir com as orientações, é preciso ficar bastante claro que este tópico é apenas um auxílio para se tentar corrigir um problema que não é causado pelo GFIL. Para analisar as orientações abaixo, é IMPRESCINDÍVEL que essa análise seja feita por pessoa com conhecimento técnico de informática, mais especificamente em gerenciador de banco de dados Firebird.

Muito bem, vamos lá:
Na grande maioria das vezes, esse erro é causado por um problema de login do usuário no Firebird. Atenção: isso NÃO tem nada a ver com o operador de acesso ao programa GFIL. O Firebird tem seus próprios usuários. No caso, esse problema em tela, ocorre com o usuário SYSDBA na instalação do Firebird em sua máquina.
Todo programa que utiliza um banco de dados, como é o caso do GFIL, cujo banco de dados é o arquivo InfoLivre.fdb, precisa de outro sistema que faça o gerenciamento da troca de informações entre o banco de dados e o programa.
O GFIL utiliza o gerenciador Firebird.
O Firebird, por sua vez, tem um cadastro de usuários em sua base. O usuário principal dessa base é o SYSDBA, com senha masterkey. Esse é um usuário público, ou seja
Para que o GFIL possa fazer a utilização do Firebird e estabelecer uma conexão GFIL x InfoLivre.fdb, ele precisa fazer o login no Firebird utilizando esse usuário SYSDBA.

Ocorre que o Firebird é um programa público, ou seja, além do GFIL, outros sistemas também podem utilizar esse mesmo gerenciador de banco de dados.
Então, o que está acontecendo aí em seu Firebird que ocasiona esse erro, é que alguém ou algum sistema fez um procedimento "proibido" aí no seu Firebird e alterou a senha do usuário SYSDBA.
Com isso o GFIL não consegue se logar para criar seu próprio usuário.

Porque a palavra "proibido" acima mencionada?
Porque nenhum programa é "dono" do Firebird. Como dito acima, vários programas podem precisar do Firebird em uma determinada máquina e, portanto, nenhum programa pode alterar essa senha. Isso inclusive é falta de ética profissional.

Muito bem, entendido isso, qual seria a solução então?
Relativamente simples: refaça a instalação do Firebird eliminando todos os arquivos dele existentes em sua máquina.
No tópico 49 deste manual GFIL você encontrará o passo a passo para fazer isso, inclusive o instalador.
Observação: talvez seja recomendável contactar o suporte desse seu outro sistema antes de executar esses procedimentos.

Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.