Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 84 - Título: Autorizações Especiais

Acesso ao módulo de liberação: Para acessar a tela acione o menu "Autorizações Especiais" do ícone do GFIL que fica ativado ao lado do relógio do Windows ou ainda pressione a tecla F8 na tela de espera de liberação de autorizações. O acionamento do menu e, por consequência a liberação dos pedidos pendentes, poderá ser feito na própria máquina onde o pedido foi originado ou ainda em qualquer máquina da rede.

A quê se destina essa tela de autorizações especiais
o GFIL faz dois controles de limites e que, se ultrapassados podem ser liberados por operador com poderes de super operador. Esses limites são:

  • Limite de crédito de clientes: se, nos parâmetros da empresa, você tem habilitada a opção "Controlar limite de crédito de clientes", sempre que você fechar uma venda ou ordem de serviço com valor parcelado, incluir uma conta a receber ou for gravar uma consignação e cujo valor (valor parcelado, valor da conta a receber ou valor total da consignação) somado ao saldo devedor de um cliente ultrapassar o limite de crédito estabelecido no cadastro desse cliente, o sistema solicitará uma liberação especial;

  • Concessão de desconto:no cadastro de cada operador é possível estabelecer um percentual limite para que aquele operador conceda descontos em vendas, ordens de serviço ou baixa de contas a receber. Sempre que o operador tentar conceder um desconto superior a esse limite, também será necessária uma liberação especial.


O pedido de liberação especial é gerado automaticamente pelo GFIL sempre que ocorrer uma das duas situações acima.
Para efetuar a liberação um operador com poderes de super operador deverá acessar a tela de liberações conforme orientado no tópico "Acesso ao módulo de liberação" acima detalhado.
Assim que a liberação é efetuada, a tela originária do pedido detectará a liberação e permitirá a conclusão da gravação da venda, OS, consignação ou conta a receber.

Observação: mesmo que um super operador esteja gravando uma venda/OS/consignação e o limite do cliente seja excedido, o GFIL abrirá um pedido de liberação especial.
Em princípio, essa situação não teria muita lógica, pois, se o próprio super operador logado conseguirá liberar, não haveria necessidade de se fazer essa liberação especial. Contudo, isso é necessário porque toda operação feita no sistema é registrada no histórico de operações e fica sempre disponível para consultas. Quando um cliente exceder o limite e um super operador liberar, essa liberação ficará registrada de forma especial nesse histórico de operações, ou seja, ficará anotado que o sistema avisou que aquele cliente não tinha limite de crédito e mesmo assim o operador autorizou a venda, OS, consignação, ...



Veja também:
  1. Parâmetros da empresa
  2. Cadastro de operadores do sistema
  3. Histórico de operações


Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.