Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 87 - Título: É possível fazer a entradas de mercadorias/notas importando os dados diretamente dos arquivos XML de NFe recebidos dos fornecedores?

Sim. Acesse o módulo de compras de produtos, inicie uma compra e pressione a tecla F7. Isso abrirá a tela de captura de NFe.
Estando com a tela de importação do XML, acione o botão "Selecionar Arquivo XML" e selecionando o arquivo XML da nota.
Observação: esse arquivo XML da nota você pode obter de duas formas: a) enviando pelo fornecedor; ou b) baixando do site da receita através do módulo de manifestação de destinatário disponível no GFIL e que você pode acessar através do menu "Nota Eletrônica --> Manifestação de Destinatário" da tela principal.

Depois de ter selecionado o arquivo XML, o GFIL listará na tela todos os itens (produtos) da nota.
Obs.: é preciso que o fornecedor esteja previamente cadastrado e com o mesmo CNPJ que constar no campo emitente da nota cujo XML está sendo importado;
Também é preciso que todos os produtos estejam previamente cadastrados no sistema. Tendo em vista que o cadastro dos produtos no GFIL é muito mais completo do que os dados que vêm na nota, não é possível efetuar esse cadastro automaticamente.

Se você tiver informado (vide explicação sobre o menu "Fornecedores --> Vincular Fornecedores ao Produto" do módulo de Cadastro de Produtos ) a relação entre os códigos do produto do fornecedor constantes da nota e o código do produto no GFIL, essa captura será ainda mais automatizada, já que o GFIL já saberá a qual produto pertence cada item da nota sendo importada e não será necessário informar o código de cada produto do GFIL a cada importação. Neste caso, o GFIL também buscará automaticamente o CFOP e CST informados no cadastro do produto.
Se essa vinculação (código do produto do fornecedor x código do produto no GFIL) não tiver sido informada, você pode ainda informar o código, CFOP e CST do produto nessa mesma tela do GFIL.
Obs.: todos os campos na cor cinza devem ser informados pelo usuário. Como foi explicado acima, se você tiver feito a vinculação do código do produto do fornecedor com o GFIL, o sistema preencherá automaticamente esses campos. Caso contrário você deve completá-los digitando a informação.

Atenção: há duas opções para registro da parte financeira da compra, ou seja, a forma com que a compra gerará débitos no livro caixa ou então gerará contas a pagar ou ambos. Nessa tela de importação, você define se o GFIL deve buscar essas informações de pagamento no XML ou você informará na tela de fechamento da compra. Essa opção você marca em "Dados do Financeiro (Fechamento" dessa tela de importação.

Após ter informados todos os dados dessa tela acione "Confirmar Importação" para voltar à tela de compras e efetivar a gravação da mesma.

Veja também



Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.