Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 85 - Título: Locação de Itens Diversos

Menu de acesso:a partir da tela principal, clique em "Serviços --> Locações --> Registro de Locações"

Descrição: módulo para controle de locação de equipamentos para seus clientes da sua empresa. Por exemplo, locação de equipamentos para limpeza ou manutenção de prédios, ruas e afins, locação de brinquedos ou outros equipamentos para festas e eventos etc.
Após iniciar a locação, informe qual ou quais os equipamentos, a quantidade de equipamentos e a quantidade de tempo de locação considerando a Unidade de Tempo de Locação informada no cadastro do equipamento.
Observação: Ao incluir o item, na tela de pesquisa de cadastros, você poderá verificar a disponibilidade dele. Esta disponibilidade também pode ser verificada no cadastro do item.

Menus

* Menu Opções --> Cancelar a Locação: Se você cancelar a locação, o sistema cancelará todos os dados (contas a receber e recebidas) registrados e relacionados àquela locação.
* Menu Opções --> Iniciar Nova Locação com Dados da Locação Selecionada: Como o módulo não possui opção de alteração da locação, caso isso seja preciso, você deve cancelá-lo e refazê-lo. Neste caso, poderá usar esta opção.
* Menu Opções --> Ocorrências: neste sub-menu você deve registrar tudo o que ocorrer com todas as partes (equipamento, empresa, cliente, etc.) envolvidas na locação durante o período em que o equipamento permanecer locado. É muito importante que todas as anotações sejam feitas sempre que algo diferente ocorreu. Lembre-se que esses dados ficarão registrados para sempre no seu sistema. Se depois de 90 dias, 180 dias, um ano, ou seja, em qualquer tempo, um cliente reclamar ou mesmo solicitar informações a respeito de uma determinada locação que sua empresa fez, você terá todos os detalhes para informar/argumentar com ele.
* Menu Imprimir --> Ticket: nesse sub menu é possível imprimir um ticket com os dados da locação. Esse ticket poderá ser normal (em papel A4) ou ainda um ticket tipo cupom não fiscal, dependendo de como você configurou a opção de impressão em impressora 40 colunas no módulo de parâmetros da empresa.
* Menu Imprimir --> Contrato: gera um contrato que será exportado no formato .doc e que poderá ser aberto no Microsoft Word. É preciso que esse software esteja instalado.
O início e o final do contrato o GFIL tem prontos e não há possibilidade de alterá-los. Mas o sistema permite uma grande flexibilidade na inclusão das cláusulas. Para fazer um teste, grave uma locação, gere o contrato e imprima-o. Você verificará que são impressos o "Preâmbulo" e as cláusulas PRIMEIRA até ???. O conteúdo dessas cláusulas e preâmbulo o sistema "busca" no arquivo ContratoLocacao_ClausAdic, que se encontra dentro da pasta de instalação do programa (normalmente C:\SistemaGFIL). Como se pode notar pela extensão, é um arquivo do tipo XML. Para incluir cláusula(s), deve-se incluir um novo nó no seguinte formato:
< NOVA_CLAUSULA >
< TITULO >coloque aqui o título da cláusula< /TITULO >
< CONTEUDO >e aqui descreva a cláusula< /CONTEUDO >
< /NOVA_CLAUSULA >
A Cláusula com o título "PREÂMBULO" não terá o título impresso, já que, na verdade, não é uma cláusula e sim, como o próprio nome já diz, um preâmbulo do contrato.
Se for alterar alguma cláusula, tenha o cuidado de não alterar as tags, pois isso causaria problemas na geração do contrato. Se for o caso, faça uma cópia desse arquivo antes de iniciar sua edição. Com isso, poder-se-á retornar o arquivo antigo no caso de ocorrer algum problema. Para alterar o arquivo, utilize qualquer editor de textos.
Além das cláusulas que você pode incluir, alterar e/ou excluir (editando o arquivo XML acima mencionado), o GFIL também permite que você inclua e/ou exclua algumas variáveis que, no momento da geração do contrato, serão substituídas por valores do sistema. São elas:
#EQUIPAMENTOSITENS - lista o nome e quantidades dos equipamentos (itens) da locação;
#EQUIPAMENTOSPRAZODEVOL - lista o nome e prazo de devolução dos equipamentos (itens) da locação;
#FORMAPAGAMENTO - condições de recebimento da locação;
#VALORTOTAL - Valor total do contrato.
#JUROSMORA - Esta variável será alimentada pelo valor dos juros de mora definidos no módulo de parâmetros da empresa.

Você pode sugerir outras variáveis para sugestoes@sistemagfil.com.br.

Veja também



Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.