Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.13.7

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 86 - Título: Documentos Eletrônicos - Mudança de Ambiente para produção e Dados do Software/Fabricante

Liberando o GFIL para emitir documentos eletrônicos em ambiente de produção
Por padrão, todos os módulos de documentos eletrônicos do GFIL são configurados inicialmente no ambiente de homologação (veja com seu contador sobre ambientes de homologação e produção). Para que o GFIL emita suas notas ou outros documentos fiscais em produção é preciso que o ambiente de emissão da nota esteja configurado para produção no módulo de parâmetros fiscais da empresa/filial. A partir da tela principal do programa, acesse o menu "Utilidades -> Parâmetros da Empresa/Filial -> Fiscais -> ...". Esse menu terá 7 opções: NFe, NFCe, CFe - SAT, NFSe, MDFe, Certificado Digital e Outros. A escolha de um desses menus vai ser de acordo com o tipo de documento fiscal que sua empresa vai começar a emitir ou de acordo com a configuração que você precisa fazer (configurar certificado ou informar o enquadramento fiscal da empresa). Após acessada a tela de parâmetros do documento fiscal que você vai iniciar a emissão, clique no botão "Mudar Ambiente de NFe Para Produção".
Atenção: esse procedimento de alteração de ambiente fará com que o GFIL exclua todos os documentos eletrônicos já emitidos em ambiente de homologação no sistema. O sistema também vai zerar os campos de últimas notas/RPS/MDFe e lotes emitidos.
Caso sua empresa esteja iniciando a emissão de notas no GFIL, mas já tenha emitido nota em outro sistema, será necessário efetuar uma nova alteração nessa tela para mudar os campos do último documento emitido. Complete esses campos conforme for o número do último documento emitido no outro sistema.
Finalizada alteração do ambiente para produção, o sistema estará apto a emitir notas fiscais em produção. Porém, antes de se iniciar essa emissão, seu contador precisa ainda lhe dar o "ok", pois é necessário também que o CNPJ de sua empresa esteja liberado para produção no servidor da sua SEFAZ. Lembrando que, no caso das SEFAZ do Pará e Paraná, há um procedimento especial de pedido de autorização de uso de software e cujas informações para solicitação estão informadas abaixo.

Dados do sistema e empresa desenvolvedora/fabricante e responsável pelo sistema GFIL

  • Nome do software: Sistema GFIL - Gerenciador Financeiro Info Livre;

  • Fabricante/Software house: Dill e Duarte Ltda;

  • CNPJ: 13.971.229/0001-15;

  • Endereço: Rua Clemens Albert Grimm, 487 - Santa Cândida - CEP: 82.650-520 - Curitiba(PR);

  • Gerenciador do banco de dados: Firebird;

  • Versão: Consultar no sistema - menu "Sistema -> Sobre".


Atenção usuários do Pará
No caso da SEFAZ-PA, você terá que fazer uma solicitação de utilização do sistema GFIL no portal da sua receita estadual. Veja com seu suporte técnico ou contabilidade como proceder para essa solicitação. Você vai precisar de alguns dados sobre o sistema, os quais estão informados acima.
Não é necessária liberação por parte do desenvolvedor, basta você fazer a solicitação que a liberação é automática.


Atenção usuários do Paraná
No caso da SEFAZ-PR, você terá que fazer uma solicitação de utilização do sistema GFIL em outro sistema chamado "Receita-PR" no site da sua SEFAZ. Sobre essa solicitação, observe as orientações abaixo:

  • A responsabilidade de fazer essa solicitação na SEFAZ é da sua empresa, mas normalmente os contadores é que fazem isso para você. Então entre em contato com sua contabilidade para que isso seja providenciado. Nossas revendas também estão aptas a lhe prestar esse serviço;

  • O desenvolvedor GFIL faz apenas e tão somente a liberação do seu pedido e, portanto, não temos como lhe ajudar no acesso e solicitação a esse sistema da SEFAZ-PA ou SEFAZ-PR;

  • Nossa liberação é processada no dia útil seguinte àquele que você iniciou a solicitação no sistema acima mencionado. Nosso financeiro faz essas liberações uma vez ao dia, normalmente logo no início da manhã. Se você já tiver feito o pedido na SEFAZ e, passadas 24 horas úteis e seu pedido ainda não estiver liberada pelo GFIL, envie um e-mail para financeiro@sistemagfil.com.br, coloque no assunto "Liberação UPD - Receita-PR". No texto do e-mail coloque o CNPJ de sua licença. Lembre que para nós poderemos liberar, é preciso que você ou seu contador tenham feito o pedido lá no mesmo sistema da SEFAZ.
    Obs.: somente envie o e-mail se você precisar da liberação no mesmo dia. Para liberação normal (no dia seguinte), não é necessário enviar o pedido;

  • Além dos dados do sistema que estão acima informados, você vai precisar do "Código GFIL na SEFAZ", que é 06113-6;

  • Dados como ambiente, sistema operacional, rede e outros: verifique junto ao seu técnico de informática, pois são informações sobre seu computador/Windows.



Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.