Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL



Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.12.17

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 96 - Título: Vou mudar o GFIL de servidor (ou trocar/formatar o HD do micro). Como proceder para ter meus dados e a licença ativada na nova máquina/HD?

ANTES de iniciar a formatação do HD do micro onde está instalado o GFIL, apenas por uma questão de segurança adicional, efetue uma cópia da pasta onde seu GFIL está instalado no servidor. Guarde essa pasta até que a nova instalação esteja funcionando e com todos os dados atualizados.
Muito dificilmente que essa cópia será utilizada, mas já aconteceu de usuário gerar o backup e o seu banco de dados estava com problemas, o que gerou um backup incorreto e depois não foi possível restaurar o backup pela vias normais.

O primeiro passo é você realizar um backup de seus dados. Esse backup será utilizado depois na nova instalação para restaurar seus dados. Lembrando que o programa onde será realizado o backup deve estar com a versão atualizada do GFIL.
Esse backup que você deve realizar é a mesma cópia de segurança que você gera diariamente. Para mais detalhes sobre geração de backup veja este tópico;

Depois de ter realizado o backup em local seguro instale o GFIL no novo micro ou HD formatado. Para isso baixe e execute a instalação completa do sistema GFIL através do site https://sistemagfil.com.br/ no menu "Downloads --> Instalação Inicial". Em seguida baixe e execute o arquivo de atualização que você encontra no mesmo menu, opção "Atualização de Versão".

Com o sistema instalado no novo micro/HD você agora vai recuperar o sua base de dados. No novo micro/HD acesse o programa e clique sempre em prosseguir até chegar na tela onde pede para informar os dados (nome e CNPJ) da sua empresa. Nessa tela marque a opção "Vou Restaurar um Backup - Dispensa o Prenchimento dos Dados Abaixo" e depois clique em prosseguir. Na tela seguinte indique o local onde está o arquivo de backup a ser restaurado.
Você pode obter mais informações sobre restauração de base de dados no tópico 160 do manual do sistema;

Observação Importante: se você emite documentos eletrônicos (NFe, NFCe, NFSe ou MDFe) pelo GFIL, lembre-se que essa restauração do backup NÃO restaura os arquivos XML desses documentos. Esses arquivos você deve retornar à pasta correta manualmente (copiando pelo Windows).
3) Reinicie o programa e acesse-o novamente que seus dados estarão todos recuperados e o registro da licença estará liberado.

Veja também



Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.