Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 88 - Título: Emitindo notas de devolução

Se for devolução a fornecedor
Se a compra, objeto dessa devolução, tiver sido registrada no módulo de compras do GFIL, então o primeiro passo será você registrar a devolução seguindo as orientações do tópico 112 deste manual de ajuda.
Registrada a devolução, você deve acessar a tela de NFe e acionar o menu "Iniciar NFe -> Saídas -> De Devolução de Produtos a Fornecedor". Em seguida localize a devolução registrada conforme orientação acima e a nota será iniciada.
Lembrando que, nos casos de devolução o GFIL não capturará os dados de enquadramentos e alíquotas do grupo de tributação vinculado aos produtos, já que essa é uma situação excepcional. Esses dados (CSTs de ICMS, IPI, etc. e alíquotas) você deverá informar manualmente na nota.
Já, se a nota da entrada original não tiver sido registrada no módulo de compras do GFIL, então você deverá fazer apenas a nota, sem registrar a devolução. Para isso acione o menu "Iniciar NFe -> Avulsas -> De Produtos -> Outras" e informar todos os dados da nota e itens.
Atenção: lembre que devolução de mercadoria é uma coisa e remessa para conserto é outra coisa. Se precisar fazer uma nota de remessa para conserto, analise as orientações do tópico 81 deste manual de ajuda.



Se for devolução de cliente
Se a venda, objeto dessa devolução, tiver sido registrada no módulo de vendas do GFIL, então o primeiro passo será você registrar a devolução seguindo as orientações do tópico 111 deste manual de ajuda.
Registrada a devolução, você deve acessar a tela de NFe e acionar o menu "Iniciar NFe -> Entradas -> De Devolução de Cliente". Em seguida localize a devolução registrada conforme orientação acima e a nota será iniciada.
Lembrando que, nos casos de devolução o GFIL não capturará os dados de enquadramentos e alíquotas do grupo de tributação vinculado aos produtos, já que essa é uma situação excepcional. Esses dados (CSTs de ICMS, IPI, etc. e alíquotas) você deverá informar manualmente na nota.
Já, se a nota da saída original não tiver sido registrada no módulo de vendas do GFIL, então você deverá fazer apenas a nota, sem registrar a devolução. Para isso acione o menu "Iniciar NFe -> Avulsas -> De Produtos -> Outras" e informar todos os dados da nota e itens.

Atenção:Quando houver necessidade de se informar na nota de devolução a informação "Despesas Assessórias", ao iniciar a nota da devolução informe o campo "Acrésc/outras desp". Assim, quando a nota desta devolução for iniciada, o GFIL importará esse valor.



Veja também



Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.