Tópico Nº: 84
: - Título: Autorizações especiais
Acesso ao módulo de liberação: Para acessar a tela acione o menu "Autorizações Especiais" do ícone do GFIL que fica ativado ao lado do relógio do Windows ou ainda pressione a tecla F8 na tela de espera de liberação de autorizações. O acionamento do menu e, por consequência a liberação dos pedidos pendentes, poderá ser feito na própria máquina onde o pedido foi originado ou ainda em qualquer máquina da rede.
A quê se destina essa tela de autorizações especiais
o GFIL faz dois controles de limites e que, se ultrapassados podem ser liberados por operador com poderes para tal (administrador ou master). Esses limites são:
Limite de crédito de clientes: se, nos parâmetros da empresa, você tem habilitada a opção "Controlar limite de crédito de clientes", sempre que você fechar uma venda ou ordem de serviço com valor parcelado, incluir uma conta a receber ou for gravar uma consignação e cujo valor (valor parcelado, valor da conta a receber ou valor total da consignação) somado ao saldo devedor de um cliente ultrapassar o limite de crédito estabelecido no cadastro desse cliente, o sistema solicitará uma liberação especial se o operador logado for limitado. Caso o operador logado seja administrador essa liberação não será solicitada mas será emitido um aviso na tela inicial do lançamento, ao lado do campo do nome do cliente;
Concessão de desconto:no cadastro de cada operador é possível estabelecer um percentual limite para que aquele operador conceda descontos em vendas, ordens de serviço ou baixa de contas a receber. Sempre que o operador tentar conceder um desconto superior a esse limite, também será necessária uma liberação especial.
O pedido de liberação especial é gerado automaticamente pelo GFIL sempre que ocorrer uma das duas situações acima.
Para efetuar a liberação um operador administrador (ou operador master, se este tiver marcado este poder em seu cadastro) deverá acessar a tela de liberações conforme orientado no tópico "Acesso ao módulo de liberação" acima detalhado.
Assim que a liberação é efetuada, a tela originária do pedido detectará a liberação e permitirá a conclusão da gravação da venda, OS, consignação ou conta a receber.
Observação:
Quando um cliente exceder o limite ou estiver bloqueado para vendas à prazo, se o operador que está fazendo o lançamento for limitado, será solicitado ao administrador a autorização especial. Esta liberação ficará registrada de forma especial no histórico de operações.
Porém se o operador for administrador, o GFIL não abrirá o pedido de liberação especial, apenas emitirá avisos, da seguinte forma:
1-Em caso de excedente de crédito, o aviso será ao lado do campo "valor pago" na tela de recebimento da venda;
2-Em caso de cliente bloqueado para vendas à prazo, o aviso estará ao lado do campo do nome do cliente na tela inicial do lançamento.
Isso acontece porque não teria muita lógica pedir a autorização, uma vez que o próprio operador logado conseguirá liberar.
Veja também:
- Parâmetros da empresa
- Cadastro de operadores do sistema
- Histórico de operações
Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie críticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.
|