Tópico Nº: 96
: - Título: Vou mudar o GFIL de servidor (ou trocar/formatar o HD do micro). Como proceder para ter meus dados e a licença ativada na nova máquina/HD?
ANTES de iniciar a formatação do HD do micro onde está instalado o GFIL, apenas por uma questão de segurança adicional, efetue uma cópia da pasta onde seu GFIL está instalado no servidor. Guarde essa pasta até que a nova instalação esteja funcionando e com todos os dados atualizados.
Muito dificilmente que essa cópia será utilizada, mas já aconteceu de usuário gerar o backup e o seu banco de dados estava com problemas, o que gerou um backup incorreto e depois não foi possível restaurar o backup pela vias normais.
O primeiro passo é você realizar um backup de seus dados. Esse backup será utilizado depois na nova instalação para restaurar seus dados. Lembrando que o programa onde será realizado o backup deve estar com a versão atualizada do GFIL.
Esse backup que você deve realizar é a mesma cópia de segurança que você gera diariamente. Para mais detalhes sobre geração de backup veja este tópico;
Depois de ter realizado o backup em local seguro instale o GFIL no novo micro ou HD formatado. Para isso baixe e execute a instalação completa do sistema GFIL através do site https://sistemagfil.com.br/ no menu "Downloads --> Instalação Inicial". Em seguida baixe e execute o arquivo de atualização que você encontra no mesmo menu, opção "Atualização de Versão".
Com o sistema instalado no novo micro/HD você agora vai recuperar o sua base de dados. No novo micro/HD acesse o programa informando o código de operador 1 e senha "tdi123" (sem as aspas) e clique em prosseguir, vai abrir uma tela com 3 opções, marque a segunda opção "Já tenho licença registrada. Desejo restaurar um backup". Na tela seguinte indique o local onde está o arquivo de backup a ser restaurado, e clique em "Iniciar Restauração"
Você pode obter mais informações sobre restauração de base de dados no tópico 160 do manual do sistema;
3) Reinicie o programa e acesse-o novamente que seus dados estarão todos recuperados e o registro da licença estará liberado.
Veja também
Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie críticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.
|