Tópico Nº: 11
: - Título: Primeiros passos - Instalei o GFIL. E agora?
Bem, não há uma regra específica de quais passos executar por primeiro no programa. Vou listar abaixo uma sequência de passos que acreditamos seja o ideal a ser seguido para quem está iniciando na utilização do GFIL.
Observação: os itens abaixo trazem orientações de passos após o programa ter sido instalado e acessado.
Vamos lá:
Entenda as condições de uso do sistema
Quando instalou o programa, você aceitou um contrato de uso virtual que define as condições, ou seja, as suas obrigações como usuário do sistema e também as obrigações da empresa Dill e Duarte, fornecedora do sistema.
Nesse contrato estão definidas várias condições como: que o desenvolvedor não tem suporte técnico direto a usuários; que o usuário pode ou não contratar um suporte junto às revendas cadastradas; sistemática de controle da licença de uso; valores de registro e renovações das licenças de uso; atualizações de versão, entre várias outras condições.
Se você ainda não analisou esse contrato, clique em termos de uso e faça uma análise completa;
Aprenda a utilizar o manual de ajuda
Entenda como funciona o manual de ajuda do sistema. Ele será seu livro de cabeceira tanto para você conhecer, como para utilizar o sistema de forma correta e completa. O manual está sempre disponível on-line e é dividido em tópicos e cada um deles traz orientações detalhadas sobre um módulo, sobre um procedimento ou sobre algum erro que pode ocorrer no sistema quando algo não está configurado corretamente.
Para acessar esse manual você tem duas formas:
Através do menu Manual de Ajuda" no site do sistema. Essa opção vai abrir a lista completa dos tópicos. Aí você clica ou pesquisa sobre o item desejado.
Observação: por essa opção do site também é possível imprimir ou gerar um arquivo .pdf de todo o manual;
Pelo próprio programa GFIL pressionando a tecla F1. Essa opção abrirá sempre direto o tópico referente àquela tela que estiver aberta no sistema. Por exemplo, se você estiver com a tela de cadastro de clientes aberta, ao pressionar a tecla F1, o sistema abrirá seu navegador já no tópico número 12, que é o tópico que fala sobre esse módulo do GFIL;
Familiarize-se com a interface e funções padrão do programa para várias telas
Analise o tópico 136 no manual de ajuda. Esse tópico traz orientações de botões, teclas de atalho, cores, procedimentos, etc. que são padrão no sistema, ou seja, que estão presentes em várias telas e vão se comportar da mesma maneira em todas elas. Conhecendo bem esses comportamentos padrão você terá uma produtividade maior para conhecer e utilizar o sistema, ou seja, se familiarizará bem mais rapidamente com ele;
Complete o cadastro de sua empresa
Quando você acessou o programa pela primeira vez, você informou o CNPJ e nome fantasia de sua empresa. Agora você deve informar os demais dados para que o cadastro fique completo. Acesse o menu "Cadastros -> Empresas/Filiais" e complete demais dados;
Altere a senha de acesso do operador Administrador
O próximo passo seria você acessar o menu "Operadores -> Alterar Senha/E-mail" e alterar a senha padrão do operador 1, pois a senha tdi123 é bastante conhecida. Se você não alterar ela, qualquer pessoa que tiver acesso ao seu computador poderá acessar seu sistema e efetuar lançamentos. Nessa tela informe também um e-mail para recuperação da senha. Se alterar a senha do operador 1 e esquecê-la, o GFIL terá depois (na tela de login) uma opção para você recuperar a senha através desse e-mail informado;
Personalize várias funções e comportamentos do programa
Acesse o módulo de parâmetros da empresa menu "Parâmetros -> Gerais" e procure entender cada uma das opções de configuração/personalização que estão disponíveis nessa tela. Pressione F1 para abrir a ajuda e analise a explicação que é disponibilizada no manual para cada uma dessas opções.
Se sua empresa vai emitir nota eletrônica pelo GFIL, então você também precisa analisar e entender os parâmetros fiscais menu "Parâmetros -> Fiscais".
Observação: se o programa será acessado por mais de uma pessoa, acesse o menu "Operadores -> Cadastro" e entenda como funciona e para que serve esse módulo (pressione F1 para ler o manual). Depois de entendido, cadastre os demais operadores que irão trabalhar no sistema;
Conheça e teste o sistema de backups (cópias de segurança)
Através do botão "Backup" na tela principal do programa, acesse as opções de configuração e de backup. Analise e siga rigorosamente o tópico nº 7 deste manual para manter seus dados em segurança.
Entenda, através deste tópico 7, como funciona o sistema de backups do GFIL, quais os arquivos que são gerados, como e onde você deve armazená-los, etc. É imprescindível que o backup seja feito, no mínimo, uma vez ao dia, pois será sua única forma de recuperar os dados caso ocorra algum problema no seu computador ou no arquivo de dados;
Elabore e cadastre seu plano de contas (contas caixa)
Elabore seu plano de contas. No GFIL ele é denominado de contas caixa. Acesse o menu "Cadastros -> Contas Caixa -> ..." e entenda (F1) o que são e para que servem as contas e grupos de contas caixa;
Explore os demais módulos e efetue alguns lançamentos em cada um deles
Depois de executados os passos acima, a orientação é que você vá explorando módulo por módulo para conhecer o sistema por completo, sempre analisando (tecla F1) o manual de ajuda daquele módulo.
Não queira fazer os cadastros em bloco, ou seja, cadastrar todos os produtos, depois todos os clientes, ... Sugerimos que você faça os cadastros/lançamentos em série, ou seja, cadastre uns 5 clientes, 5 fornecedores, 5 produtos, pelo menos 1 funcionário/vendedor. Depois efetue algumas vendas, algumas compras, lançamentos no livro caixa, lançamentos de contas a receber e pagar, lançamentos de pagamento de funcionários, baixa de contas a receber e pagar; veja os vários relatórios que o GFIL disponibiliza pelo menu "Relatórios" da tela principal. Enfim, explore todas as telas, sempre lendo o manual de ajuda de cada tela.
Observação: esse dados cadastrados vão permanecer no programa depois dos testes. Quando você registrar e liberar sua licença de uso, o programa GFIL permanecerá exatamente o mesmo, inclusive com todos os dados cadastrados. Caso queira eliminar esse dados inseridos durante a fase de testes, desinstale o programa deletando a pasta onde ele foi instalado e depois efetue a instalação novamente. Isso criará um novo banco de dados totalmente zerado.
Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie críticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.
|